Cinema Memorial: Representações Cinematográficas de Memórias Coletivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/148711 |
Resumo: | A presente dissertação debruça-se sobre o conceito de Cinema Memorial a partir da análise de três diferentes formas - testemunho, arquivo e reconstrução - de veicular memórias coletivas através do cinema. Cada uma destas três formas memoriais, correspondente a cada um dos capítulos deste trabalho, pode adequar-se às representações de passados coletivos específicos e de contextos históricos concretos, aqui utilizados como motivos temáticos para as relações estabelecidas entre as obras fílmicas abordadas. Assim, o primeiro capítulo aborda a transmissão memorial consumada a partir dos testemunhos, tomando como casos de estudo três filmes que, distintamente, incorporam relatos de sobreviventes do Holocausto, enaltecendo essa potencialidade testemunhal do cinema; o segundo capítulo traça uma linha - transversal à História do século XX dos países do leste europeu - concebida a partir da relação vincada entre o trabalho sobre as imagens de arquivo (compreendidas entre 1917 e 1991) e a centralidade do papel das multidões na construção de um sólido imaginário coletivo coerente com o projeto político soviético. No terceiro capítulo é estabelecido um diálogo entre diversos trabalhos de três realizadores asiáticos contemporâneos (Rithy Panh, Wang Bing e Lav Diaz) sob o ângulo da reconstrução de passados como forma de preservação homenageante de memórias através da sua permanência enquanto registo filmado. Através desta dissertação procuramos, então, compreender as possibilidades do cinema enquanto meio de extração e preservação memorial, assinalar distinções e pontos de contacto entre as três abordagens analisadas e, dessa forma, estruturar um complexo e multiforme agrupamento de lugares de memória cinematográficos. |
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Cinema Memorial: Representações Cinematográficas de Memórias ColetivasCinema memorialLugares de memóriaTestemunhoArquivoReconstruçãoMemorial cinemaSites of memoryTestimonyArchiveReconstructionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação debruça-se sobre o conceito de Cinema Memorial a partir da análise de três diferentes formas - testemunho, arquivo e reconstrução - de veicular memórias coletivas através do cinema. Cada uma destas três formas memoriais, correspondente a cada um dos capítulos deste trabalho, pode adequar-se às representações de passados coletivos específicos e de contextos históricos concretos, aqui utilizados como motivos temáticos para as relações estabelecidas entre as obras fílmicas abordadas. Assim, o primeiro capítulo aborda a transmissão memorial consumada a partir dos testemunhos, tomando como casos de estudo três filmes que, distintamente, incorporam relatos de sobreviventes do Holocausto, enaltecendo essa potencialidade testemunhal do cinema; o segundo capítulo traça uma linha - transversal à História do século XX dos países do leste europeu - concebida a partir da relação vincada entre o trabalho sobre as imagens de arquivo (compreendidas entre 1917 e 1991) e a centralidade do papel das multidões na construção de um sólido imaginário coletivo coerente com o projeto político soviético. No terceiro capítulo é estabelecido um diálogo entre diversos trabalhos de três realizadores asiáticos contemporâneos (Rithy Panh, Wang Bing e Lav Diaz) sob o ângulo da reconstrução de passados como forma de preservação homenageante de memórias através da sua permanência enquanto registo filmado. Através desta dissertação procuramos, então, compreender as possibilidades do cinema enquanto meio de extração e preservação memorial, assinalar distinções e pontos de contacto entre as três abordagens analisadas e, dessa forma, estruturar um complexo e multiforme agrupamento de lugares de memória cinematográficos.This dissertation approaches the concept of Memorial Cinema from the analysis of three different forms - testimony, archive, and reconstruction - of conveying collective memories through cinema. Each of these three memorial forms, corresponding to each of the chapters of this work, can be suited to representations of specific collective pasts and concrete historical contexts, here used as thematic motifs for the relations established between the films addressed. Thus, the first chapter deals with memorial transmission consummated from testimonies, taking as case studies three films that, distinctly, embody reports of Holocaust survivors, extolling this testimonial potential of cinema; the second chapter draws a line - transversal to the 20th century History of Eastern European countries - conceived from the strong relationship between the work on archival images (from 1917 to 1991) and the centrality of the role of crowds in the construction of a solid collective imaginary coherent with the soviet political project. In the third chapter, a dialogue is established between several works by three contemporary Asian directors (Rithy Panh, Wang Bing, and Lav Diaz) from the angle of reconstruction of pasts as a way of honorable preservation of memories through their permanence as filmed record. Through this dissertation we seek, then, to understand the possibilities of cinema as means of extraction and memorial preservation, to mark distinctions and contact points between the three analyzed approaches and, that way, to structure a complex and multiform grouping of cinematographic sites of memory.Florêncio, Pedro Miguel FerreiraRUNMadureira, Francisco Esteves2023-02-06T10:32:14Z2022-12-092022-05-162022-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148711TID:203131444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:30:22Zoai:run.unl.pt:10362/148711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:27.540395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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