A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18677
Resumo: O VIH/SIDA é uma das doenças infecciosas que mais mortalidade causa a nível global. A inexistência de uma cura médica para a doença acentua a relevância da alteração de comportamentos como meio de erradicação da mesma. O Marketing Social tem como objectivo principal a alteração de comportamentos ou atitudes. A eficácia dos planos de acção nos quais se estrutura a disciplina faz dela uma base teórica útil no esforço de prevenção da doença. Portugal é um país onde o número de casos de infecção se situa acima da média da União Europeia. A organização que lidera a estratégia nacional de prevenção e controlo da infecção por VIH/SIDA, a saber, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, tem ao seu alcance meios para empreender campanhas de comunicação eficazes que propiciem a erradicação da doença em Portugal. A escassez de campanhas de prevenção nos últimos anos com considerável impacto, a fraca percepção da vulnerabilidade pessoal, por parte da população em geral, e o baixo nível de conhecimentos relativos ao VIH/SIDA justificam a elaboração de uma campanha de cunho maioritariamente generalista. O reduzido número de campanhas, ao longo dos anos, que apelem à execução do teste ao VIH/SIDA, a fraca adesão à sua realização e a baixa eficácia de campanhas disseminadoras da utilização do preservativo, levaram-nos a optar pela divulgação da realização do teste ao VIH/SIDA como acção principal da nossa campanha.
id RCAP_8d7f3523af8fa1b7d13b0d2acdb7996f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanhaVIH/SIDAteste sorológico de detecçãoMarketing SocialcampanhaHIV/AIDSSocial Marketingcampaignserological test for detectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO VIH/SIDA é uma das doenças infecciosas que mais mortalidade causa a nível global. A inexistência de uma cura médica para a doença acentua a relevância da alteração de comportamentos como meio de erradicação da mesma. O Marketing Social tem como objectivo principal a alteração de comportamentos ou atitudes. A eficácia dos planos de acção nos quais se estrutura a disciplina faz dela uma base teórica útil no esforço de prevenção da doença. Portugal é um país onde o número de casos de infecção se situa acima da média da União Europeia. A organização que lidera a estratégia nacional de prevenção e controlo da infecção por VIH/SIDA, a saber, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, tem ao seu alcance meios para empreender campanhas de comunicação eficazes que propiciem a erradicação da doença em Portugal. A escassez de campanhas de prevenção nos últimos anos com considerável impacto, a fraca percepção da vulnerabilidade pessoal, por parte da população em geral, e o baixo nível de conhecimentos relativos ao VIH/SIDA justificam a elaboração de uma campanha de cunho maioritariamente generalista. O reduzido número de campanhas, ao longo dos anos, que apelem à execução do teste ao VIH/SIDA, a fraca adesão à sua realização e a baixa eficácia de campanhas disseminadoras da utilização do preservativo, levaram-nos a optar pela divulgação da realização do teste ao VIH/SIDA como acção principal da nossa campanha.HIV/AIDS is one of the infectious diseases that more deaths causes, globally. The lack of a medical cure for the disease heightens the importance of changing behaviors as a way to eradicate it. Social Marketing has as main objective changing behaviors or attitudes. The action plans’ efficiency through which the discipline organizes itself makes it a theoretical basis useful in the effort of the disease’s prevention. Portugal is a country where the infection rates surpass the European Union average. The organization that leads the national strategy for HIV prevention and control, the Directorate-General of Health, through the National Programme for HIV/AIDS Infection, has ways to develop effective communication campaigns that move towards the disease’s eradication in Portugal. The scarcity of prevention campaigns in the last years with substantial impact, the low perception of personal vulnerability, by the general population, and the low knowledge level related to HIV/AIDS questions justify the elaboration of a mainly generalist campaign. The low number of campaigns, through the years, that appeal to HIV/AIDS testing, the poor adherence to testing, the low efficacy of campaigns disseminators of condom utilization, make us choose to spread HIV/AIDS testing as main action of our campaign.Cascais, FernandoRUNFalcato, Joana Rita Caeiro Rocha2016-08-09T09:23:52Z2016-02-052015-10-102016-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18677TID:201064987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:08Zoai:run.unl.pt:10362/18677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:55.501127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
title A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
spellingShingle A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha
VIH/SIDA
teste sorológico de detecção
Marketing Social
campanha
HIV/AIDS
Social Marketing
campaign
serological test for detection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
title_full A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
title_fullStr A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
title_full_unstemmed A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
title_sort A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
author Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha
author_facet Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cascais, Fernando
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv VIH/SIDA
teste sorológico de detecção
Marketing Social
campanha
HIV/AIDS
Social Marketing
campaign
serological test for detection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic VIH/SIDA
teste sorológico de detecção
Marketing Social
campanha
HIV/AIDS
Social Marketing
campaign
serological test for detection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O VIH/SIDA é uma das doenças infecciosas que mais mortalidade causa a nível global. A inexistência de uma cura médica para a doença acentua a relevância da alteração de comportamentos como meio de erradicação da mesma. O Marketing Social tem como objectivo principal a alteração de comportamentos ou atitudes. A eficácia dos planos de acção nos quais se estrutura a disciplina faz dela uma base teórica útil no esforço de prevenção da doença. Portugal é um país onde o número de casos de infecção se situa acima da média da União Europeia. A organização que lidera a estratégia nacional de prevenção e controlo da infecção por VIH/SIDA, a saber, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, tem ao seu alcance meios para empreender campanhas de comunicação eficazes que propiciem a erradicação da doença em Portugal. A escassez de campanhas de prevenção nos últimos anos com considerável impacto, a fraca percepção da vulnerabilidade pessoal, por parte da população em geral, e o baixo nível de conhecimentos relativos ao VIH/SIDA justificam a elaboração de uma campanha de cunho maioritariamente generalista. O reduzido número de campanhas, ao longo dos anos, que apelem à execução do teste ao VIH/SIDA, a fraca adesão à sua realização e a baixa eficácia de campanhas disseminadoras da utilização do preservativo, levaram-nos a optar pela divulgação da realização do teste ao VIH/SIDA como acção principal da nossa campanha.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-10
2016-08-09T09:23:52Z
2016-02-05
2016-02-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18677
TID:201064987
url http://hdl.handle.net/10362/18677
identifier_str_mv TID:201064987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137882173079552