E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joaquim Agostinho Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/544
Resumo: As Pequenas e Médias Empresas desempenham um papel central quer em Portugal quer na União Europeia, o que exige respostas económicas e de política social específicas no acesso à educação e à formação profissional contínua. O primeiro objectivo geral desta dissertação foi a promoção do uso das novas tecnologias e o recurso a abordagens de orientação e aconselhamento tendo em vista incrementar a qualidade da aprendizagem, pelo acesso a recursos e serviços de formação online, disponibilizando assim, ferramentas adequadas de formação e avaliação e do retorno do investimento do e-learning, dirigidas a PME. As PME têm exigências particulares e o e-learning apresenta-se como uma opção muito interessante e vantajosa quer em termos de aperfeiçoamento e melhoria de competências, através do uso de cenários reais de aprendizagem e de contextos de auto-aprendizagem, quer em termos de resultados empresariais mais competitivos, ao reduzir custos e ao promover níveis mais elevados de interacção e colaboração entre os trabalhadores. As associações empresariais e outras entidades de base cooperativa podiam e deviam ser poderosos fornecedores de (in)formação e, quando combinados com os parceiros tecnológicos adequados, podem criar soluções e situações de poupança real e de retorno do investimento em e-learning para as PME. Esta investigação adaptou-se os objectivos aos resultados obtidos no seu decurso optando-se por fazer o estudo de duas associações representativas do sector, em detrimento da construção de um portal agregador de todas as associações e da caracterização personalizada dado o estado ainda muito rudimentar do e-learning nas PME. Mostra ainda esta investigação a importância fundamental do e-learning na formação das PME. Small and Medium Enterprises play a central role both in Portugal in the European Union, which requires answers to economic and social policy in particular access to education and vocational training. The first objective of this dissertation was to promote the use of new technologies and the use of guidance and counseling approaches in order to improve the quality of learning, access to resources and training services online, providing thus suitable tools for training and evaluation and return on investment of e-learning, targeted at SME. SMEs have particular requirements and e-learning is presented as an option very interesting and advantageous in terms of refinement and improvement of skills through the use of scenarios of real learning and self-learning contexts, both in terms of results business more competitive by reducing costs and promoting higher levels of interaction and collaboration among workers. Business associations and other entities in cooperative basis could and should be powerful suppliers (in) formation and, when combined with appropriate technology partners can create solutions and situations of real savings and return on investment in e-learning for SME. This research has adapted the targets to the results obtained during the course chose to make the study of two associations representing the sector at the expense of building a portal aggregator for all associations and custom characterization of the state still very rudimentary e-learning in SMEs. This research also shows the crucial importance of e-learning in SME training.
id RCAP_8e186b4412eaaf6eaf66126d9175bf07
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.E-learningPMEEnsino à distânciaTMIAs Pequenas e Médias Empresas desempenham um papel central quer em Portugal quer na União Europeia, o que exige respostas económicas e de política social específicas no acesso à educação e à formação profissional contínua. O primeiro objectivo geral desta dissertação foi a promoção do uso das novas tecnologias e o recurso a abordagens de orientação e aconselhamento tendo em vista incrementar a qualidade da aprendizagem, pelo acesso a recursos e serviços de formação online, disponibilizando assim, ferramentas adequadas de formação e avaliação e do retorno do investimento do e-learning, dirigidas a PME. As PME têm exigências particulares e o e-learning apresenta-se como uma opção muito interessante e vantajosa quer em termos de aperfeiçoamento e melhoria de competências, através do uso de cenários reais de aprendizagem e de contextos de auto-aprendizagem, quer em termos de resultados empresariais mais competitivos, ao reduzir custos e ao promover níveis mais elevados de interacção e colaboração entre os trabalhadores. As associações empresariais e outras entidades de base cooperativa podiam e deviam ser poderosos fornecedores de (in)formação e, quando combinados com os parceiros tecnológicos adequados, podem criar soluções e situações de poupança real e de retorno do investimento em e-learning para as PME. Esta investigação adaptou-se os objectivos aos resultados obtidos no seu decurso optando-se por fazer o estudo de duas associações representativas do sector, em detrimento da construção de um portal agregador de todas as associações e da caracterização personalizada dado o estado ainda muito rudimentar do e-learning nas PME. Mostra ainda esta investigação a importância fundamental do e-learning na formação das PME. Small and Medium Enterprises play a central role both in Portugal in the European Union, which requires answers to economic and social policy in particular access to education and vocational training. The first objective of this dissertation was to promote the use of new technologies and the use of guidance and counseling approaches in order to improve the quality of learning, access to resources and training services