Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortesão Silva, Filipa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cunha, Eugénia, Gonçalves, Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21518
https://doi.org/10.14195/2182-7982_25_7
Resumo: Do espólio recuperado na escavação do tholos OP2b, localizado em Olival da Pega, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e de cronologia Neolítico final/ Calcolítico, foram estudadas 5404 peças ósseas cremadas, 5365 das quais humanas, com vista a obter informações antropológicas de índole paleodemográfica, paleopatológica e tafonómica. O método utilizado consistiu na observação macroscópica recorrendo, quando necessário, à lupa. Verificou-se que, dos 1927 elementos identificados e inventariados, 91,75% não estavam completos e apresentavam teores de preservação muito baixos. Restos ósseos de, pelo menos, 16 indivíduos, nomeadamente, nove adultos e sete não adultos de distintos grupos etários integravam a amostra, tendo a diagnose sexual revelado quatro sujeitos do sexo feminino e dois masculinos. Foram, também, detectados indícios de patologia degenerativa, metabólica e traumática. Diferentes graus de combustão, sobretudo peças ósseas alvo de temperaturas baixas da ordem dos 285ºC, e indivíduos cremados em diferentes fases de decomposição decorrem da interpretação dos “sinais de fogo”. Já a frequência do número mínimo de indivíduos por tipo de osso indicia a prática de deposição primária. A presente análise faculta uma série de dados que, certamente, irão contribuir para o conhecimento do perfil dos indivíduos depositados neste monumento megalítico, clarificando também alguns aspectos da Pré-história.
id RCAP_8d7f545e45a4b96b058d89cddd25cbca
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21518
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)Restos ósseos cremadosAnálise antropológicaSepultura colectivaNeolítico final/CalcolíticoTholos OP2bPortugalDo espólio recuperado na escavação do tholos OP2b, localizado em Olival da Pega, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e de cronologia Neolítico final/ Calcolítico, foram estudadas 5404 peças ósseas cremadas, 5365 das quais humanas, com vista a obter informações antropológicas de índole paleodemográfica, paleopatológica e tafonómica. O método utilizado consistiu na observação macroscópica recorrendo, quando necessário, à lupa. Verificou-se que, dos 1927 elementos identificados e inventariados, 91,75% não estavam completos e apresentavam teores de preservação muito baixos. Restos ósseos de, pelo menos, 16 indivíduos, nomeadamente, nove adultos e sete não adultos de distintos grupos etários integravam a amostra, tendo a diagnose sexual revelado quatro sujeitos do sexo feminino e dois masculinos. Foram, também, detectados indícios de patologia degenerativa, metabólica e traumática. Diferentes graus de combustão, sobretudo peças ósseas alvo de temperaturas baixas da ordem dos 285ºC, e indivíduos cremados em diferentes fases de decomposição decorrem da interpretação dos “sinais de fogo”. Já a frequência do número mínimo de indivíduos por tipo de osso indicia a prática de deposição primária. A presente análise faculta uma série de dados que, certamente, irão contribuir para o conhecimento do perfil dos indivíduos depositados neste monumento megalítico, clarificando também alguns aspectos da Pré-história.Departamento de Antropologia2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/21518http://hdl.handle.net/10316/21518https://doi.org/10.14195/2182-7982_25_7por0870-0990Cortesão Silva, FilipaCunha, EugéniaGonçalves, Victorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-11-06T17:00:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:52:45.269834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
title Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
spellingShingle Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
Cortesão Silva, Filipa
Restos ósseos cremados
Análise antropológica
Sepultura colectiva
Neolítico final/Calcolítico
Tholos OP2b
Portugal
title_short Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
title_full Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
title_fullStr Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
title_full_unstemmed Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
title_sort Sinais de fogo: análise antropológica de restos ósseos cremados do Neolítico final/Calcolítico do tholos OP2b (Olival da Pega, Reguengos de Monsaraz)
author Cortesão Silva, Filipa
author_facet Cortesão Silva, Filipa
Cunha, Eugénia
Gonçalves, Victor
author_role author
author2 Cunha, Eugénia
Gonçalves, Victor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortesão Silva, Filipa
Cunha, Eugénia
Gonçalves, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Restos ósseos cremados
Análise antropológica
Sepultura colectiva
Neolítico final/Calcolítico
Tholos OP2b
Portugal
topic Restos ósseos cremados
Análise antropológica
Sepultura colectiva
Neolítico final/Calcolítico
Tholos OP2b
Portugal
description Do espólio recuperado na escavação do tholos OP2b, localizado em Olival da Pega, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e de cronologia Neolítico final/ Calcolítico, foram estudadas 5404 peças ósseas cremadas, 5365 das quais humanas, com vista a obter informações antropológicas de índole paleodemográfica, paleopatológica e tafonómica. O método utilizado consistiu na observação macroscópica recorrendo, quando necessário, à lupa. Verificou-se que, dos 1927 elementos identificados e inventariados, 91,75% não estavam completos e apresentavam teores de preservação muito baixos. Restos ósseos de, pelo menos, 16 indivíduos, nomeadamente, nove adultos e sete não adultos de distintos grupos etários integravam a amostra, tendo a diagnose sexual revelado quatro sujeitos do sexo feminino e dois masculinos. Foram, também, detectados indícios de patologia degenerativa, metabólica e traumática. Diferentes graus de combustão, sobretudo peças ósseas alvo de temperaturas baixas da ordem dos 285ºC, e indivíduos cremados em diferentes fases de decomposição decorrem da interpretação dos “sinais de fogo”. Já a frequência do número mínimo de indivíduos por tipo de osso indicia a prática de deposição primária. A presente análise faculta uma série de dados que, certamente, irão contribuir para o conhecimento do perfil dos indivíduos depositados neste monumento megalítico, clarificando também alguns aspectos da Pré-história.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21518
http://hdl.handle.net/10316/21518
https://doi.org/10.14195/2182-7982_25_7
url http://hdl.handle.net/10316/21518
https://doi.org/10.14195/2182-7982_25_7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-0990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Antropologia
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Antropologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133815455612928