Circular e observar: um estudo de caso na Biblioteca Itinerante de Cantanhede
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82446 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras |
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Circular e observar: um estudo de caso na Biblioteca Itinerante de CantanhedeCirculate and observe: a case study in the Cantanhede Traveling LibraryBibliotecas itinerantesBiblioteca Itinerante de CantanhedeEscolas básicasJardins de infânciaEstudo de casoTraveling librariesCantanhede traveling libraryBasic Schoolskindergarden;Case studyDissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de LetrasAs bibliotecas itinerantes prestam um importante serviço à sociedade, principalmente àqueles que residem em zonas mais longínquas das bibliotecas fixas. Nesta dissertação propusemo-nos a fazer um estudo de caso de uma delas: a Biblioteca Itinerante de Cantanhede. Pretendeu-se compreender o seu funcionamento, através da realização de visitas a essa biblioteca (para observar pessoas, serviços e meios), entrevistas aos responsáveis pelo funcionamento da biblioteca itinerante e, numa fase final, descrição e análise aos aspetos observados, tendo em conta os documentos padrão nessa temática (Diretrizes da IFLA para Bibliotecas Itinerantes). Para atingir estes objetivos, utilizámos o método qualitativo, implementando como estratégia o estudo de caso (à biblioteca itinerante) e como técnicas a observação (direta e não participante), a entrevista e a análise documental, sendo que a observação se traduziu em seis visitas à Biblioteca itinerante, percorrendo (quase) todas as paragens que estão programadas para cada uma delas (excluindo uma, por impossibilidade da própria instituição). Durante todas as seis visitas foram feitas paragens em 19 instituições. Foram observados um total de 416 utilizadores, na sua maioria do sexo masculino (212), representando 50,96% da amostra. Foi registado um número bastante significativo de utilizadores do sexo feminino (204), que representa um total de 49,04% da amostra. A escola que registou um maior número de alunos foi a Escola Garcia Bacelar (Tocha), com um total de 78 utilizadores. As conclusões do estudo revelam que a Biblioteca Itinerante presta um importante serviço a muitas escolas básicas e jardins de infância das zonas rurais de Cantanhede, levando literatura a quem, por motivos de distância da biblioteca fixa de Cantanhede, dificilmente teria acesso. Por tudo aquilo que foi observado (pessoas, serviços e meios), podemos dizer que esta Biblioteca cumpre as Diretrizes da IFLA para Bibliotecas Itinerantes (2014).The traveling libraries provide an important service to society, especially to those who live in remote areas of fixed libraries. In this dissertation we proposed to make a case study of one of them: the Cantanhede Itinerant Library. It was intended to understand how this specific Itinerant Library works, through visitations (to observe people, services and means), interviewing those responsible for the operation of the traveling library and, in a final phase, describing and analyzing the aspects observed, taking into account the standard documents in this theme (IFLA Guidelines for Traveling Libraries). To achieve these objectives, we used the qualitative method, implementing as a strategy the case study (to the itinerant library) and as observation techniques (direct and non-participant), interview and documentary analysis, and the observation was translated into six visits to the itinerant Library, traveling (almost) all the stops that are programmed for each of them (excluding one, due to the impossibility of the institution itself). In all six visits, stops were made at 19 institutions. A total of 416 users were observed, mostly males (212), representing 50.96% of the sample. A significant number of female users (204) were registered, representing a total of 49.04% of the sample. The school that registered the largest number of students was the Garcia Bacelar School (Tocha), with a total of 78 users. The findings of the study reveal that the Traveling Library provides an important service to many elementary schools and kindergartens in rural Cantanhede, bringing literature to those who, for reasons of distance from the Cantanhede fixed library, would hardly have access. For all that has been observed (people, services and media), we can say that this Library complies with the IFLA Guidelines for Itinerant Libraries (2014).2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82446http://hdl.handle.net/10316/82446TID:202045269porMendes, Sónia Cristina Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-19T11:56:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:20.982357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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