Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP |
Resumo: | Contextualização: A aprendizagem por resolução de problemas consiste numa metodologia pedagógica activa que devido à sua importância existem vários estudos de índole internacional e nacional. Estes demonstram que através da aplicação desta metodologia em sala de aula os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, analítico e reflexivo, competências consideradas fundamentais para os contextos da prática em enfermagem. Objectivo: Descrever uma experiência pluridisciplinar e multicultural integrada num projecto europeu que desenvolve a lógica da aprendizagem por resolução de problemas. Métodos: Estudo descritivo e compreensivo, envolvendo 70 estudantes 12 tutores de diversos países europeus. Instrumentos: Apresentação de duas situações problema, observação e aplicação de um inquérito em que a pontuação máxima corresponde a 5. Resultados: No domínio de avaliação Mobilização, Exploração e Desenvolvimento do Conhecimento podemos averiguar que os resultados mais elevados sobre o grau de satisfação dos estudantes se verificam na sub-categoria Aplicar conhecimentos (novos e prévios) para resolver a situação com 4.3. No domínio Aprendizagem Individual Através do Grupo de Trabalho os valores que sobressaem correspondem às sub-categorias Respeito pelas diferenças e Respeito pela opinião dos outros ambas com 4.6. No domínioAplicações Profissionais a sub-categoria Benefícios globais deste projecto europeu obteve uma pontuação de 4.6. Conclusão: Nesta experiência pluridisciplinar e multicultural os estudantes desenvolveram competências cognitivas, afectivas e comportamentais que à luz do processo de Bolonha são dinâmicas e fazem sentido num futuro próximo no Ensino de Enfermagem em Portugal. |
id |
RCAP_8d41dd2ff13d32080b05c286be2a3a66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multiculturalContextualização: A aprendizagem por resolução de problemas consiste numa metodologia pedagógica activa que devido à sua importância existem vários estudos de índole internacional e nacional. Estes demonstram que através da aplicação desta metodologia em sala de aula os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, analítico e reflexivo, competências consideradas fundamentais para os contextos da prática em enfermagem. Objectivo: Descrever uma experiência pluridisciplinar e multicultural integrada num projecto europeu que desenvolve a lógica da aprendizagem por resolução de problemas. Métodos: Estudo descritivo e compreensivo, envolvendo 70 estudantes 12 tutores de diversos países europeus. Instrumentos: Apresentação de duas situações problema, observação e aplicação de um inquérito em que a pontuação máxima corresponde a 5. Resultados: No domínio de avaliação Mobilização, Exploração e Desenvolvimento do Conhecimento podemos averiguar que os resultados mais elevados sobre o grau de satisfação dos estudantes se verificam na sub-categoria Aplicar conhecimentos (novos e prévios) para resolver a situação com 4.3. No domínio Aprendizagem Individual Através do Grupo de Trabalho os valores que sobressaem correspondem às sub-categorias Respeito pelas diferenças e Respeito pela opinião dos outros ambas com 4.6. No domínioAplicações Profissionais a sub-categoria Benefícios globais deste projecto europeu obteve uma pontuação de 4.6. Conclusão: Nesta experiência pluridisciplinar e multicultural os estudantes desenvolveram competências cognitivas, afectivas e comportamentais que à luz do processo de Bolonha são dinâmicas e fazem sentido num futuro próximo no Ensino de Enfermagem em Portugal.Escola Suprior de Enfermagem de Coimbra2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRPporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRPurn:isbn:0874.0283Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira deLoureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2008-12-05T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:34.173912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural |
title |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural |
spellingShingle |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de |
title_short |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural |
title_full |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural |
title_fullStr |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural |
title_sort |
Aprendizagem por resolução de problemas Uma experiência pluridisciplinar e multicultural |
author |
Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de |
author_facet |
Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa |
description |
Contextualização: A aprendizagem por resolução de problemas consiste numa metodologia pedagógica activa que devido à sua importância existem vários estudos de índole internacional e nacional. Estes demonstram que através da aplicação desta metodologia em sala de aula os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, analítico e reflexivo, competências consideradas fundamentais para os contextos da prática em enfermagem. Objectivo: Descrever uma experiência pluridisciplinar e multicultural integrada num projecto europeu que desenvolve a lógica da aprendizagem por resolução de problemas. Métodos: Estudo descritivo e compreensivo, envolvendo 70 estudantes 12 tutores de diversos países europeus. Instrumentos: Apresentação de duas situações problema, observação e aplicação de um inquérito em que a pontuação máxima corresponde a 5. Resultados: No domínio de avaliação Mobilização, Exploração e Desenvolvimento do Conhecimento podemos averiguar que os resultados mais elevados sobre o grau de satisfação dos estudantes se verificam na sub-categoria Aplicar conhecimentos (novos e prévios) para resolver a situação com 4.3. No domínio Aprendizagem Individual Através do Grupo de Trabalho os valores que sobressaem correspondem às sub-categorias Respeito pelas diferenças e Respeito pela opinião dos outros ambas com 4.6. No domínioAplicações Profissionais a sub-categoria Benefícios globais deste projecto europeu obteve uma pontuação de 4.6. Conclusão: Nesta experiência pluridisciplinar e multicultural os estudantes desenvolveram competências cognitivas, afectivas e comportamentais que à luz do processo de Bolonha são dinâmicas e fazem sentido num futuro próximo no Ensino de Enfermagem em Portugal. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP |
url |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP urn:isbn:0874.0283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Suprior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Suprior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137174231187456 |