Ritmo musical adaptável à latência de rede no sistema public sound objects
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/3528 |
Resumo: | Quando estabelecidos sobre redes informáticas de longa distância os sistemas de criação musical colaborativos comportam um problema critico: a latência da rede, que é um impedimento à comunicação musical em tempo real. Num estudo recente, foi estabelecida a relação entre tolerância à latência e o ritmo musical. Este resultado emergiu de uma experiência levada a cabo pelos autores deste artigo, na qual foram aplicadas condições simuladas de latência de rede à performance de diferentes músicos enquanto tocavam temas clássicos de Jazz. O projecto Public Sound Objects – PSOs é um espaço musical partilhado na web, que tem constituído um paradigma experimental para implementação e teste de diferentes abordagens para a comunicação musical on-line. Este artigo descreve a implementação da última versão do sistema PSOs, incluindo uma componente para instrumentos de música em rede que incorpora a latência como uma funcionalidade de software, que adapta dinamicamente o seu ritmo à latência de comunicação medida em tempo real. |
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Ritmo musical adaptável à latência de rede no sistema public sound objectsInstrumentos de música em redeLatência na Performance em Tempo RealInstrumentosMusicais Electrónicos com InterfaceDesacopladosComposição AlgorítmicaPerformance musical à distânciaColaboração MusicalMúsica PúblicaObjectos SonorosQuando estabelecidos sobre redes informáticas de longa distância os sistemas de criação musical colaborativos comportam um problema critico: a latência da rede, que é um impedimento à comunicação musical em tempo real. Num estudo recente, foi estabelecida a relação entre tolerância à latência e o ritmo musical. Este resultado emergiu de uma experiência levada a cabo pelos autores deste artigo, na qual foram aplicadas condições simuladas de latência de rede à performance de diferentes músicos enquanto tocavam temas clássicos de Jazz. O projecto Public Sound Objects – PSOs é um espaço musical partilhado na web, que tem constituído um paradigma experimental para implementação e teste de diferentes abordagens para a comunicação musical on-line. Este artigo descreve a implementação da última versão do sistema PSOs, incluindo uma componente para instrumentos de música em rede que incorpora a latência como uma funcionalidade de software, que adapta dinamicamente o seu ritmo à latência de comunicação medida em tempo real.Adérito Fernandes Marcos; Leonel Valbom; e Marta Meira (eds)Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarbosa, ÁlvaroCardoso, Jorge C. S.2010-11-19T16:19:09Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/3528porARTECH 2005. 2° WORKSHOP LUSO-GALAICO DE ARTES DIGITAIS: nas fronteiras do imaginário. XIII Bienal de Cerveira, Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal, 27 Agosto, 2005 - Livro de Actas do Artech 2005, Vila Nova de Cerveira, Portugal. 8p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:10:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:05:28.701654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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