Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Irene Quaresma Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25254
Resumo: O presente trabalho centra-se no desempenho dos alunos da 7ª classe na disciplina de matemática na escola Patrice Lumumba no ano lectivo 2016/2017. O objectivo do estudo é compreender o desempenho académico dos alunos na disciplina de matemática, na transição do ciclo de ensino básico para o ensino secundário. Nesta pesquisa pretende-se utilizar o método quantitativo, com base na aplicação de um questionário feito a um total de 385 alunos, de forma a obter as informações necessárias sobre os factores que possam condicionar o (in) sucesso escolar. Pretende-se ainda comparar os resultados dos três períodos obtidos pelos alunos e do final do ano lectivo anterior (2015/2016) na disciplina de matemática, de forma conhecer o seu desempenho.Também proceder a identificação das causas do (in) sucesso, através de entrevistas a alguns professores, de modo a obter as suas apreciações no que diz respeito ao desempenho dos alunos na disciplina de matemática, nesta transição do ciclo. Concluímos que o agregado familiar não é muito estável; os alunos na sua grande maioria não vivem num núcleo familiar confortável, no entanto podemos verificar um número reduzido de alunos carenciados. A evolução do desempenho em matemática de alunos na transição da 6ª classe para a 7ª classe, apurou-se que, cerca de metade dos alunos manteve os mesmos níveis de desempenho entre o final da 6ª classe e final da 7ª classe (52%). Todavia, somente apenas 10% dos alunos correspondeu a uma evolução positiva, contra 37% que viram os seus níveis de desempenho a evoluir negativamente; Analysis of the academic performance in the math discipline of the students the 7th Class of Patrice Lumumba School, Água Grande - S. Tomé and Príncipe, in the academic year 2016/2017: contributions for improvement. ABSTRACT: The present work focuses on the performance of the students of the 7th grade mathematics discipline at Patrice Lumumba School in the academic year 2016/2017. The aim of the study is to understand the students' academic performance in the mathematics discipline, in the transition from the elementary school to the secondary level. In this research we intend to use the quantitative method, based on the application of a questionnaire made to a total of 385 students, in order to obtain the necessary information about the factors that may condition the (in) school success. It is also intended to compare the results obtained by the same students in the previous academic year (2015/2016) in the mathematics discipline, in order to know their performance. Also, identify the causes of (in) success, through interviews with some teachers, in order to obtain their appreciations regarding the students' performance in the math discipline, in this transition of the cycle. We conclude that the household is not very stable, the majority of the students do not live in a comfortable family nucleus, however we can see a reduced number of students in need. The evolution of math performance of students in the transition from 6th grade to 7th grade, it was found that about half of the students maintained the same levels of performance between the end of the 6th grade and the end of the 7th grade (52%). However, only 10% of the students corresponded to a positive evolution, compared with 37% who saw their performance levels evolve negatively.
id RCAP_8de402c6ae37fcdf045e085833c39aa3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoriaDesempenho académico(in) sucesso escolarTransição de cicloDisciplina de matemáticaAcademic performanceSchool failureCycle transitionMathematics disciplineO presente trabalho centra-se no desempenho dos alunos da 7ª classe na disciplina de matemática na escola Patrice Lumumba no ano lectivo 2016/2017. O objectivo do estudo é compreender o desempenho académico dos alunos na disciplina de matemática, na transição do ciclo de ensino básico para o ensino secundário. Nesta pesquisa pretende-se utilizar o método quantitativo, com base na aplicação de um questionário feito a um total de 385 alunos, de forma a obter as informações necessárias sobre os factores que possam condicionar o (in) sucesso escolar. Pretende-se ainda comparar os resultados dos três períodos obtidos pelos alunos e do final do ano lectivo anterior (2015/2016) na disciplina de matemática, de forma conhecer o seu desempenho.Também proceder a identificação das causas do (in) sucesso, através de entrevistas a alguns professores, de modo a obter as suas apreciações no que diz respeito ao desempenho dos alunos na disciplina de matemática, nesta transição do ciclo. Concluímos que o agregado familiar não é muito estável; os alunos na sua grande maioria não vivem num núcleo familiar confortável, no entanto podemos verificar um número reduzido de alunos carenciados. A evolução do desempenho em matemática de alunos na transição da 6ª classe para a 7ª classe, apurou-se que, cerca de metade dos alunos manteve os mesmos níveis de desempenho entre o final da 6ª classe e final da 7ª classe (52%). Todavia, somente apenas 10% dos alunos correspondeu a uma evolução positiva, contra 37% que viram os seus níveis de desempenho a evoluir negativamente; Analysis of the academic performance in the math discipline of the students the 7th Class of Patrice Lumumba School, Água Grande - S. Tomé and Príncipe, in the academic year 2016/2017: contributions for improvement. ABSTRACT: The present work focuses on the performance of the students of the 7th grade mathematics discipline at Patrice Lumumba School in the academic year 2016/2017. The aim of the study is to understand the students' academic performance in the mathematics discipline, in the transition from the elementary school to the secondary level. In this research we intend to use the quantitative method, based on the application of a questionnaire made to a total of 385 students, in order to obtain the necessary information about the factors that may condition the (in) school success. It is also intended to compare the results obtained by the same students in the previous academic year (2015/2016) in the mathematics discipline, in order to know