Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino, José
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/605
Resumo: Nesta dissertação apresenta-se o S3L, fundamentalmente uma API que fornece serviços de segurança (Privacidade, Autenticação, Integridade e Sequenciação -- contra ataques-de-repetição --) imediatamente acima da interface de programação dos sockets de Berkeley, preservando, tanto quanto possível, grandes semelhanças sintácticas e semânticas com o dito modelo de programação. O S3L permite a migração, com um mínimo de esforço, de aplicações não seguras baseadas em sockets de Berkeley, para um modo de operação mais seguro, no qual a troca de informação de segurança (e.g, chaves, algoritmos, números de sequência, códigos de autenticação, etc.) ocorre de uma forma quase stateless. Desde que tenha lugar uma execução inicial do protocolo proposto Skeyx (o qual permite a troca segura de chaves públicas de Diffie-Hellman não certificadas) então, quaisquer contactos futuros entre duas entidades comunicantes poderão ocorrer, quer sobre protocolos não-orientados-à-conexão (IP/UDP) -- incluindo a variante multiponto --, quer sobre protocolos orientados-à-conexão (TCP), sem que para tal seja necessário o estabelecimento prévio de uma sessão segura. A informação de segurança específica para cada pacote viaja lado a lado com os dados do utilizador e a única (mas obrigatória) execução do protocolo Skeyx tem lugar de uma forma transparente e automática.
id RCAP_8e3949161384be8d032637a87e068fa8
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídasSistemas distribuídosCriptografia aplicadaComunicação com socketsNesta dissertação apresenta-se o S3L, fundamentalmente uma API que fornece serviços de segurança (Privacidade, Autenticação, Integridade e Sequenciação -- contra ataques-de-repetição --) imediatamente acima da interface de programação dos sockets de Berkeley, preservando, tanto quanto possível, grandes semelhanças sintácticas e semânticas com o dito modelo de programação. O S3L permite a migração, com um mínimo de esforço, de aplicações não seguras baseadas em sockets de Berkeley, para um modo de operação mais seguro, no qual a troca de informação de segurança (e.g, chaves, algoritmos, números de sequência, códigos de autenticação, etc.) ocorre de uma forma quase stateless. Desde que tenha lugar uma execução inicial do protocolo proposto Skeyx (o qual permite a troca segura de chaves públicas de Diffie-Hellman não certificadas) então, quaisquer contactos futuros entre duas entidades comunicantes poderão ocorrer, quer sobre protocolos não-orientados-à-conexão (IP/UDP) -- incluindo a variante multiponto --, quer sobre protocolos orientados-à-conexão (TCP), sem que para tal seja necessário o estabelecimento prévio de uma sessão segura. A informação de segurança específica para cada pacote viaja lado a lado com os dados do utilizador e a única (mas obrigatória) execução do protocolo Skeyx tem lugar de uma forma transparente e automática.PRAXIS XXI (bolsa BM/2273/94)Biblioteca Digital do IPBRufino, José2008-04-03T18:28:54Z199719971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/605porRufino, José (1997). Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas. Guimarães: Universidade do Minho. Tese de Mestrado em Informática.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:03:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:21.378625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
title Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
spellingShingle Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
Rufino, José
Sistemas distribuídos
Criptografia aplicada
Comunicação com sockets
title_short Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
title_full Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
title_fullStr Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
title_full_unstemmed Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
title_sort Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas
author Rufino, José
author_facet Rufino, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino, José
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas distribuídos
Criptografia aplicada
Comunicação com sockets
topic Sistemas distribuídos
Criptografia aplicada
Comunicação com sockets
description Nesta dissertação apresenta-se o S3L, fundamentalmente uma API que fornece serviços de segurança (Privacidade, Autenticação, Integridade e Sequenciação -- contra ataques-de-repetição --) imediatamente acima da interface de programação dos sockets de Berkeley, preservando, tanto quanto possível, grandes semelhanças sintácticas e semânticas com o dito modelo de programação. O S3L permite a migração, com um mínimo de esforço, de aplicações não seguras baseadas em sockets de Berkeley, para um modo de operação mais seguro, no qual a troca de informação de segurança (e.g, chaves, algoritmos, números de sequência, códigos de autenticação, etc.) ocorre de uma forma quase stateless. Desde que tenha lugar uma execução inicial do protocolo proposto Skeyx (o qual permite a troca segura de chaves públicas de Diffie-Hellman não certificadas) então, quaisquer contactos futuros entre duas entidades comunicantes poderão ocorrer, quer sobre protocolos não-orientados-à-conexão (IP/UDP) -- incluindo a variante multiponto --, quer sobre protocolos orientados-à-conexão (TCP), sem que para tal seja necessário o estabelecimento prévio de uma sessão segura. A informação de segurança específica para cada pacote viaja lado a lado com os dados do utilizador e a única (mas obrigatória) execução do protocolo Skeyx tem lugar de uma forma transparente e automática.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997
1997-01-01T00:00:00Z
2008-04-03T18:28:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/605
url http://hdl.handle.net/10198/605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rufino, José (1997). Uma abordagem à comunicação segura em aplicações distribuídas. Guimarães: Universidade do Minho. Tese de Mestrado em Informática.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552807394279424