Divulgação do Exército aos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Pedro Lemos Caetano da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19244
Resumo: Esta investigação aborda o problema do Impacto que o Dia da Defesa Nacional tem na perceção dos jovens em relação às Forças Armadas ao Exército Português. O objetivo da investigação é perceber qual a opinião que estes tinham antes e depois de passarem pela experiência e aferir se essa iniciativa reúne condições para motivar os jovens a ingressar nas Forças Armadas, em particular no Exército. Os objetivos específicos para esta investigação são a caraterização da perceção dos jovens sobre as Forças Armadas, com incidência no Exército, antes e após a participação no Dia da Defesa Nacional, identificar se existem diferentes apreciações ao nível regional e por último aferir se a informação e a experiência obtidas são suscetíveis de contribuir para que os jovens vejam no Exército uma escolha para o seu futuro. Esta investigação seguiu um raciocínio hipotético-dedutivo uma fez que se formularam três questões de investigação e para cada uma delas foi definida uma hipótese de resposta que depois foi confrontada com dados factuais para que se chegasse a uma conclusão. As três questões de investigação foram: Que perceções têm os jovens em relação às Forças Armadas, em particular a respeito do Exército (antes e depois do Dia da Defesa Nacional)?; Se existe diferenciação regional nas perceções dos jovens em relação às Forças Armadas e ao Exército?; Será a informação obtida pelo jovem no DDN suficiente e adequada para que este veja nas Forças Armadas, e no Exército em particular, uma escolha de Futuro? Posto isto e decorrente da análise feita a todas estas questões foram levantadas hipóteses para esta investigação que foram: a perceção dos jovens sobre as Forças Armadas e sobre o Exército é negativa antes e depois do DDN; a perceção dos Jovens não manifesta diferenciações regionais; a informação fornecida no DDN é adequada, mas incompleta. Na confrontação dos resultados com as hipóteses verificou-se que para a primeira questão de investigação, a resposta é que, antes do Dia da Defesa Nacional a perceção que os jovens têm do Exército era menos positiva, tendo mudado para melhor depois da participação no evento, tendência que se mantém ao longo dos anos observados. Seguidamente, para a segunda questão de investigação, conclui-se que não se verifica diferenciação regional, na perceção dos jovens, porque em todas elas, esta é positiva; porém, o nível de escolaridade pode influenciar a perceção do Exército para os jovens. Em abordagem à terceira questão de investigação percebe-se que a informação fornecida no Dia da Defesa Nacional não é inteiramente adequada, porque não contempla a intervenção nas fases mais importantes na escolha de futuro de um jovem, mas é completa, porque apesar de não se traduzir em números de incorporações contribui para modificar positivamente as perceções. Em suma, o Dia da Defesa Nacional têm realmente impacto positivo na perceção dos jovens em relação ao Exército Português. Contudo, tal não se traduz necessariamente na predisposição dos jovens para ingressar nas Forças Armadas. Com efeito, existe ainda um défice de candidatos em relação ao número de vagas que o Exército disponibiliza nos últimos anos. Para compreender esta realidade, importa referir que a pouca informação junto das escolas, o facto do próprio ensino não contemplar conteúdos relacionados com a Defesa Nacional nos ciclos de estudos, contribui para o distanciamento que os jovens de hoje manifestam em relação às Forças Armadas em geral. Ainda assim, se percebe que os jovens cada vez mais têm um grau de escolaridade mais elevado quando frequentam o Dia da Defesa Nacional, e neste caso, verifica-se que os programas apresentados pela Força Aérea, são os que mais atraem este tipo de jovens, mesmo sendo o Exército a entidade responsável por receber a maior parte dos participantes deste evento nos seus Centros de Divulgação da Defesa Nacional. Este dado sugere uma revisão na forma como o Exército procede à divulgação junto daqueles que num futuro próximo podem vir a ingressar no Ramo.
