Avaliação digital como aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15827 |
Resumo: | A crescente utilização da internet e das TIC em contexto educativo tem levado a repensar o papel/função da avaliação das aprendizagens dos alunos, em especial em ambiente online. Com este trabalho, pretende-se apresentar uma reflexão sobre a avaliação digital enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem, numa perspetiva de ‘avaliação para a aprendizagem’ e de ‘avaliação como aprendizagem’. Neste sentido, no que diz respeito ao ambiente online, relevam-se pressupostos organizacionais e funcionais que podem condicionar ou potenciar o sucesso do processo de ensino/aprendizagem/avaliação, nomeadamente ao nível das competências transversais prévias dos alunos e da integração da tecnologia no currículo. |
id |
RCAP_8dfeee2ffeabd24e9c3eea4c269c9eba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/15827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação digital como aprendizagemAvaliação digitalCompetências transversaisIntegração das TICAvaliação como aprendizagemA crescente utilização da internet e das TIC em contexto educativo tem levado a repensar o papel/função da avaliação das aprendizagens dos alunos, em especial em ambiente online. Com este trabalho, pretende-se apresentar uma reflexão sobre a avaliação digital enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem, numa perspetiva de ‘avaliação para a aprendizagem’ e de ‘avaliação como aprendizagem’. Neste sentido, no que diz respeito ao ambiente online, relevam-se pressupostos organizacionais e funcionais que podem condicionar ou potenciar o sucesso do processo de ensino/aprendizagem/avaliação, nomeadamente ao nível das competências transversais prévias dos alunos e da integração da tecnologia no currículo.EDUCOM - APTE2016-06-27T09:39:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15827por1646‐933XBalula, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:22Zoai:ria.ua.pt:10773/15827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:07.090437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação digital como aprendizagem |
title |
Avaliação digital como aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação digital como aprendizagem Balula, Ana Avaliação digital Competências transversais Integração das TIC Avaliação como aprendizagem |
title_short |
Avaliação digital como aprendizagem |
title_full |
Avaliação digital como aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação digital como aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação digital como aprendizagem |
title_sort |
Avaliação digital como aprendizagem |
author |
Balula, Ana |
author_facet |
Balula, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balula, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação digital Competências transversais Integração das TIC Avaliação como aprendizagem |
topic |
Avaliação digital Competências transversais Integração das TIC Avaliação como aprendizagem |
description |
A crescente utilização da internet e das TIC em contexto educativo tem levado a repensar o papel/função da avaliação das aprendizagens dos alunos, em especial em ambiente online. Com este trabalho, pretende-se apresentar uma reflexão sobre a avaliação digital enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem, numa perspetiva de ‘avaliação para a aprendizagem’ e de ‘avaliação como aprendizagem’. Neste sentido, no que diz respeito ao ambiente online, relevam-se pressupostos organizacionais e funcionais que podem condicionar ou potenciar o sucesso do processo de ensino/aprendizagem/avaliação, nomeadamente ao nível das competências transversais prévias dos alunos e da integração da tecnologia no currículo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-06-27T09:39:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/15827 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/15827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646‐933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUCOM - APTE |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUCOM - APTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137560292753408 |