Análise probabilistica do desempenho de pontes existentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/4194 |
Resumo: | Dissertação para Obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa |
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Análise probabilistica do desempenho de pontes existentesDissertação para Obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de LisboaAo longo das últimas décadas foram realizados grandes investimentos na área das infraestruturas de transportes, de modo a melhorar a qualidade de vida das populações mas também a promover o desenvolvimento económico. Este investimento, em particular em redes rodoviárias, permitiu o desenvolvimento de uma rede bastante completa, onde apenas pequenos ajustamentos serão necessários no futuro. Por outro lado, esta grande rede viária necessita de constante manutenção. Assim sendo é tomar decisões consistentes de modo a minimizar os custos de manutenção e maximizar o nível de segurança e serviço destas estruturas. Neste trabalho são desenvolvidos modelos de modo a analisar a deterioração ao longo da vida útil de estruturas. O comportamento das estruturas é definido pela condição, assim como pela segurança, considerando o efeito de acções de manutenção e de inspecções. O índice da condição é definido através de inspecções visuais das estruturas, e é complementado pelo índice da segurança que é obtido através de análise estrutural. As incertezas associadas ao efeito da deterioração, aos instantes de aplicação das acções de manutenção, aos efeitos da manutenção na condição e na segurança, bem como aos dados relativos às inspecções realizadas são incluídas definindo todos os parâmetros relevantes como variáveis aleatórias. De igual modo, analisa-se a ligação entre o índice de segurança e o índice da condição ao considerar que existe interdependência probabilística e relações determinísticas entre os parâmetros que definem os dois índices. Os indicadores probabilísticos dos índices da condição e da segurança são calculados utilizando o Hipercubo Latino. Os resultados das inspecções são introduzidos no modelo considerando o teorema de Bayes. Todos os exemplos são reais e são baseados em dados provenientes de estruturas existentes no Reino-Unido e na HolandaFaculdade de Ciências e TecnologiaNeves, Luís Armando CanhotoRUNSaraiva, Sandra Sofia Correia2010-10-21T10:41:59Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:51Zoai:run.unl.pt:10362/4194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:35.360245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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