Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4710 |
Resumo: | Este estudo teve como objectivo a análise da relação entre as representações dos alunos acerca da cidadania dos professores e os seguintes indicadores de dotação: rendimento escolar (excelente versus baixo), criatividade (“os teus professores consideramte um aluno criativo”; “consideras-te criativo”), facilidade de aprendizagem (“os teus professores acham que tens facilidade de aprendizagem”) e gosto pelo trabalho difícil (“os teus professores acham que sentes atracção pelo trabalho difícil”). A amostra foi constituída por 246 sujeitos de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos dos dois sexos. Como instrumento de avaliação, foi utilizada a “Escala de representações dos alunos acerca da cidadania dos professores”, ERA-CIP, que, para além de incluir as dimensões de um questionário de Rego e outros (1999, 2004), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia — contém novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividade (gestão das normas), apresenta uma variância total explicada de 58.64% e qualidades psicométricas manifestas (Veiga et al., no prelo). A análise dos resultados permitiu observar, na generalidade das situações, diferenças significativas nas dimensões da cidadania docente inferida pelos alunos, em função da dotação. Observou-se, ainda, o efeito da interacção da variável ano de escolaridade com indicadores da dotação. O estudo termina com a discussão dos resultados e sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de novas pesquisas, em função de variáveis pessoais e familiares. |
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