"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/100290 |
Resumo: | Em 1896, uma empresa de nome Empreza Culinária fez-se anunciar no Annuario Commercial. Sediada em Lisboa, integrava um mercado pontuado por vários estabelecimentos comerciais como pastelarias, confeitarias e restaurantes que disponibilizavam serviços de venda de refeições prontas, destacando-se destes pelo serviço exclusivo de produção e pela venda de refeições com possibilidade de entrega ao domicílio, cujas encomendas assentavam numa curiosa rede de tabacarias de renome a si associadas. Dois anos depois, em 1898, a empresa investiu numa estratégia publicitária mais estruturada e iniciou a publicação dos menus de refeições semanalmente em um dos jornais de maior tiragem da capital, o Diário de Notícias. A evolução da comunicação da Empreza Culinária com os consumidores, a forma como usou a imprensa periódica e os serviços que fez publicitar permitem conhecer com maior pormenor a natureza e a logística de uma empresa de venda de refeições “take-away”/”delivery” muito próxima dos modelos atuais e que se apresenta como um tipo de serviço alimentar original à época. |
id |
RCAP_8dbc02bb5f1529a2e1d35fa9075a4659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/100290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899)Em 1896, uma empresa de nome Empreza Culinária fez-se anunciar no Annuario Commercial. Sediada em Lisboa, integrava um mercado pontuado por vários estabelecimentos comerciais como pastelarias, confeitarias e restaurantes que disponibilizavam serviços de venda de refeições prontas, destacando-se destes pelo serviço exclusivo de produção e pela venda de refeições com possibilidade de entrega ao domicílio, cujas encomendas assentavam numa curiosa rede de tabacarias de renome a si associadas. Dois anos depois, em 1898, a empresa investiu numa estratégia publicitária mais estruturada e iniciou a publicação dos menus de refeições semanalmente em um dos jornais de maior tiragem da capital, o Diário de Notícias. A evolução da comunicação da Empreza Culinária com os consumidores, a forma como usou a imprensa periódica e os serviços que fez publicitar permitem conhecer com maior pormenor a natureza e a logística de uma empresa de venda de refeições “take-away”/”delivery” muito próxima dos modelos atuais e que se apresenta como um tipo de serviço alimentar original à época.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100290http://hdl.handle.net/10316/100290por2238-1651Gomes, João Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-07T20:34:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:42.714541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) |
title |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) |
spellingShingle |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) Gomes, João Pedro |
title_short |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) |
title_full |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) |
title_fullStr |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) |
title_full_unstemmed |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) |
title_sort |
"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899) |
author |
Gomes, João Pedro |
author_facet |
Gomes, João Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, João Pedro |
description |
Em 1896, uma empresa de nome Empreza Culinária fez-se anunciar no Annuario Commercial. Sediada em Lisboa, integrava um mercado pontuado por vários estabelecimentos comerciais como pastelarias, confeitarias e restaurantes que disponibilizavam serviços de venda de refeições prontas, destacando-se destes pelo serviço exclusivo de produção e pela venda de refeições com possibilidade de entrega ao domicílio, cujas encomendas assentavam numa curiosa rede de tabacarias de renome a si associadas. Dois anos depois, em 1898, a empresa investiu numa estratégia publicitária mais estruturada e iniciou a publicação dos menus de refeições semanalmente em um dos jornais de maior tiragem da capital, o Diário de Notícias. A evolução da comunicação da Empreza Culinária com os consumidores, a forma como usou a imprensa periódica e os serviços que fez publicitar permitem conhecer com maior pormenor a natureza e a logística de uma empresa de venda de refeições “take-away”/”delivery” muito próxima dos modelos atuais e que se apresenta como um tipo de serviço alimentar original à época. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/100290 http://hdl.handle.net/10316/100290 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/100290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-1651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134072346247168 |