Contos ilustrados a partir de Hans Christian Andersen
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23458 |
Resumo: | O projecto Contos Ilustrados a Partir de H.C. Andersen é constituído pelo desenvolvimento de um livro infantil ilustrado, para cuja criação foi estudada a temática da ilustração e da literatura infanto-juvenil. O projeto foi dividido em dois objetivos centrais: a parte conceptual e a componente visual e criativa. Ao nível conceptual, procurou-se consubstanciar os fundamentos teóricos e aprofundar o conhecimento dos seguintes temas: ilustração, literatura infanto-juvenil, psicologia da cor e desenvolvimento visual infantil. Ao nível da componente visual e criativa, procurou-se sistematizar através do enquadramento teórico uma imagem global da ilustração, estudando os factores que influenciaram o que hoje se realiza nesta área. Em termos práticos, desenvolveram-se competências artísticas e técnicas no campo da ilustração para esta faixa etária, resultantes do estudo e experimentação com diferentes técnicas artísticas ao nível manual e digital, bem como composição, teoria da cor, design de personagens e volumetria. Na edição do livro ilustrado — o produto final deste projecto — procurou-se relacionar o texto com a ilustração (em termos de layout e semanticamente), de modo a obter harmonia e dinâmica, amplificando a expressividade do texto. Concluiu-se que todo o processo prático, desde o planeamento até ao resultado final, foi bastante demorado e explorativo, mas ainda assim essencial para o aprofundamento dos meus conhecimentos na respectiva área. A parte conceptual permitiu-me a recolha de informações que na hora de desenvolver o processo prático se tornaram úteis. |
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Contos ilustrados a partir de Hans Christian AndersenDesign visualIlustraçãoContosLiteratura infantilProjeto de mestradoO projecto Contos Ilustrados a Partir de H.C. Andersen é constituído pelo desenvolvimento de um livro infantil ilustrado, para cuja criação foi estudada a temática da ilustração e da literatura infanto-juvenil. O projeto foi dividido em dois objetivos centrais: a parte conceptual e a componente visual e criativa. Ao nível conceptual, procurou-se consubstanciar os fundamentos teóricos e aprofundar o conhecimento dos seguintes temas: ilustração, literatura infanto-juvenil, psicologia da cor e desenvolvimento visual infantil. Ao nível da componente visual e criativa, procurou-se sistematizar através do enquadramento teórico uma imagem global da ilustração, estudando os factores que influenciaram o que hoje se realiza nesta área. Em termos práticos, desenvolveram-se competências artísticas e técnicas no campo da ilustração para esta faixa etária, resultantes do estudo e experimentação com diferentes técnicas artísticas ao nível manual e digital, bem como composição, teoria da cor, design de personagens e volumetria. Na edição do livro ilustrado — o produto final deste projecto — procurou-se relacionar o texto com a ilustração (em termos de layout e semanticamente), de modo a obter harmonia e dinâmica, amplificando a expressividade do texto. Concluiu-se que todo o processo prático, desde o planeamento até ao resultado final, foi bastante demorado e explorativo, mas ainda assim essencial para o aprofundamento dos meus conhecimentos na respectiva área. A parte conceptual permitiu-me a recolha de informações que na hora de desenvolver o processo prático se tornaram úteis.The project Contos Ilustrados de H.C. Andersen consists of the development of an illustrated children’s book for whose creation the topics of illustration and literature for children and youth were studied. The project was divided into two main objectives: the conceptual part, and the visual and creative component. At the conceptual level, the aim was to consolidate the theoretical foundations and to deepen the knowledge of the following themes: illustration, children’s literature, color psychology, and children’s visual development. At the level of the visual and creative component, the aim was to systematize, through the theoretical framework, a global image of the illustration, studying the factors that influenced what is happening today in this area. In practical terms, artistic and technical skills have been developed in the field of illustration for this age group, resulting from the study of and experimentation with different artistic techniques at the manual and digital level, as well as composition, color theory, character design and volumetry. In the edition of the illustrated book - the final product of this project - the aim was to relate the text to the illustration (both in terms of layout and semantically) in order to achieve harmony and dynamism, amplifying the expressiveness of the text. Summing up, the whole practical process, from planning to the final result, was quite time-consuming and required a great deal of research, but was still essential for the deepening of my knowledge in the respective area. The theoretical part allowed me to collect information that became useful, for developing the illustration process.Vilas-Boas, ArmandoRepositório ComumSauer, Sarah Daniella2018-07-27T15:28:21Z2018-04-01T00:00:00Z2018-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23458201956799pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:18.855654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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