their performance. Also, identify the causes of (in) success, through interviews with some teachers, in order to obtain their appreciations regarding the students' performance in the math discipline, in this transition of the cycle. We conclude that the household is not very stable, the majority of the students do not live in a comfortable family nucleus, however we can see a reduced number of students in need. The evolution of math performance of students in the transition from 6th grade to 7th grade, it was found that about half of the students maintained the same levels of performance between the end of the 6th grade and the end of the 7th grade (52%). However, only 10% of the students corresponded to a positive evolution, compared with 37% who saw their performance levels evolve negatively.Universidade de Évora2019-02-28T10:31:55Z2019-02-282019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/25254http://hdl.handle.net/10174/25254TID:202178234porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoirenej50@hotmail.com229Carvalho, Irene Quaresma Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:43.801475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
title Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
spellingShingle Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
Carvalho, Irene Quaresma Alves de
Desempenho académico
(in) sucesso escolar
Transição de ciclo
Disciplina de matemática
Academic performance
School failure
Cycle transition
Mathematics discipline
title_short Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
title_full Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
title_fullStr Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
title_full_unstemmed Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
title_sort Análise do desempenho académico na disciplina de matemática dos alunos da 7ª Classe da Escola Patrice Lumumba, Água Grande - S. Tomé e Principe, no ano lectivo de 2016/2017: contribuições para melhoria
author Carvalho, Irene Quaresma Alves de
author_facet Carvalho, Irene Quaresma Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Irene Quaresma Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho académico
(in) sucesso escolar
Transição de ciclo
Disciplina de matemática
Academic performance
School failure
Cycle transition
Mathematics discipline
topic Desempenho académico
(in) sucesso escolar
Transição de ciclo
Disciplina de matemática
Academic performance
School failure
Cycle transition
Mathematics discipline
description O presente trabalho centra-se no desempenho dos alunos da 7ª classe na disciplina de matemática na escola Patrice Lumumba no ano lectivo 2016/2017. O objectivo do estudo é compreender o desempenho académico dos alunos na disciplina de matemática, na transição do ciclo de ensino básico para o ensino secundário. Nesta pesquisa pretende-se utilizar o método quantitativo, com base na aplicação de um questionário feito a um total de 385 alunos, de forma a obter as informações necessárias sobre os factores que possam condicionar o (in) sucesso escolar. Pretende-se ainda comparar os resultados dos três períodos obtidos pelos alunos e do final do ano lectivo anterior (2015/2016) na disciplina de matemática, de forma conhecer o seu desempenho.Também proceder a identificação das causas do (in) sucesso, através de entrevistas a alguns professores, de modo a obter as suas apreciações no que diz respeito ao desempenho dos alunos na disciplina de matemática, nesta transição do ciclo. Concluímos que o agregado familiar não é muito estável; os alunos na sua grande maioria não vivem num núcleo familiar confortável, no entanto podemos verificar um número reduzido de alunos carenciados. A evolução do desempenho em matemática de alunos na transição da 6ª classe para a 7ª classe, apurou-se que, cerca de metade dos alunos manteve os mesmos níveis de desempenho entre o final da 6ª classe e final da 7ª classe (52%). Todavia, somente apenas 10% dos alunos correspondeu a uma evolução positiva, contra 37% que viram os seus níveis de desempenho a evoluir negativamente; Analysis of the academic performance in the math discipline of the students the 7th Class of Patrice Lumumba School, Água Grande - S. Tomé and Príncipe, in the academic year 2016/2017: contributions for improvement. ABSTRACT: The present work focuses on the performance of the students of the 7th grade mathematics discipline at Patrice Lumumba School in the academic year 2016/2017. The aim of the study is to understand the students' academic performance in the mathematics discipline, in the transition from the elementary school to the secondary level. In this research we intend to use the quantitative method, based on the application of a questionnaire made to a total of 385 students, in order to obtain the necessary information about the factors that may condition the (in) school success. It is also intended to compare the results obtained by the same students in the previous academic year (2015/2016) in the mathematics discipline, in order to know their performance. Also, identify the causes of (in) success, through interviews with some teachers, in order to obtain their appreciations regarding the students' performance in the math discipline, in this transition of the cycle. We conclude that the household is not very stable, the majority of the students do not live in a comfortable family nucleus, however we can see a reduced number of students in need. The evolution of math performance of students in the transition from 6th grade to 7th grade, it was found that about half of the students maintained the same levels of performance between the end of the 6th grade and the end of the 7th grade (52%). However, only 10% of the students corresponded to a positive evolution, compared with 37% who saw their performance levels evolve negatively.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28T10:31:55Z
2019-02-28
2019-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25254
http://hdl.handle.net/10174/25254
TID:202178234
url http://hdl.handle.net/10174/25254
identifier_str_mv TID:202178234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
irenej50@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136639365152768