A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18677 |
Resumo: | O VIH/SIDA é uma das doenças infecciosas que mais mortalidade causa a nível global. A inexistência de uma cura médica para a doença acentua a relevância da alteração de comportamentos como meio de erradicação da mesma. O Marketing Social tem como objectivo principal a alteração de comportamentos ou atitudes. A eficácia dos planos de acção nos quais se estrutura a disciplina faz dela uma base teórica útil no esforço de prevenção da doença. Portugal é um país onde o número de casos de infecção se situa acima da média da União Europeia. A organização que lidera a estratégia nacional de prevenção e controlo da infecção por VIH/SIDA, a saber, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, tem ao seu alcance meios para empreender campanhas de comunicação eficazes que propiciem a erradicação da doença em Portugal. A escassez de campanhas de prevenção nos últimos anos com considerável impacto, a fraca percepção da vulnerabilidade pessoal, por parte da população em geral, e o baixo nível de conhecimentos relativos ao VIH/SIDA justificam a elaboração de uma campanha de cunho maioritariamente generalista. O reduzido número de campanhas, ao longo dos anos, que apelem à execução do teste ao VIH/SIDA, a fraca adesão à sua realização e a baixa eficácia de campanhas disseminadoras da utilização do preservativo, levaram-nos a optar pela divulgação da realização do teste ao VIH/SIDA como acção principal da nossa campanha. |
id |
RCAP_8d7f3523af8fa1b7d13b0d2acdb7996f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanhaVIH/SIDAteste sorológico de detecçãoMarketing SocialcampanhaHIV/AIDSSocial Marketingcampaignserological test for detectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO VIH/SIDA é uma das doenças infecciosas que mais mortalidade causa a nível global. A inexistência de uma cura médica para a doença acentua a relevância da alteração de comportamentos como meio de erradicação da mesma. O Marketing Social tem como objectivo principal a alteração de comportamentos ou atitudes. A eficácia dos planos de acção nos quais se estrutura a disciplina faz dela uma base teórica útil no esforço de prevenção da doença. Portugal é um país onde o número de casos de infecção se situa acima da média da União Europeia. A organização que lidera a estratégia nacional de prevenção e controlo da infecção por VIH/SIDA, a saber, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, tem ao seu alcance meios para empreender campanhas de comunicação eficazes que propiciem a erradicação da doença em Portugal. A escassez de campanhas de prevenção nos últimos anos com considerável impacto, a fraca percepção da vulnerabilidade pessoal, por parte da população em geral, e o baixo nível de conhecimentos relativos ao VIH/SIDA justificam a elaboração de uma campanha de cunho maioritariamente generalista. O reduzido número de campanhas, ao longo dos anos, que apelem à execução do teste ao VIH/SIDA, a fraca adesão à sua realização e a baixa eficácia de campanhas disseminadoras da utilização do preservativo, levaram-nos a optar pela divulgação da realização do teste ao VIH/SIDA como acção principal da nossa campanha.HIV/AIDS is one of the infectious diseases that more deaths causes, globally. The lack of a medical cure for the disease heightens the importance of changing behaviors as a way to eradicate it. Social Marketing has as main objective changing behaviors or attitudes. The action plans’ efficiency through which the discipline organizes itself makes it a theoretical basis useful in the effort of the disease’s prevention. Portugal is a country where the infection rates surpass the European Union average. The organization that leads the national strategy for HIV prevention and control, the Directorate-General of Health, through the National Programme for HIV/AIDS Infection, has ways to develop effective communication campaigns that move towards the disease’s eradication in Portugal. The scarcity of prevention campaigns in the last years with substantial impact, the low perception of personal vulnerability, by the general population, and the low knowledge level related to HIV/AIDS questions justify the elaboration of a mainly generalist campaign. The low number of campaigns, through the years, that appeal to HIV/AIDS testing, the poor adherence to testing, the low efficacy of campaigns disseminators of condom utilization, make us choose to spread HIV/AIDS testing as main action of our campaign.Cascais, FernandoRUNFalcato, Joana Rita Caeiro Rocha2016-08-09T09:23:52Z2016-02-052015-10-102016-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18677TID:201064987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:08Zoai:run.unl.pt:10362/18677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:55.501127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha |
title |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha |
spellingShingle |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha VIH/SIDA teste sorológico de detecção Marketing Social campanha HIV/AIDS Social Marketing campaign serological test for detection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha |
title_full |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha |
title_fullStr |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha |
title_full_unstemmed |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha |
title_sort |
A prevenção para o VIH/SIDA e o Marketing Social: elaboração de um plano de campanha |
author |
Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha |
author_facet |
Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cascais, Fernando RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcato, Joana Rita Caeiro Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
VIH/SIDA teste sorológico de detecção Marketing Social campanha HIV/AIDS Social Marketing campaign serological test for detection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
VIH/SIDA teste sorológico de detecção Marketing Social campanha HIV/AIDS Social Marketing campaign serological test for detection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O VIH/SIDA é uma das doenças infecciosas que mais mortalidade causa a nível global. A inexistência de uma cura médica para a doença acentua a relevância da alteração de comportamentos como meio de erradicação da mesma. O Marketing Social tem como objectivo principal a alteração de comportamentos ou atitudes. A eficácia dos planos de acção nos quais se estrutura a disciplina faz dela uma base teórica útil no esforço de prevenção da doença. Portugal é um país onde o número de casos de infecção se situa acima da média da União Europeia. A organização que lidera a estratégia nacional de prevenção e controlo da infecção por VIH/SIDA, a saber, a Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, tem ao seu alcance meios para empreender campanhas de comunicação eficazes que propiciem a erradicação da doença em Portugal. A escassez de campanhas de prevenção nos últimos anos com considerável impacto, a fraca percepção da vulnerabilidade pessoal, por parte da população em geral, e o baixo nível de conhecimentos relativos ao VIH/SIDA justificam a elaboração de uma campanha de cunho maioritariamente generalista. O reduzido número de campanhas, ao longo dos anos, que apelem à execução do teste ao VIH/SIDA, a fraca adesão à sua realização e a baixa eficácia de campanhas disseminadoras da utilização do preservativo, levaram-nos a optar pela divulgação da realização do teste ao VIH/SIDA como acção principal da nossa campanha. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-10 2016-08-09T09:23:52Z 2016-02-05 2016-02-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18677 TID:201064987 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18677 |
identifier_str_mv |
TID:201064987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137882173079552 |