online, providing thus suitable tools for training and evaluation and return on investment of e-learning, targeted at SME. SMEs have particular requirements and e-learning is presented as an option very interesting and advantageous in terms of refinement and improvement of skills through the use of scenarios of real learning and self-learning contexts, both in terms of results business more competitive by reducing costs and promoting higher levels of interaction and collaboration among workers. Business associations and other entities in cooperative basis could and should be powerful suppliers (in) formation and, when combined with appropriate technology partners can create solutions and situations of real savings and return on investment in e-learning for SME. This research has adapted the targets to the results obtained during the course chose to make the study of two associations representing the sector at the expense of building a portal aggregator for all associations and custom characterization of the state still very rudimentary e-learning in SMEs. This research also shows the crucial importance of e-learning in SME training.2013-08-16T12:28:55Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/544porCota: TMI 27Carvalho, Joaquim Agostinho Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
title E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
spellingShingle E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
Carvalho, Joaquim Agostinho Duarte
E-learning
PME
Ensino à distância
TMI
title_short E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
title_full E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
title_fullStr E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
title_full_unstemmed E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
title_sort E-Learning: um factor dinâmico de sucesso em formação nas PME.
author Carvalho, Joaquim Agostinho Duarte
author_facet Carvalho, Joaquim Agostinho Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joaquim Agostinho Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
PME
Ensino à distância
TMI
topic E-learning
PME
Ensino à distância
TMI
description As Pequenas e Médias Empresas desempenham um papel central quer em Portugal quer na União Europeia, o que exige respostas económicas e de política social específicas no acesso à educação e à formação profissional contínua. O primeiro objectivo geral desta dissertação foi a promoção do uso das novas tecnologias e o recurso a abordagens de orientação e aconselhamento tendo em vista incrementar a qualidade da aprendizagem, pelo acesso a recursos e serviços de formação online, disponibilizando assim, ferramentas adequadas de formação e avaliação e do retorno do investimento do e-learning, dirigidas a PME. As PME têm exigências particulares e o e-learning apresenta-se como uma opção muito interessante e vantajosa quer em termos de aperfeiçoamento e melhoria de competências, através do uso de cenários reais de aprendizagem e de contextos de auto-aprendizagem, quer em termos de resultados empresariais mais competitivos, ao reduzir custos e ao promover níveis mais elevados de interacção e colaboração entre os trabalhadores. As associações empresariais e outras entidades de base cooperativa podiam e deviam ser poderosos fornecedores de (in)formação e, quando combinados com os parceiros tecnológicos adequados, podem criar soluções e situações de poupança real e de retorno do investimento em e-learning para as PME. Esta investigação adaptou-se os objectivos aos resultados obtidos no seu decurso optando-se por fazer o estudo de duas associações representativas do sector, em detrimento da construção de um portal agregador de todas as associações e da caracterização personalizada dado o estado ainda muito rudimentar do e-learning nas PME. Mostra ainda esta investigação a importância fundamental do e-learning na formação das PME. Small and Medium Enterprises play a central role both in Portugal in the European Union, which requires answers to economic and social policy in particular access to education and vocational training. The first objective of this dissertation was to promote the use of new technologies and the use of guidance and counseling approaches in order to improve the quality of learning, access to resources and training services online, providing thus suitable tools for training and evaluation and return on investment of e-learning, targeted at SME. SMEs have particular requirements and e-learning is presented as an option very interesting and advantageous in terms of refinement and improvement of skills through the use of scenarios of real learning and self-learning contexts, both in terms of results business more competitive by reducing costs and promoting higher levels of interaction and collaboration among workers. Business associations and other entities in cooperative basis could and should be powerful suppliers (in) formation and, when combined with appropriate technology partners can create solutions and situations of real savings and return on investment in e-learning for SME. This research has adapted the targets to the results obtained during the course chose to make the study of two associations representing the sector at the expense of building a portal aggregator for all associations and custom characterization of the state still very rudimentary e-learning in SMEs. This research also shows the crucial importance of e-learning in SME training.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-08-16T12:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/544
url http://hdl.handle.net/11328/544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMI 27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302547005964288