Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rafael André Campos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49169
Resumo: Este relatório irá refletir a colmatação do que aprendi no mestrado, assim como a aquisição dos novos conhecimentos ao longo destes meses de estágio na Celfocus na área de Suporte de Bussiness Intelligence. A Celfocus é uma empresa que oferece serviços de consultoria. A equipa em que estava alocado prestava serviços à Vodafone, uma empresa de telecomunicações multinacional. Comumente, havia reuniões diárias pela manhã, com o objetivo de alinhar e priorizar as atividades que seriam realizadas no dia. Dentro das prioridades estavam a discussão e avaliação dos incidentes pendentes e alocação dos colaboradores para resolução dos mesmos, como questionar se há algum impedimento ou recurso em falta. Incidentes são ocorrências que acontecem por algum motivo não esperado e impactam o negócio, seja uma falha que possa ter acontecido numa tarefa diária, ficheiros que não foram carregados corretamente pelo processo de extração, transformação e carga (ETL), banco de dados inacessível e outros problemas relacionados ao processo de entrega de dados as ferramentas de BI. Foram usadas algumas ferramentas, tais como, Microsoft Teams, Control-M, BCM Remedy, Aqua Studio, SAP BO e Jira. Passando por ferramentas de comunicação entre a equipa, verificação da fila de incidentes, processos diários, verificação de logs, analises e alteração de queries, procedimentos e de scripts.
id RCAP_8dd64a8bd934bad1d37cb1bec0dd31b2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automationBusiness intelligenceIncidenteTarefasAnálisesDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEste relatório irá refletir a colmatação do que aprendi no mestrado, assim como a aquisição dos novos conhecimentos ao longo destes meses de estágio na Celfocus na área de Suporte de Bussiness Intelligence. A Celfocus é uma empresa que oferece serviços de consultoria. A equipa em que estava alocado prestava serviços à Vodafone, uma empresa de telecomunicações multinacional. Comumente, havia reuniões diárias pela manhã, com o objetivo de alinhar e priorizar as atividades que seriam realizadas no dia. Dentro das prioridades estavam a discussão e avaliação dos incidentes pendentes e alocação dos colaboradores para resolução dos mesmos, como questionar se há algum impedimento ou recurso em falta. Incidentes são ocorrências que acontecem por algum motivo não esperado e impactam o negócio, seja uma falha que possa ter acontecido numa tarefa diária, ficheiros que não foram carregados corretamente pelo processo de extração, transformação e carga (ETL), banco de dados inacessível e outros problemas relacionados ao processo de entrega de dados as ferramentas de BI. Foram usadas algumas ferramentas, tais como, Microsoft Teams, Control-M, BCM Remedy, Aqua Studio, SAP BO e Jira. Passando por ferramentas de comunicação entre a equipa, verificação da fila de incidentes, processos diários, verificação de logs, analises e alteração de queries, procedimentos e de scripts.Marques, CélioRodrigues, SérgioRepositório ComumGonçalves, Rafael André Campos2024-01-20T10:34:07Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49169TID:203201248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T15:00:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:04.992057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
Business intelligence
title Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
spellingShingle Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
Gonçalves, Rafael André Campos
Incidente
Tarefas
Análises
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
title_full Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
title_fullStr Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
title_full_unstemmed Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
title_sort Estágio na empresa Celfocus - Novabase Company, na área de applications maintenance & awarenessa automation
author Gonçalves, Rafael André Campos
author_facet Gonçalves, Rafael André Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Célio
Rodrigues, Sérgio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rafael André Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Incidente
Tarefas
Análises
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Incidente
Tarefas
Análises
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Este relatório irá refletir a colmatação do que aprendi no mestrado, assim como a aquisição dos novos conhecimentos ao longo destes meses de estágio na Celfocus na área de Suporte de Bussiness Intelligence. A Celfocus é uma empresa que oferece serviços de consultoria. A equipa em que estava alocado prestava serviços à Vodafone, uma empresa de telecomunicações multinacional. Comumente, havia reuniões diárias pela manhã, com o objetivo de alinhar e priorizar as atividades que seriam realizadas no dia. Dentro das prioridades estavam a discussão e avaliação dos incidentes pendentes e alocação dos colaboradores para resolução dos mesmos, como questionar se há algum impedimento ou recurso em falta. Incidentes são ocorrências que acontecem por algum motivo não esperado e impactam o negócio, seja uma falha que possa ter acontecido numa tarefa diária, ficheiros que não foram carregados corretamente pelo processo de extração, transformação e carga (ETL), banco de dados inacessível e outros problemas relacionados ao processo de entrega de dados as ferramentas de BI. Foram usadas algumas ferramentas, tais como, Microsoft Teams, Control-M, BCM Remedy, Aqua Studio, SAP BO e Jira. Passando por ferramentas de comunicação entre a equipa, verificação da fila de incidentes, processos diários, verificação de logs, analises e alteração de queries, procedimentos e de scripts.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2024-01-20T10:34:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49169
TID:203201248
url http://hdl.handle.net/10400.26/49169
identifier_str_mv TID:203201248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137058284896256