E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/544 |
Resumo: | As Pequenas e Médias Empresas desempenham um papel central quer em Portugal quer na União Europeia, o que exige respostas económicas e de política social específicas no acesso à educação e à formação profissional contínua. O primeiro objectivo geral desta dissertação foi a promoção do uso das novas tecnologias e o recurso a abordagens de orientação e aconselhamento tendo em vista incrementar a qualidade da aprendizagem, pelo acesso a recursos e serviços de formação online, disponibilizando assim, ferramentas adequadas de formação e avaliação e do retorno do investimento do e-learning, dirigidas a PME. As PME têm exigências particulares e o e-learning apresenta-se como uma opção muito interessante e vantajosa quer em termos de aperfeiçoamento e melhoria de competências, através do uso de cenários reais de aprendizagem e de contextos de auto-aprendizagem, quer em termos de resultados empresariais mais competitivos, ao reduzir custos e ao promover níveis mais elevados de interacção e colaboração entre os trabalhadores. As associações empresariais e outras entidades de base cooperativa podiam e deviam ser poderosos fornecedores de (in)formação e, quando combinados com os parceiros tecnológicos adequados, podem criar soluções e situações de poupança real e de retorno do investimento em e-learning para as PME. Esta investigação adaptou-se os objectivos aos resultados obtidos no seu decurso optando-se por fazer o estudo de duas associações representativas do sector, em detrimento da construção de um portal agregador de todas as associações e da caracterização personalizada dado o estado ainda muito rudimentar do e-learning nas PME. Mostra ainda esta investigação a importância fundamental do e-learning na formação das PME. Small and Medium Enterprises play a central role both in Portugal in the European Union, which requires answers to economic and social policy in particular access to education and vocational training. The first objective of this dissertation was to promote the use of new technologies and the use of guidance and counseling approaches in order to improve the quality of learning, access to resources and training services online, providing thus suitable tools for training and evaluation and return on investment of e-learning, targeted at SME. SMEs have particular requirements and e-learning is presented as an option very interesting and advantageous in terms of refinement and improvement of skills through the use of scenarios of real learning and self-learning contexts, both in terms of results business more competitive by reducing costs and promoting higher levels of interaction and collaboration among workers. Business associations and other entities in cooperative basis could and should be powerful suppliers (in) formation and, when combined with appropriate technology partners can create solutions and situations of real savings and return on investment in e-learning for SME. This research has adapted the targets to the results obtained during the course chose to make the study of two associations representing the sector at the expense of building a portal aggregator for all associations and custom characterization of the state still very rudimentary e-learning in SMEs. This research also shows the crucial importance of e-learning in SME training. |
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