Estilos parentais, qualidade da relação com os pais e professores e o rendimento académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cláudia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3128
Resumo: O sucesso escolar dos alunos depende, entre outros fatores, da relação que os mesmos estabelecem com os seus pais e professores. A escola é um contexto onde, provavelmente, se espelham as influências do estilo parental dos pais na forma como as crianças percecionam a relação com outros adultos, nomeadamente os professores. Neste sentido, pretendeu-se verificar neste estudo de que forma os estilos parentais e a relação da criança com os pais e os professores estão associados ao seu rendimento académico. Recorreu-se à utilização de um questionário sociodemográfico, da Egna Minnen Bertraffande Uppfostran - Parents version (EMBU-P) e da Escala de Vinculação aos Pais e Professores (IPPA-R). Foram realizadas análises de coeficientes correlacionais de Spearman, assim como o teste de Mann-Whitney, numa amostra de 122 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, de duas escolas do 2º ciclo da RAM e os seus pais. Os resultados mostram que a forma como os pais percecionam os seus estilos parentais está relacionada com a perceção dos filhos relativamente à relação com os pais e o seu rendimento académico. Verificou-se que quanto melhor é a perceção da relação que as crianças estabelecem com os seus pais, melhor é a perceção da relação estabelecida com os seus professores, pelo que esta perceção está correlacionada com o rendimento académico dos alunos, quer com retenções como sem retenções. Ainda se constatou uma correlação positiva entre o suporte emocional percecionado pelos pais para com os seus filhos e o seu rendimento académico, no caso dos alunos sem retenções. O estudo realça a importância do desenvolvimento de programas de intervenção de caráter sistémico e focado na qualidade das relações entre crianças, pais e professores
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