Influenciadores digitais no desporto: o efeito social media nos atletas de alto rendimento em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Joana de Matos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31695
Resumo: O campo de investigação que relaciona o desporto de alto rendimento e a comunicação digital carece de conhecimento científico específico aprofundado. O objetivo geral pretende conhecer o efeito social media nos atletas de alto rendimento, nomeadamente dos influenciadores digitais, figuras emergentes dos nossos dias. Metodologicamente, a amostra é composta por 176 atletas de alto rendimento de nível A. Para recolha dos dados, recorremos ao inquérito por questionário aplicado através do Google forms com um total de 25 questões. As perguntas são do tipo fechadas, abertas, de escolha múltipla e de escala tipo Likert. Na análise estatística utilizámos essencialmente uma análise descritiva, apresentando as frequências absolutas e relativas das respostas categóricas e a média e o desvio padrão das respostas numéricas. Também foram calculadas correlações (Pearson correlation). Usámos o coeficiente τ de Kendall para calcular as correlações entre os vários itens de cada pergunta. Os resultados partem de uma identificação e caracterização dos inquiridos, e seguem para a análise de diferentes fatores evidenciados: A grande maioria dos atletas seguem influenciadores digitais; Os "health influencers" e os conteúdos informativos, lúdicos e de entretenimento, em particular os relacionados com o treino desportivo são os que mais interesse despertam; O Instagram, o WhatsApp e o YouTube são os canais de informação mais utilizados; Os computadores portáteis, os "smartphones" e os telemóveis são os dispositivos mais usados; Os vídeos e as imagens são os formatos de publicação que despertam mais atenção; Os atletas usam os dispositivos eletrónicos diariamente ou várias vezes por dia com tempos de utilização média entre uma e três horas; Os atletas alteraram hábitos ou seguiram conselhos dados por influenciadores digitais e os comportamentos mais frequentemente adotados por influência foram "Fazer o mesmo exercício", "Fazer a mesma receita", e seguir "Alguém por sugestão". Como evidenciado na literatura para os utilizadores de social media, também os atletas são influenciados pelos seus pares, alterando e adotando comportamentos. Parece também perceber-se que existe uma influência na performance, quando afirmam que esta influência também altera o treino e a competição. Concluímos que a exposição a que os social media obrigam é algo que preocupa os atletas de alto rendimento, e que vai inteiramente ao encontro do propósito deste estudo, percebendo que é necessário mediar, estruturar e planear esta mesma exposição; DIGITAL INFLUENCERS IN SPORTS: The social media effect on high-performance athletes in Portugal Abstract: The field of research relating high-performance sport and digital communication lacks in-depth specific scientific knowledge. The overall objective is to know the social media effect on high-income highlands, particularly digital influencers, emerging figures of our day. Methodologically, the sample consists of 176 high-performance A-level athletes. The questions are closed, open, multiple-choice, and Likert-type scale. In the statistical analysis we essentially used a descriptive analysis, presenting the absolute and relative frequencies of categorical responses and the mean and standard deviation of numerical responses. Pearson correlations werealso calculated. We used Kendall's τ coefficient to calculate the correlations between the various items of each question. The results start from an identification and characterization of the respondents, and go on to analyze different factors evidenced: The vast majority of athletes follow digital influencers; Health influencers and informative, playful and entertainment content, in particular those related to sports training, are the ones that are most interested; Instagram, WhatsApp and YouTube are the most widely used information channels; Laptops, smartphones and mobile phones are the most commonly used devices; Videos and images are the publication formats that attract the most attention; Athletes use electronic devices daily or several times a day with average usage times between one and three hours; Athletes altered habits or followed advice given by digital influencers and the behaviors most often adopted by influence were "Doing the same exercise", "Making the same recipe", and following "Someone by suggestion". As evidenced in the literature for social media users, athletes are also influenced by their peers, altering and adopting behaviors. It also seems to be realized that there is an influence on performance, when they state that this influence also alters training and competition. We conclude that the exposure to which social media obliges is something that worries high- performance athletes, and that it is entirely in line with the purpose of this study, realizing that it is necessary to mediate, structure and plan this same exposure.
