Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia-Lima, Cláudia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Armando, Duarte, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22695
Resumo: As tecnologias móveis invadiram a vida do cidadão do século XXI quer através dos smartphones quer através dos tablets ou computadores. Atualmente, os smartphones são considerados computadores em pequeno tamanho. Se os professores e educadores reconhecem as potencialidades dos computadores para o ensino, também os telemóveis poderão ser um suporte importante nesse processo com a vantagem acrescida de estarem sempre presentes. Esta investigação é uma parte de um projeto galardoado como Projeto de Inovação Pedagógica no Ensino à Distância e foi aplicado durante várias aulas a potenciais professores do ensino básico. