Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14410 |
Resumo: | A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo,nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”.Assim,esteestudovisouperceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios.A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo,tendo comocorpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outrosresultados, a existência de práticasativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboraçãocomo caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativocarecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas. |
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Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?External evaluation of schools, peer regulation, collaborative work, and educational quality: What is the relationship?Evaluación externa de las escuelas, regulación por pares, trabajo colaborativo y calidad educativa: ¿cuál es la relación?Avaliação externa de escolasRegulação por paresTrabalho colaborativoExternal evaluation of schoolsPeer regulationCollaborative workODS::04:Educação de QualidadeA Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo,nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”.Assim,esteestudovisouperceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios.A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo,tendo comocorpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outrosresultados, a existência de práticasativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboraçãocomo caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativocarecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas.The External Evaluation of Schools (EES) in Portugal focuses, in its current III Cycle, on the improvement processes sustained in teaching practices and introduces the concept of “regulation and collaborative work”. Thus, this study aimed to understand how this nomenclature was translated, by the EES teams, in their reports. The investigation, based on a descriptive, interpretative, content analysis methodology, having ten EES reports as analysis corpus, highlighted the ambiguity of the expression “peer regulation” and showed, among other results, the existence of active practices of teaching collaboration, considered added-value for the educational quality of their schools, but also limitations. Among these, the focus was on the difficulty in assuming collaboration as an essential path, being, in most of the reports analysed, a factor in need of improvement. It was concluded that collaborative work practices need more time to be implemented and that the concept of peer regulation needs to be discussed and clarified in school.Universidade Estadual de Ponta GrossaRepositório AbertoMiranda, Helena Maria Cerqueira GonçalvesSeabra, FilipaPacheco, José A.2023-07-14T12:58:52Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14410porMiranda, H. M. C. G., Seabra, F., & Pacheco, J. A. (2023). Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?. Práxis Educativa, 18, 1–18. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21863.0651809-403110.5212/PraxEduc.v.18.21863.065info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:18.511118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo,nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”.Assim,esteestudovisouperceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios.A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo,tendo comocorpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outrosresultados, a existência de práticasativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboraçãocomo caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativocarecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas. |
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