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Na análise estatística utilizámos essencialmente uma análise descritiva, apresentando as frequências absolutas e relativas das respostas categóricas e a média e o desvio padrão das respostas numéricas. Também foram calculadas correlações (Pearson correlation). Usámos o coeficiente τ de Kendall para calcular as correlações entre os vários itens de cada pergunta. Os resultados partem de uma identificação e caracterização dos inquiridos, e seguem para a análise de diferentes fatores evidenciados: A grande maioria dos atletas seguem influenciadores digitais; Os "health influencers" e os conteúdos informativos, lúdicos e de entretenimento, em particular os relacionados com o treino desportivo são os que mais interesse despertam; O Instagram, o WhatsApp e o YouTube são os canais de informação mais utilizados; Os computadores portáteis, os "smartphones" e os telemóveis são os dispositivos mais usados; Os vídeos e as imagens são os formatos de publicação que despertam mais atenção; Os atletas usam os dispositivos eletrónicos diariamente ou várias vezes por dia com tempos de utilização média entre uma e três horas; Os atletas alteraram hábitos ou seguiram conselhos dados por influenciadores digitais e os comportamentos mais frequentemente adotados por influência foram "Fazer o mesmo exercício", "Fazer a mesma receita", e seguir "Alguém por sugestão". Como evidenciado na literatura para os utilizadores de social media, também os atletas são influenciados pelos seus pares, alterando e adotando comportamentos. Parece também perceber-se que existe uma influência na performance, quando afirmam que esta influência também altera o treino e a competição. Concluímos que a exposição a que os social media obrigam é algo que preocupa os atletas de alto rendimento, e que vai inteiramente ao encontro do propósito deste estudo, percebendo que é necessário mediar, estruturar e planear esta mesma exposição; DIGITAL INFLUENCERS IN SPORTS: The social media effect on high-performance athletes in Portugal Abstract: The field of research relating high-performance sport and digital communication lacks in-depth specific scientific knowledge. The overall objective is to know the social media effect on high-income highlands, particularly digital influencers, emerging figures of our day. Methodologically, the sample consists of 176 high-performance A-level athletes. The questions are closed, open, multiple-choice, and Likert-type scale. In the statistical analysis we essentially used a descriptive analysis, presenting the absolute and relative frequencies of categorical responses and the mean and standard deviation of numerical responses. Pearson correlations werealso calculated. We used Kendall's τ coefficient to calculate the correlations between the various items of each question. The results start from an identification and characterization of the respondents, and go on to analyze different factors evidenced: The vast majority of athletes follow digital influencers; Health influencers and informative, playful and entertainment content, in particular those related to sports training, are the ones that are most interested; Instagram, WhatsApp and YouTube are the most widely used information channels; Laptops, smartphones and mobile phones are the most commonly used devices; Videos and images are the publication formats that attract the most attention; Athletes use electronic devices daily or several times a day with average usage times between one and three hours; Athletes altered habits or followed advice given by digital influencers and the behaviors most often adopted by influence were "Doing the same exercise", "Making the same recipe", and following "Someone by suggestion". As evidenced in the literature for social media users, athletes are also influenced by their peers, altering and adopting behaviors. It also seems to be realized that there is an influence on performance, when they state that this influence also alters training and competition. We conclude that the exposure to which social media obliges is something that worries high- performance athletes, and that it is entirely in line with the purpose of this study, realizing that it is necessary to mediate, structure and plan this same exposure.Universidade de Évora2022-04-01T15:57:24Z2022-04-012021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31695http://hdl.handle.net/10174/31695TID:202930602porDepartamento de Desporto e Saúdem45009@alunos.uevora.pt251Serpa, Joana de Matos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:50.745202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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