O discurso e a prática na gestão de recursos humanos: aproximações e divergências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadas, Susana Isabel Fialho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23496
Resumo: As mudanças socioeconómicas que se têm observado nos últimos tempos, têm levado as organizações a procurarem novas formas de Gestão com o propósito de melhorar o seu desempenho, bem como alcançar resultados e atingir a satisfação das necessidades dos colaboradores. A busca de práticas de Gestão de Recursos Humanos, adequadas às transformações da sociedade, criam vantagens competitivas e exigem às organizações uma reflexão sobre a gestão das pessoas. Enquanto o discurso das organizações muda rapidamente, a mudança das práticas organizacionais ocorre de forma mais lenta em função da sua complexidade (Vasconcelos, 2014). Ao analisar essa realidade, propomo-nos, através de um estudo sociológico, encontrar respostas e investigar se realmente existe contradição entre o discurso e a prática, na GRH. Reconhecer o que está a ser feito, mas essencialmente perceber o porquê dessa contradição, isto é, reconhecer os processos que estão por trás das práticas de Recursos Humanos. A estratégia metodológica, para atingir os objetivos, tem por base o estudo de caso e as técnicas de recolha de informação foram a entrevista (aos dirigentes) e o questionário (aos trabalhadores), permitindo em simultâneo uma abordagem quantitativa e qualitativa; Abstract: “The Discourse and Human Resource Management Practices: Approach and Differences” Socio-economic changes that have been observed in recent times, has led organizations to seek new forms of Management with the purpose of improving their performance, as well as achieve results and meet the needs of employees. The search for Human Resources Management practices, appropriate to the transformation of society, create competitive advantages and require organizations to do a reflection on the management of people. While the speech of organizations changes quickly, the change of organizational practices occurs more slowly in function of his own complexity. (Vasconcelos, 2014). To analyze this situation, we propose, through a sociological study, find answers and investigate whether there is contradiction between the speech and the practice, in Human Resource Management. Recognize what is being done, but essentially understand why is this a contradiction, I mean, recognize the processes that are behind the Human Resources Practices. The methodological strategy, to achieve the objectives, is based on the case study and information gathering techniques were the interview (to the leaders) and the questionnaire (to employees), allowing at the same time a quantitative and qualitative approach.
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