A opção dos alunos pelas tecnologias: um olhar sobre a utilização do Sketchpad na resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/325 |
Resumo: | Dissertação de mest., Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2007 |
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A opção dos alunos pelas tecnologias: um olhar sobre a utilização do Sketchpad na resolução de problemasTesesEnsinoMatemáticaResolução de problemasTecnologiasSketchpadMétodo computacionalMétodo analíticoAula de matemáticaDissertação de mest., Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2007Este estudo tem como propósito investigar de que modo os alunos utilizam uma ferramenta tecnológica e reconhecem a sua utilidade na resolução de problemas de Matemática quando são incentivados a escolherem o seu próprio método de resolução. A investigação envolveu uma turma do 11º ano e foi conduzida desde Novembro de 2005 até Julho de 2006. São objectivos deste estudo: (a) compreender o que leva os alunos a recorrerem ao uso das tecnologias na actividade da resolução de problemas na aula de Matemática; (b) averiguar como se reflecte na resolução de problemas e nos processos desenvolvidos pelos alunos a sua decisão de recorrerem ou não a uma ferramenta tecnológica e (c) identificar as vantagens e desvantagens do recurso às tecnologias, no processo de resolução de problemas. Em consonância com os focos de investigação, seguiu-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recolha e análise de dados assente na leitura e interpretação de informação obtida de diversas fontes: questionários, produtos emergentes do trabalho dos alunos, gravação em vídeo de aulas, registos da observação participante da professora-investigadora. O trabalho de campo na sala de aula foi dividido em duas etapas. Na 1ª Fase, todos os alunos resolveram os problemas pelo método computacional, com o The Geometer’s Sketchpad, e pelo método analítico, podendo utilizar a calculadora gráfica sempre que se justificasse; na Fase Final os alunos podiam optar entre os dois métodos de resolução. Com base nos respectivos desempenhos, foram seleccionados para serem entrevistados, quatro grupos que constituíram casos, percorrendo o espectro desde o extremo dos “analíticos convictos” até ao dos “tecnológicos convictos”. O estudo permitiu formular um conjunto de conclusões. Assim, de acordo com os dados, apesar do gosto e motivação que os alunos têm no trabalho com as tecnologias na resolução de problemas, todos valorizam mais o método analítico. Acham-no mais exigente comparativamente com os procedimentos a ter com o auxílio do computador. De certa forma, o computador é visto como um facilitador e como um atalho, em determinadas etapas. No domínio da resolução de problemas, nomeadamente no que diz respeito aos modelos conceptuais (como os de George Polya e de Alan Schoenfeld), podemos considerar que a fase da compreensão é determinante em ambos os métodos, enquanto que as duas fases seguintes, elaboração do plano e execução do plano, revelam características distintas nos dois modos de resolução. Com o recurso ao computador, os alunos oscilam regularmente entre a concepção de uma estratégia e a sua execução, pela capacidade de experimentação que a ferramenta lhes oferece. Não é, assim, claramente marcada a separação entre o delinear de uma acção e a sua execução, como acontece analiticamente. Apesar das diversas preferências reveladas pelos alunos, todos consideram que o computador tem vantagens, entre as quais destacam o poder de visualização, reconhecendo-lhe até importância para a resolução com papel e lápis. Por último, tornou-se evidente a influência do computador no modo como a natureza problemática da situação é sentida pelo aluno. O recurso ao computador altera o problema, podendo simplificar ou embaraçar a procura da solução. Este estudo permitiu perceber que é possível encontrar desafios estimulantes nos recursos diários, como é o caso do manual escolar, bastando para isso um olhar diferente e motivado para a utilização de uma determinada ferramenta tecnológica. Como recomendação final, é de referir a importância de dar aos alunos espaço e tempo para irem ultrapassando obstáculos, mesmo que isso possa parecer um desperdício. Certamente, este investimento acaba por produzir resultados magníficos na aprendizagem dos alunos.Carreira, Susana Paula GraçaSapientiaFerreira, Palmira da Luz André Valente2011-09-07T16:04:26Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/325por37.013:51 FER*Opç Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:04Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:41.825705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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