Metodologias de design de serviços para a valorização de tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/59100 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
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Metodologias de design de serviços para a valorização de tecnologiaTransferência de tecnologiaInovaçãoDesign de serviçosLean startupTechnology transferInnovationService designEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoA área da inovação tem constantes atualizações e descobertas que a faz ser bastante debatida atualmente. O feito de inovar, e introduzir um produto ou serviço acrescentador de valor para um consumidor é um processo complexo, mas que se for bem conseguido, leva ao sucesso das empresas e à satisfação dos clientes. Contudo, há muito conhecimento e inovação que não encontra o seu caminho até um produto/serviço. Isto acontece, normalmente, porque a ligação entre a investigação produzida e o mundo empresarial é uma realidade muito mais complexa do que se possa antecipar. O conhecimento produzido nas Universidades poucas vezes consegue ser transferido para as startups, que tantas dificuldades têm em singrar no mercado. Muitas vezes, estas procuram envolver-se em projetos de inovação interna, quando a resposta ao que pretendem já foi investigado e não é aproveitado da melhor forma. Neste trabalho pretende-se utilizar uma abordagem experimental de transferência tecnológica que tem como objetivo melhorar o lado das universidades para potenciar ligações com a indústria, quer por integração em projetos de empresas, ou mesmo criando startups. Adotou-se uma estratégia de pesquisa qualitativa com casos de estudo da Universidade do Minho, em conjunto com equipas de investigadores de parcerias da universidade, aplicando metodologias de Design de Serviços e Transferência de Tecnologia.The area of innovation is an area that has been much debated in recent decades. The art of innovating and introducing a product or service with value is an extensive process, but if successful, leads to business success and customer satisfaction. However, there is much knowledge and innovation that does not find its way to a product/service. This is because the link between the research produced and the business world is not robust, and there is not as much transfer of knowledge as one might expect. The knowledge produced in the Universities few times can be transferred to the startups, that so many difficulties have to start in the market. Often, they look for scenarios of internal innovation, when the answer to what they want has already been investigated and is not used in the best way. In this work we use an experimental approach of technology transfer that aims to work on the side of universities to strengthen links with the industry, either by integration in projects of companies, or even by building startups. A qualitative research strategy was adopted with case studies from the University of Minho, together with teams of researchers from university partnerships, applying methodologies of Service Design and Technology Transfer.José, RuiUniversidade do MinhoPinheiro, Carlos André Oliveira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59100por202165353info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:29:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:32.058800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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