Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP
Resumo: Contextualização: A aprendizagem por resolução de problemas consiste numa metodologia pedagógica activa que devido à sua importância existem vários estudos de índole internacional e nacional. Estes demonstram que através da aplicação desta metodologia em sala de aula os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, analítico e reflexivo, competências consideradas fundamentais para os contextos da prática em enfermagem. Objectivo: Descrever uma experiência pluridisciplinar e multicultural integrada num projecto europeu que desenvolve a lógica da aprendizagem por resolução de problemas. Métodos: Estudo descritivo e compreensivo, envolvendo 70 estudantes 12 tutores de diversos países europeus. Instrumentos: Apresentação de duas situações problema, observação e aplicação de um inquérito em que a pontuação máxima corresponde a 5. Resultados: No domínio de avaliação “Mobilização, Exploração e Desenvolvimento do Conhecimento” podemos averiguar que os resultados mais elevados sobre o grau de satisfação dos estudantes se verificam na sub-categoria “Aplicar conhecimentos (novos e prévios) para resolver a situação” com 4.3. No domínio “Aprendizagem Individual Através do Grupo de Trabalho” os valores que sobressaem correspondem às sub-categorias “Respeito pelas diferenças” e “Respeito pela opinião dos outros” ambas com 4.6. No domínio”Aplicações Profissionais” a sub-categoria “Benefícios globais deste projecto europeu” obteve uma pontuação de 4.6. Conclusão: Nesta experiência pluridisciplinar e multicultural os estudantes desenvolveram competências cognitivas, afectivas e comportamentais que à luz do processo de Bolonha são dinâmicas e fazem sentido num futuro próximo no Ensino de Enfermagem em Portugal.
id RCAP_8d41dd2ff13d32080b05c286be2a3a66
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multiculturalContextualização: A aprendizagem por resolução de problemas consiste numa metodologia pedagógica activa que devido à sua importância existem vários estudos de índole internacional e nacional. Estes demonstram que através da aplicação desta metodologia em sala de aula os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, analítico e reflexivo, competências consideradas fundamentais para os contextos da prática em enfermagem. Objectivo: Descrever uma experiência pluridisciplinar e multicultural integrada num projecto europeu que desenvolve a lógica da aprendizagem por resolução de problemas. Métodos: Estudo descritivo e compreensivo, envolvendo 70 estudantes 12 tutores de diversos países europeus. Instrumentos: Apresentação de duas situações problema, observação e aplicação de um inquérito em que a pontuação máxima corresponde a 5. Resultados: No domínio de avaliação “Mobilização, Exploração e Desenvolvimento do Conhecimento” podemos averiguar que os resultados mais elevados sobre o grau de satisfação dos estudantes se verificam na sub-categoria “Aplicar conhecimentos (novos e prévios) para resolver a situação” com 4.3. No domínio “Aprendizagem Individual Através do Grupo de Trabalho” os valores que sobressaem correspondem às sub-categorias “Respeito pelas diferenças” e “Respeito pela opinião dos outros” ambas com 4.6. No domínio”Aplicações Profissionais” a sub-categoria “Benefícios globais deste projecto europeu” obteve uma pontuação de 4.6. Conclusão: Nesta experiência pluridisciplinar e multicultural os estudantes desenvolveram competências cognitivas, afectivas e comportamentais que à luz do processo de Bolonha são dinâmicas e fazem sentido num futuro próximo no Ensino de Enfermagem em Portugal.Escola Suprior de Enfermagem de Coimbra2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRPporhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRPurn:isbn:0874.0283Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira deLoureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2008-12-05T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:34.173912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
title Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
spellingShingle Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
title_short Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
title_full Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
title_fullStr Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
title_full_unstemmed Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
title_sort Aprendizagem por resolução de problemas – Uma experiência pluridisciplinar e multicultural
author Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
author_facet Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa
author_role author
author2 Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
Loureiro, Cândida Rosalinda Exposto da Costa
description Contextualização: A aprendizagem por resolução de problemas consiste numa metodologia pedagógica activa que devido à sua importância existem vários estudos de índole internacional e nacional. Estes demonstram que através da aplicação desta metodologia em sala de aula os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, analítico e reflexivo, competências consideradas fundamentais para os contextos da prática em enfermagem. Objectivo: Descrever uma experiência pluridisciplinar e multicultural integrada num projecto europeu que desenvolve a lógica da aprendizagem por resolução de problemas. Métodos: Estudo descritivo e compreensivo, envolvendo 70 estudantes 12 tutores de diversos países europeus. Instrumentos: Apresentação de duas situações problema, observação e aplicação de um inquérito em que a pontuação máxima corresponde a 5. Resultados: No domínio de avaliação “Mobilização, Exploração e Desenvolvimento do Conhecimento” podemos averiguar que os resultados mais elevados sobre o grau de satisfação dos estudantes se verificam na sub-categoria “Aplicar conhecimentos (novos e prévios) para resolver a situação” com 4.3. No domínio “Aprendizagem Individual Através do Grupo de Trabalho” os valores que sobressaem correspondem às sub-categorias “Respeito pelas diferenças” e “Respeito pela opinião dos outros” ambas com 4.6. No domínio”Aplicações Profissionais” a sub-categoria “Benefícios globais deste projecto europeu” obteve uma pontuação de 4.6. Conclusão: Nesta experiência pluridisciplinar e multicultural os estudantes desenvolveram competências cognitivas, afectivas e comportamentais que à luz do processo de Bolonha são dinâmicas e fazem sentido num futuro próximo no Ensino de Enfermagem em Portugal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=kKrTRP
urn:isbn:0874.0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Suprior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Suprior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137174231187456