Perguntas dos alunos do ensino secundário: promoção de uma aprendizagem ativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10021 |
Resumo: | O estudo apresentado teve como objetivo articular estratégias de ensino das Ciências com a promoção de uma aprendizagem ativa e centrada no aluno. A metodologia adotada procurou desenvolver e implementar diversas estratégias de ensino que promovessem o questionamento dos alunos. Tratou-se de um estudo de investigação–ação, envolvendo uma turma do décimo ano de escolaridade, na disciplina de Física e Química A, no ano letivo 2011-2012. Os dados foram recolhidos através da observação de aulas, da análise de produções dos alunos (perguntas escritas e explicações para a colocação das mesmas) e de entrevista a seis alunos participantes do estudo. As perguntas formuladas pelos alunos foram analisadas em três dimensões, consideradas indicadores da sua qualidade: nível cognitivo, caráter da pergunta e orientação da pergunta. A análise dos resultados permite concluir que os alunos se envolveram de forma positiva nas aulas de implementação do estudo, o que foi suportado pelo número de perguntas colocadas e pela qualidade das mesmas. Sublinhe-se que 96% dos alunos colocaram pelo menos uma pergunta de elevado nível cognitivo e que, das perguntas formuladas, 66% estavam orientadas para a explicação do problema e 91% apresentavam um caráter predominantemente académico. O estudo sugere, ainda, a existência de relações entre o questionamento dos alunos e a aprendizagem ativa, pois as estratégias implementadas permitiram aos alunos desenvolver a sua capacidade de questionamento, isto é, aumentaram a formulação de perguntas de elevado nível cognitivo, um importante indicador de aprendizagem ativa. |
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Perguntas dos alunos do ensino secundário: promoção de uma aprendizagem ativaEnsino das ciênciasTécnicas da aula: Ensino secundárioTécnicas de interrogaçãoMotivação para a aprendizagemO estudo apresentado teve como objetivo articular estratégias de ensino das Ciências com a promoção de uma aprendizagem ativa e centrada no aluno. A metodologia adotada procurou desenvolver e implementar diversas estratégias de ensino que promovessem o questionamento dos alunos. Tratou-se de um estudo de investigação–ação, envolvendo uma turma do décimo ano de escolaridade, na disciplina de Física e Química A, no ano letivo 2011-2012. Os dados foram recolhidos através da observação de aulas, da análise de produções dos alunos (perguntas escritas e explicações para a colocação das mesmas) e de entrevista a seis alunos participantes do estudo. As perguntas formuladas pelos alunos foram analisadas em três dimensões, consideradas indicadores da sua qualidade: nível cognitivo, caráter da pergunta e orientação da pergunta. A análise dos resultados permite concluir que os alunos se envolveram de forma positiva nas aulas de implementação do estudo, o que foi suportado pelo número de perguntas colocadas e pela qualidade das mesmas. Sublinhe-se que 96% dos alunos colocaram pelo menos uma pergunta de elevado nível cognitivo e que, das perguntas formuladas, 66% estavam orientadas para a explicação do problema e 91% apresentavam um caráter predominantemente académico. O estudo sugere, ainda, a existência de relações entre o questionamento dos alunos e a aprendizagem ativa, pois as estratégias implementadas permitiram aos alunos desenvolver a sua capacidade de questionamento, isto é, aumentaram a formulação de perguntas de elevado nível cognitivo, um importante indicador de aprendizagem ativa.The study aimed at articulating/ interconnecting the teaching of sciences with the promotion of active and pupil-focused learning. The methodology that was chosen sought at developing and implementing pupils’ questioning teaching strategies. This research-action study targeted a 10th grade Physics and Chemistry A class, in 2011/2012. Data was collected through direct observation in class, written productions (written questions made by the pupils and context) and interviews to pupils participating in the study. The questionnaires presented by the pupils were analyzed according to three quality indicators: cognitive level, character of the question and orientation of the question. The analysis of the results shows that pupils engaged themselves in the classes where the study was implemented in a very positive manner, what was corroborated by the quantity and the quality of the questions they made. Ninety six per cent of the pupils made at least one higher cognitive question, 66% of the questions were focused on the explanation of the problem, and 91% were almost exclusively academic. The study also suggests a clear connection between pupils’ questioning and active learning, as the strategies allowed them to improve their questioning abilities/competences, namely high cognitive level questions, proven indicators of active learning.Universidade de Aveiro2013-03-28T10:42:35Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10021porPinto, Maria João Gracias Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:45:10Zoai:ria.ua.pt:10773/10021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:45:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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