A emergência do ensino dos desportos de combate nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Miguel Ângelo de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4684
Resumo: A prática dos desportos de combate, desde que bem orientada, assume uma utilidade educativa onde reúne um conjunto de oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do aluno. Tendo em consideração o seu potencial pedagógico, é um instrumento de grande valor, nas mãos do professor, pela sua ação corporal exclusiva, pela sua natureza histórica, e também o seu rico acervo cultural. O presente estudo foi elaborado sob o tema “ A emergência do ensino dos desportos de combate nas aulas de educação física”, e teve como objetivo, aferir qual a formação dos docentes nesta área e qual a importância que os mesmos dão à abordagem dos desportos de combate nas suas aulas. Neste trabalho a população foi caracterizada pelo conjunto dos professores de educação física das escolas do concelho de Viseu. O estudo teve um carácter exploratório onde foi utilizada uma abordagem qualitativa, através de um questionário fechado, pelos professores inquiridos. Dos 50 professores questionados, realçamos as seguintes conclusões: A grande maioria dos professores atribui um grau positivo de importância à abordagem dos desportos de combate nas aulas de educação física. No que respeita à formação destes, durante o percurso académico, constata-se que aproximadamente dois terços dos docentes adquiriram essas competências. As modalidades que mais lecionam, privilegiam em primeiro lugar, a abordagem da luta, seguido dos desportos de combate (de forma geral), aparecendo em terceiro lugar, o judo. Os principais motivos encontrados pelos professores para não abordarem os desportos de combate nas suas aulas de educação física, passam pela falta de domínio técnico dos docentes nas modalidades e também pelo facto de não fazerem parte do plano anual da disciplina na escola.
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