Da prevenção primordial à prevenção quaternária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lúcio Meneses de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/97871
Resumo: RESUMO - O autor descreve sucintamente os vários níveis de prevenção em saúde, incluindo o mais recente: a prevenção quaternária. Este quinto nível de prevenção visa detectar indivíduos em risco de sobretratamento (overmedicalisation), por forma a protegê-los do intervencionismo médico inapropriado, além de visar capacitar os utentes enquanto consumidores de cuidados de saúde. A pertinência da prevenção quaternária resulta dos custos crescentes em saúde nos últimos quarenta anos, decorrentes quer do envelhecimento da população, quer da inovação tecnológica hospitalar. O autor aborda ainda o «marketing do medo» (marketing of fear), que consiste na sobrestimação de situações patológicas na população em geral, bem como na «medicalização» de factores de risco, visando alargar o mercado dos consumidores de saúde e, consequentemente, o mercado farmacêutico. É salientada a importância da análise das decisões clínicas como forma de aumentar a qualidade do acto médico e a utilização eficiente dos métodos diagnósticos e terapêuticos.
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spelling Da prevenção primordial à prevenção quaternáriaFrom primordial to quaternary preventionprevenção primordialprevenção quaternáriaprimordial preventionquaternary preventionRESUMO - O autor descreve sucintamente os vários níveis de prevenção em saúde, incluindo o mais recente: a prevenção quaternária. Este quinto nível de prevenção visa detectar indivíduos em risco de sobretratamento (overmedicalisation), por forma a protegê-los do intervencionismo médico inapropriado, além de visar capacitar os utentes enquanto consumidores de cuidados de saúde. A pertinência da prevenção quaternária resulta dos custos crescentes em saúde nos últimos quarenta anos, decorrentes quer do envelhecimento da população, quer da inovação tecnológica hospitalar. O autor aborda ainda o «marketing do medo» (marketing of fear), que consiste na sobrestimação de situações patológicas na população em geral, bem como na «medicalização» de factores de risco, visando alargar o mercado dos consumidores de saúde e, consequentemente, o mercado farmacêutico. É salientada a importância da análise das decisões clínicas como forma de aumentar a qualidade do acto médico e a utilização eficiente dos métodos diagnósticos e terapêuticos.ABSTRACT - The author describes briefly the several identified levels of prevention including the most recent one: the quaternary prevention. This fifth level of prevention aims to identify patients at risk of «overmedicalisation» — in order to protect them from new medical invasion — and to empower patients/health consumers. Quaternary prevention is pertinent because of the continuing growth of health care expenditure during the last 40 years, secondary to ageing of the population and to hospitals’ technologic innovation. The author describes the so-called «marketing of fear», which consists on the over-estimation of disease and medicalisation of risk factors in order to expand markets for new products. The importance of clinical decision analysis is emphasised, as a way to improve medical practice and to promote an efficient use of diagnostic and therapeutic tools.Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde PúblicaRUNAlmeida, Lúcio Meneses de2020-05-18T11:24:40Z2005-012005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/97871porAlmeida, Lúcio Meneses de - Da prevenção primordial à prevenção quaternária = From primordial to quaternary prevention. Revista Portuguesa de Saúde Pública. ISSN 0870-9025. Vol. 23, Nº. 1 (Janeiro/Junho 2005), p. 91-960870-9025info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:44:44Zoai:run.unl.pt:10362/97871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:48.948693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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