Ambiente 3D Web para visualização de modelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3770 |
Resumo: | Os ambientes 3D são bastante utilizados na simulação de cenários por diversos motivos. Estes permitem simular cenários de forma simples e rápida, sendo por isso uma excelente ferramenta de trabalho. Com o aparecimento da tecnologia WebgGL que nos permite ter gráficos 2D e 3D no browser sem necessidade de plugins, tornou-se mais simples o desenvolvimento de aplicações gráficas para a Web. Com este trabalho pretendeu-se avaliar as capacidades do WebGL através do desenvolvimento de um ambiente 3D Web para visualização de modelos 3D em cenários indoor. O principal objectivo foi a criação de um ambiente 3D Web interactivo que permita ao utilizador interagir com o cenário em tempo real, por exemplo através da navegação no cenário ou da alteração das propriedades da iluminação existente. Além disso, ter ainda a possibilidade de visualizar os seus próprios modelos tridimensionais (construídos num qualquer software de modelação), desde que armazenados no formato OBJ. Pretendeu-se ainda criar um algoritmo de iluminação global baseado no algoritmo de ray tracing, que permitisse o cálculo de reflexões entre os modelos do mundo virtual. |
id |
RCAP_8e0441703fe671de1de787c814dc46c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3770 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ambiente 3D Web para visualização de modelosWebGLVisualização de modelos OBJIluminação interactivaAplicação WebThree.Js - FrameworkAlgoritmo ray tracingOs ambientes 3D são bastante utilizados na simulação de cenários por diversos motivos. Estes permitem simular cenários de forma simples e rápida, sendo por isso uma excelente ferramenta de trabalho. Com o aparecimento da tecnologia WebgGL que nos permite ter gráficos 2D e 3D no browser sem necessidade de plugins, tornou-se mais simples o desenvolvimento de aplicações gráficas para a Web. Com este trabalho pretendeu-se avaliar as capacidades do WebGL através do desenvolvimento de um ambiente 3D Web para visualização de modelos 3D em cenários indoor. O principal objectivo foi a criação de um ambiente 3D Web interactivo que permita ao utilizador interagir com o cenário em tempo real, por exemplo através da navegação no cenário ou da alteração das propriedades da iluminação existente. Além disso, ter ainda a possibilidade de visualizar os seus próprios modelos tridimensionais (construídos num qualquer software de modelação), desde que armazenados no formato OBJ. Pretendeu-se ainda criar um algoritmo de iluminação global baseado no algoritmo de ray tracing, que permitisse o cálculo de reflexões entre os modelos do mundo virtual.3D environments are widely used to simulate scenarios for various reasons. They allow simulation of scenarios quickly and easily, therefore being a great simulation tool. With the appearance of the WebGL technology that allows having 2D and 3D graphics in the browser without plugins, it became easier to develop graphical applications for the Web. This work aims to assess the capabilities of WebGL through the development of a 3D Web environment to visualize models in indoor scenarios. The main objective was to create an interactive 3D environment that allows the user to interact in real time with the scenario, for example by walking through the scenario or changing properties of the lights. Besides, having the possibility to view his own models (built in any modeling tool) stored in OBJ format. It was intended to also create a global illumination algorithm based on ray tracing algorithm, enabling the calculation of reflections between the models of the virtual world.Silva, Frutuoso Gomes Mendes dauBibliorumPesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues2015-07-23T15:17:02Z20122012-102012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:07.724991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos |
title |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos |
spellingShingle |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos Pesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues WebGL Visualização de modelos OBJ Iluminação interactiva Aplicação Web Three.Js - Framework Algoritmo ray tracing |
title_short |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos |
title_full |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos |
title_fullStr |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos |
title_full_unstemmed |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos |
title_sort |
Ambiente 3D Web para visualização de modelos |
author |
Pesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues |
author_facet |
Pesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Frutuoso Gomes Mendes da uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pesqueira, Ricardo Jorge de Jesus Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
WebGL Visualização de modelos OBJ Iluminação interactiva Aplicação Web Three.Js - Framework Algoritmo ray tracing |
topic |
WebGL Visualização de modelos OBJ Iluminação interactiva Aplicação Web Three.Js - Framework Algoritmo ray tracing |
description |
Os ambientes 3D são bastante utilizados na simulação de cenários por diversos motivos. Estes permitem simular cenários de forma simples e rápida, sendo por isso uma excelente ferramenta de trabalho. Com o aparecimento da tecnologia WebgGL que nos permite ter gráficos 2D e 3D no browser sem necessidade de plugins, tornou-se mais simples o desenvolvimento de aplicações gráficas para a Web. Com este trabalho pretendeu-se avaliar as capacidades do WebGL através do desenvolvimento de um ambiente 3D Web para visualização de modelos 3D em cenários indoor. O principal objectivo foi a criação de um ambiente 3D Web interactivo que permita ao utilizador interagir com o cenário em tempo real, por exemplo através da navegação no cenário ou da alteração das propriedades da iluminação existente. Além disso, ter ainda a possibilidade de visualizar os seus próprios modelos tridimensionais (construídos num qualquer software de modelação), desde que armazenados no formato OBJ. Pretendeu-se ainda criar um algoritmo de iluminação global baseado no algoritmo de ray tracing, que permitisse o cálculo de reflexões entre os modelos do mundo virtual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-10 2012-01-01T00:00:00Z 2015-07-23T15:17:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3770 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136347567423488 |