Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Garcia, Fernando, Caldeira, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4710
Resumo: Este estudo teve como objectivo a análise da relação entre as representações dos alunos acerca da cidadania dos professores e os seguintes indicadores de dotação: rendimento escolar (excelente versus baixo), criatividade (“os teus professores consideramte um aluno criativo”; “consideras-te criativo”), facilidade de aprendizagem (“os teus professores acham que tens facilidade de aprendizagem”) e gosto pelo trabalho difícil (“os teus professores acham que sentes atracção pelo trabalho difícil”). A amostra foi constituída por 246 sujeitos de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos dos dois sexos. Como instrumento de avaliação, foi utilizada a “Escala de representações dos alunos acerca da cidadania dos professores”, ERA-CIP, que, para além de incluir as dimensões de um questionário de Rego e outros (1999, 2004), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia — contém novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividade (gestão das normas), apresenta uma variância total explicada de 58.64% e qualidades psicométricas manifestas (Veiga et al., no prelo). A análise dos resultados permitiu observar, na generalidade das situações, diferenças significativas nas dimensões da cidadania docente inferida pelos alunos, em função da dotação. Observou-se, ainda, o efeito da interacção da variável ano de escolaridade com indicadores da dotação. O estudo termina com a discussão dos resultados e sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de novas pesquisas, em função de variáveis pessoais e familiares.
id RCAP_8de1149b0b492aaaa7b42106a6fa042d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescênciaCidadania dos professoresDesempenho docenteRendimento escolarAdolescênciaEste estudo teve como objectivo a análise da relação entre as representações dos alunos acerca da cidadania dos professores e os seguintes indicadores de dotação: rendimento escolar (excelente versus baixo), criatividade (“os teus professores consideramte um aluno criativo”; “consideras-te criativo”), facilidade de aprendizagem (“os teus professores acham que tens facilidade de aprendizagem”) e gosto pelo trabalho difícil (“os teus professores acham que sentes atracção pelo trabalho difícil”). A amostra foi constituída por 246 sujeitos de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos dos dois sexos. Como instrumento de avaliação, foi utilizada a “Escala de representações dos alunos acerca da cidadania dos professores”, ERA-CIP, que, para além de incluir as dimensões de um questionário de Rego e outros (1999, 2004), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia — contém novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividade (gestão das normas), apresenta uma variância total explicada de 58.64% e qualidades psicométricas manifestas (Veiga et al., no prelo). A análise dos resultados permitiu observar, na generalidade das situações, diferenças significativas nas dimensões da cidadania docente inferida pelos alunos, em função da dotação. Observou-se, ainda, o efeito da interacção da variável ano de escolaridade com indicadores da dotação. O estudo termina com a discussão dos resultados e sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de novas pesquisas, em função de variáveis pessoais e familiares.ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na SobredotaçãoRepositório da Universidade de LisboaVeiga, Feliciano HenriquesGarcia, FernandoCaldeira, Maria José2011-12-27T14:27:04Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4710porVeiga, F. H., García, F., & Caldeira, M. J. (2005). Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência. Sobredotação, 6, 293-310.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:17.368771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
title Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
spellingShingle Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
Veiga, Feliciano Henriques
Cidadania dos professores
Desempenho docente
Rendimento escolar
Adolescência
title_short Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
title_full Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
title_fullStr Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
title_full_unstemmed Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
title_sort Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
Garcia, Fernando
Caldeira, Maria José
author_role author
author2 Garcia, Fernando
Caldeira, Maria José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
Garcia, Fernando
Caldeira, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania dos professores
Desempenho docente
Rendimento escolar
Adolescência
topic Cidadania dos professores
Desempenho docente
Rendimento escolar
Adolescência
description Este estudo teve como objectivo a análise da relação entre as representações dos alunos acerca da cidadania dos professores e os seguintes indicadores de dotação: rendimento escolar (excelente versus baixo), criatividade (“os teus professores consideramte um aluno criativo”; “consideras-te criativo”), facilidade de aprendizagem (“os teus professores acham que tens facilidade de aprendizagem”) e gosto pelo trabalho difícil (“os teus professores acham que sentes atracção pelo trabalho difícil”). A amostra foi constituída por 246 sujeitos de diferentes anos de escolaridade (7º, 9º e 11º anos), de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos dos dois sexos. Como instrumento de avaliação, foi utilizada a “Escala de representações dos alunos acerca da cidadania dos professores”, ERA-CIP, que, para além de incluir as dimensões de um questionário de Rego e outros (1999, 2004), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia — contém novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a normatividade (gestão das normas), apresenta uma variância total explicada de 58.64% e qualidades psicométricas manifestas (Veiga et al., no prelo). A análise dos resultados permitiu observar, na generalidade das situações, diferenças significativas nas dimensões da cidadania docente inferida pelos alunos, em função da dotação. Observou-se, ainda, o efeito da interacção da variável ano de escolaridade com indicadores da dotação. O estudo termina com a discussão dos resultados e sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de novas pesquisas, em função de variáveis pessoais e familiares.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2011-12-27T14:27:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4710
url http://hdl.handle.net/10451/4710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. H., García, F., & Caldeira, M. J. (2005). Cidadania em função da dotação (Sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência. Sobredotação, 6, 293-310.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação
publisher.none.fl_str_mv ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134190204092416