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Os objetivos específicos para esta investigação são a caraterização da perceção dos jovens sobre as Forças Armadas, com incidência no Exército, antes e após a participação no Dia da Defesa Nacional, identificar se existem diferentes apreciações ao nível regional e por último aferir se a informação e a experiência obtidas são suscetíveis de contribuir para que os jovens vejam no Exército uma escolha para o seu futuro. Esta investigação seguiu um raciocínio hipotético-dedutivo uma fez que se formularam três questões de investigação e para cada uma delas foi definida uma hipótese de resposta que depois foi confrontada com dados factuais para que se chegasse a uma conclusão. As três questões de investigação foram: Que perceções têm os jovens em relação às Forças Armadas, em particular a respeito do Exército (antes e depois do Dia da Defesa Nacional)?; Se existe diferenciação regional nas perceções dos jovens em relação às Forças Armadas e ao Exército?; Será a informação obtida pelo jovem no DDN suficiente e adequada para que este veja nas Forças Armadas, e no Exército em particular, uma escolha de Futuro? Posto isto e decorrente da análise feita a todas estas questões foram levantadas hipóteses para esta investigação que foram: a perceção dos jovens sobre as Forças Armadas e sobre o Exército é negativa antes e depois do DDN; a perceção dos Jovens não manifesta diferenciações regionais; a informação fornecida no DDN é adequada, mas incompleta. Na confrontação dos resultados com as hipóteses verificou-se que para a primeira questão de investigação, a resposta é que, antes do Dia da Defesa Nacional a perceção que os jovens têm do Exército era menos positiva, tendo mudado para melhor depois da participação no evento, tendência que se mantém ao longo dos anos observados. Seguidamente, para a segunda questão de investigação, conclui-se que não se verifica diferenciação regional, na perceção dos jovens, porque em todas elas, esta é positiva; porém, o nível de escolaridade pode influenciar a perceção do Exército para os jovens. Em abordagem à terceira questão de investigação percebe-se que a informação fornecida no Dia da Defesa Nacional não é inteiramente adequada, porque não contempla a intervenção nas fases mais importantes na escolha de futuro de um jovem, mas é completa, porque apesar de não se traduzir em números de incorporações contribui para modificar positivamente as perceções. Em suma, o Dia da Defesa Nacional têm realmente impacto positivo na perceção dos jovens em relação ao Exército Português. Contudo, tal não se traduz necessariamente na predisposição dos jovens para ingressar nas Forças Armadas. Com efeito, existe ainda um défice de candidatos em relação ao número de vagas que o Exército disponibiliza nos últimos anos. Para compreender esta realidade, importa referir que a pouca informação junto das escolas, o facto do próprio ensino não contemplar conteúdos relacionados com a Defesa Nacional nos ciclos de estudos, contribui para o distanciamento que os jovens de hoje manifestam em relação às Forças Armadas em geral. Ainda assim, se percebe que os jovens cada vez mais têm um grau de escolaridade mais elevado quando frequentam o Dia da Defesa Nacional, e neste caso, verifica-se que os programas apresentados pela Força Aérea, são os que mais atraem este tipo de jovens, mesmo sendo o Exército a entidade responsável por receber a maior parte dos participantes deste evento nos seus Centros de Divulgação da Defesa Nacional. Este dado sugere uma revisão na forma como o Exército procede à divulgação junto daqueles que num futuro próximo podem vir a ingressar no Ramo.This research addresses the problem of the Impact that the National Defense Day has on the perception of young people in relation to the Portuguese Army. The purpose of the research on this topic is to understand what the opinion they had before and after experiencing this event and to verify if this initiative gathers the conditions to motivate the young to enter the Armed Forces, in particular in the Army. The specific objectives for this investigation are the characterization of the perception of the young people about the Armed Forces, with incidence in the Army, before and after the participation in National Defense Day, to identify if there are different assessments at the regional level and finally to verify if the information and the experience is likely to help young people see the Army as a choice for their future. This investigation followed a hypothetical-deductive reasoning one did that three questions of investigation were formulated and for each one of them was defined a hypothesis of answer that later was confronted with factual data so that a conclusion was arrived at. The three research questions were: What perceptions do young people have about the Armed Forces, in particular about the Army (before and after National Defense Day)? If there is regional differentiation in the perceptions of young people in relation to the Armed Forces and the Army?; Is the information obtained by the young person in the National Defense Day adequate and adequate for him to see in the Armed Forces, and in the Army in particular, a Future choice? Given this and from the analysis made to all these questions were raised hypotheses for this investigation were: the perception of young people about the Armed Forces and the Army is negative before and after the National Defense Day; The perception of the Young people does not manifest regional differentiations; The information provided in the DDN is adequate, but incomplete, respectively. Thus, in order to obtain qualitative and quantitative information, it was decided to use data collection technique Documentary Analysis. In the confrontation of the results with the hypotheses it was verified that for the first question of investigation, the answer is that, before National Defense Day, the perception that the youths have of the Army is negative, however, after the participation in this the perception is positive, Also possible to observe over the years. Secondly, for the second research question, it is concluded that the tendency in the regions has been to increase the level of schooling, the loss of interest in the Army over theyears may be a reality to the detriment of other branches, such as the Air Force. That is, although there is no regional differentiation, in the perception of young people, because in all of them, this is positive, schooling can influence the loss of importance of the Army for young people. In approaching the third question of investigation, it is noticed that the information provided in the NDD is not adequate, because it does not contemplate intervention in the most important phases in the future choice of a young person, but it is complete, because although it does not translate into numbers of Because it is not adequate, yet the one that is made available is complete. In conclusion it is found that by crossing the discussion of results for the 3 research questions the answer that arises to the central question of this problem is that in fact, as it happens in the first question of investigation, the NDD do have a positive impact in the perception However, there is still a shortage of candidates in relation to the number of vacancies that the Army has made available in recent years, caused by the lack of information in schools and by the teaching itself not to contemplate contents related to National Defense in the Cycles of studies, which leads to a loss of importance of the Armed Forces in general, for the young of today. Even so, it is noticed that young people increasingly have a higher education level when they attend National Defense Day, and in this case, it is verified that the programs presented by the Air Force are the most convincing of this type of youth , Even though the Army is the entity responsible for receiving most of the participants of this event in its National Defense Disclosure Centers. This suggests a revision in the way the Army carries out the dissemination to those who, in the near future, will be the representatives of the institution, so that the problem of the lack of candidates for the institution can be solved and translated into more and better numbers.Bandeira, Ana Maria C. Romão LestonRodrigues, PauloRepositório ComumPereira, João Pedro Lemos Caetano da Silva2017-11-09T14:35:01Z2017-052017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19244201758199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:43.615669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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