Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30246 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Avaliação) |
id |
RCAP_8dea5eaf240e83d4d1ba75733eb2da28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30246 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso371371.214Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Avaliação)As sucessivas reformas do sistema educativo português das últimas décadas vêm colocando em destaque as políticas de reforço da autonomia nas escolas, sendo-lhe atribuídas funções e competências em vários domínios de gestão: organização pedagógica, organização curricular, recursos humanos, ação social escolar e gestão administrativa. Neste enquadramento, às escolas é exigida uma maior responsabilização na prestação do serviço educativo, visando a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens, tornando-se fulcral a criação de dispositivos administrativos e pedagógicos que funcionem quer como instrumentos de regulação e prestação de contas, quer como percursores de uma aprendizagem crítica e reflexiva. Reconhecendo que uma das condições primordiais para melhorar a qualidade educativa é a autonomia curricular dos professores, pretendemos, com este trabalho, compreender o papel da autoavaliação no esforço global da melhoria da escola, bem como qual o seu contributo para construção da autonomia curricular dos professores e da escola. Neste contexto, no período compreendido entre 2007 e 2009, realizámos um trabalho investigativo num agrupamento de escolas do distrito de Braga. Definimos como principais objetivos (i) averiguar de que forma(s) a autoavaliação contribui para a consecução da autonomia curricular de escola e, consequentemente, da mudança e melhoria do serviço educativo, e (ii) compreender a relação entre a autoavaliação da escola e a autonomia curricular. Desenhamos uma metodologia de investigação apropriada ao contexto do agrupamento, caracterizado por uma população proveniente, na sua maioria, do meio rural, tendo optado por um estudo de caso. Como técnica de recolha de dados recorremos ao inquérito por questionário, que aplicámos a uma amostra de 135 professores, e à realização de entrevistas semiestruturadas, a alguns dos intervenientes no processo de autoavaliação. Servimo-nos, ainda, de uma vasta consulta bibliográfica referente aos vários aspetos que envolviam a problemática, assim como da legislação subjacente. Para a análise e tratamento da informação, recorremos ao estudo estatístico através do programa SPSS e à análise de conteúdo das entrevistas e dos documentos orientadores do agrupamento. A realização deste estudo permitiu-nos concluir que a autonomia curricular dos professores, apesar de ser reconhecida como um elemento importante, não foi influenciada pelo processo de autoavaliação da escola. Embora a autoavaliação tivesse permitido identificar alguns pontos fortes e algumas debilidades, poucos foram os professores que se apropriaram dos resultados e os utilizaram para reconfigurar as suas práticas ou para fazerem deles motivo para melhorar os processos de ensino/aprendizagem que desenvolvem com os alunos.The continuous changes which have been implemented in the the Portuguese Educational System last in the last decades have contributed to stress the reinforcement of the autonomy in schools, providing them a more active role in terms of functions and competence in several managerial fields. As a consequence, schools have a bigger responsibility in terms of accountability for the educational service they provide, concerning the quality of teaching and learning. Therefore, the creation both of administrative and pedagogical expedient which make regulation, accountability and a critical and self-reflexive process possible is essential. Considering that one of the main conditions to better the quality of education is the teacher’s curricular autonomy, we intend to get information in order to understand the role of selfassessment for the school’s global improvement, and also its role for the construction of the teacher’s and the school’s curricular autonomy. In this context in the years 2007 and 2008 we carried out a study near a group of teachers from a group of schools (joined as an “Agrupamento”) in the district of Braga. Its main objectives were to get information about: i) how can self-assessment contribute for the accomplishment of curricular autonomy in school and its consequent change and improvement in terms of educational service provided; ii) to understand the relationship between the self-regulation of schools and curricular autonomy. We carried out the study in an approach we thought appropriate to the study, the case study. Ist participants in the study were a group of teachers, mostly from a rural environment. The study was developed in a mixed perspective. Data collection was retrieved through questionnaires to 135 teachers and semi-structured interview to some of the participant teachers in the process of the school’s self-assessment. We also used a vast bibliography concerning the studied issue as well as the legislation concerning the issue studied. The content analysis was the methodology used to study the data retrieved in the interviews and the regulating documents of the group of schools, and the SPSS was used to analyze the data retrieved from the questionnaires. The results of the study showed that the teacher’s curricular autonomy has been considered as an important process. Despite that, it wasn’t influenced by the process of selfregulation and assessment of schools, although it helped to determine weaknesses and strengths of the schools as a whole. In fact, very few teachers took into consideration these results as triggering point of change in their practices or as a reason to improve the processes of teaching/learning they develop with their students.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoMicaelo, Maria de Fátima da Cunha20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/30246por201484170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:19.921567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso |
title |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso |
spellingShingle |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso Micaelo, Maria de Fátima da Cunha 371 371.214 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso |
title_full |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso |
title_fullStr |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso |
title_sort |
Autoavaliação e autonomia curricular da escola: um estudo de caso |
author |
Micaelo, Maria de Fátima da Cunha |
author_facet |
Micaelo, Maria de Fátima da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, José Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Micaelo, Maria de Fátima da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371 371.214 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
371 371.214 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Avaliação) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30246 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201484170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132492284821504 |