O papel mediador da coerção física, da ligação e da regulação na relação entre atribuições parentais e problemas de internalização das crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27941 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
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O papel mediador da coerção física, da ligação e da regulação na relação entre atribuições parentais e problemas de internalização das criançasPráticas parentaisCrianças - relações familiaresCrianças - DesenvolvimentoTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O presente estudo teve como principal objetivo analisar o papel mediador das práticas parentais na relação entre as atribuições parentais e os problemas de internalização da criança. Neste estudo participaram 88 pais adultos (M = 38.56; DP = 5.95), com pelo menos um filho entre os 6 e os 12 anos, da zona Centro e de Lisboa e Vale do Tejo. Os participantes preencheram questionários de autorrelato. Avaliou-se as atribuições parentais (Parent Cognition Scale), as práticas parentais (Parenting Styles and Dimensions Questionnaire) e os problemas de internalização dos filhos (Questionário de Capacidades e de Dificuldades – SDQ). Aplicou-se ainda um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram que tanto as atribuições parentais focadas na criança como as focadas no adulto se encontravam relacionadas com a regulação, mas apenas as atribuições focadas na criança se associavam com a coerção física e atribuições focadas no adulto com a ligação. Observaram-se ainda efeitos diretos entre as atribuições parentais focadas no adulto e os problemas de internalização (efeito negativo) e as atribuições parentais focadas na criança e os problemas de internalização (efeito positivo). Relativamente aos efeitos de mediação, verificou-se que a coerção física mediava a relação entre as atribuições parentais focadas na criança e os problemas de internalização. O presente estudo evidencia a importância da investigação ao nível das atribuições parentais e o seu impacto no desenvolvimento da criança. Compreendendo-se o impacto das práticas parentais nesta relação, uma intervenção ao nível das mesmas poderá ajudar a romper padrões disfuncionais.The present study analyzed the parental attributions and child internalizing problems, through the mediating role of certain parenting practices. The participants were 88 adult parents (M = 38.56, SD = 5.95), with at least one child between 6 and 12 years, from the Central region, Lisbon and Vale do Tejo. Participants completed self-report questionnaires about parental attributions (Parent Cognition Scale), parenting practices (Parenting Styles and Dimensions Questionnaire) and children internalizing problems (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ), and also completed a sociodemographic questionnaire. The results showed that both the child-responsibility attributions and parent-causal attributions are associated to the regulation. Child-responsibility attributions are also associated with physical coercion and parent-causal attributions with regulation. Also, both parental-causal attributions and child-responsibility are associated with child internalizing problems, but the first negatively and the second positively. Finally, were found that physical coercion plays a mediation role in the relationship between child-responsibility attributions and child internalizing problems. This study emphasizes the importance of research in terms of parental attributions and their impact on child development. Understanding the impact of parenting in this relationship, an intervention on parenting may help breaking dysfunctional patterns.Pedro, Marta Maria Figueiredo, 1982-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Adriana Filipa Rodrigues2017-06-01T15:41:37Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27941TID:201915090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:11.750554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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