Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rui Manuel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32926
Resumo: O presente projeto de intervenção foi centrado no uso da técnica bimanual, com o intuito de promover um estudo mais prático do ritmo, nas aulas de Formação Musical e de Iniciação Musical, como resposta às dificuldades sentidas por parte dos alunos e dos professores. A abordagem ao ritmo realizada nas aulas até então pode ser descrita, pelos alunos e professores, como fastidiosa, deficiente e descontextualizada. Assim, um dos objetivos deste trabalho é implementar um novo conjunto de processos e metodologias que visam ir ao encontro das necessidades do aluno, tanto pelo seu carácter lúdico e motivador, como, acima de tudo, pelas competências técnicas e psico-motoras empregues, potencializando a capacidade de entendimento e execução do ritmo, necessários à formação integral de um músico. Pretende também ser um contributo no sentido de melhorar a relação ensino/aprendizagem para que os alunos sejam mais autónomos e críticos, podendo expandir e explorar todas as suas capacidades naturais e criativas. Potencia-se assim uma atividade baseada na experiência, onde a aplicação da técnica bimanual ou bidextra é o ponto central do estudo dando relevo às conclusões dos estudos mais recentes que apontam para a eficácia bastante relevante desta abordagem. O projeto foi implementado numa turma do 5.º grau de Formação Musical e numa turma de Iniciação Musical do 4.º ano escolar que serviram assim como grupo alvo do estudo.
id RCAP_8dd77584e291b751d2ff77aeef1ad30f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musicalEnsino de músicaFormação musicalRitmoTécnica bimanualMusic teachingMusic educationRhythmBimanual techniqueDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente projeto de intervenção foi centrado no uso da técnica bimanual, com o intuito de promover um estudo mais prático do ritmo, nas aulas de Formação Musical e de Iniciação Musical, como resposta às dificuldades sentidas por parte dos alunos e dos professores. A abordagem ao ritmo realizada nas aulas até então pode ser descrita, pelos alunos e professores, como fastidiosa, deficiente e descontextualizada. Assim, um dos objetivos deste trabalho é implementar um novo conjunto de processos e metodologias que visam ir ao encontro das necessidades do aluno, tanto pelo seu carácter lúdico e motivador, como, acima de tudo, pelas competências técnicas e psico-motoras empregues, potencializando a capacidade de entendimento e execução do ritmo, necessários à formação integral de um músico. Pretende também ser um contributo no sentido de melhorar a relação ensino/aprendizagem para que os alunos sejam mais autónomos e críticos, podendo expandir e explorar todas as suas capacidades naturais e criativas. Potencia-se assim uma atividade baseada na experiência, onde a aplicação da técnica bimanual ou bidextra é o ponto central do estudo dando relevo às conclusões dos estudos mais recentes que apontam para a eficácia bastante relevante desta abordagem. O projeto foi implementado numa turma do 5.º grau de Formação Musical e numa turma de Iniciação Musical do 4.º ano escolar que serviram assim como grupo alvo do estudo.The following research focuses on the theme for the intervention project which is centered in the use of the bimanual technique as a form of promoting a more practical approach of playing rhythm in the music education classroom, as a response to the difficulties demonstrated by students and pointed out by teachers. The approach to rhythm studies in most music classrooms has been regarded by pupils and teachers as boring, deficient and useless. One of the primary goals of this study was to create and introduce new processes that meet the needs of music students in general, not only by the ludic and motivational aspects, but also by the use technical and psychomotor activities, helping the student achieve an understanding and ability to perform rhythms which are crucial for the integral education of any musician. It aims to make a contribution so that student become more autonomous and self-critical, exploring his or her own natural capabilities and creativity in the search for a greater understanding and better performance of rhythm playing. Through the implementation of bimanual technique used by drummers and percussionists, it was through trial and experience that the foundations for these activities were based on. Besides making the most out of this approach, is the fact that recent studies have shown that it is quite effective in the teaching and learning processes alike. The project was carried out in a 5th grade class in music education, and 4th grade initiation. Both were considered to be target groups.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, Rui Manuel2021-05-06T11:16:47Z2020-07-2720192020-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32926TID:202647463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:34.648382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
title Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
spellingShingle Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
Machado, Rui Manuel
Ensino de música
Formação musical
Ritmo
Técnica bimanual
Music teaching
Music education
Rhythm
Bimanual technique
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
title_full Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
title_fullStr Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
title_full_unstemmed Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
title_sort Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical
author Machado, Rui Manuel
author_facet Machado, Rui Manuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Pedro Miguel Pereira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rui Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Formação musical
Ritmo
Técnica bimanual
Music teaching
Music education
Rhythm
Bimanual technique
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Ensino de música
Formação musical
Ritmo
Técnica bimanual
Music teaching
Music education
Rhythm
Bimanual technique
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente projeto de intervenção foi centrado no uso da técnica bimanual, com o intuito de promover um estudo mais prático do ritmo, nas aulas de Formação Musical e de Iniciação Musical, como resposta às dificuldades sentidas por parte dos alunos e dos professores. A abordagem ao ritmo realizada nas aulas até então pode ser descrita, pelos alunos e professores, como fastidiosa, deficiente e descontextualizada. Assim, um dos objetivos deste trabalho é implementar um novo conjunto de processos e metodologias que visam ir ao encontro das necessidades do aluno, tanto pelo seu carácter lúdico e motivador, como, acima de tudo, pelas competências técnicas e psico-motoras empregues, potencializando a capacidade de entendimento e execução do ritmo, necessários à formação integral de um músico. Pretende também ser um contributo no sentido de melhorar a relação ensino/aprendizagem para que os alunos sejam mais autónomos e críticos, podendo expandir e explorar todas as suas capacidades naturais e criativas. Potencia-se assim uma atividade baseada na experiência, onde a aplicação da técnica bimanual ou bidextra é o ponto central do estudo dando relevo às conclusões dos estudos mais recentes que apontam para a eficácia bastante relevante desta abordagem. O projeto foi implementado numa turma do 5.º grau de Formação Musical e numa turma de Iniciação Musical do 4.º ano escolar que serviram assim como grupo alvo do estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-07-27
2020-07-27T00:00:00Z
2021-05-06T11:16:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32926
TID:202647463
url http://hdl.handle.net/10400.14/32926
identifier_str_mv TID:202647463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131982471364608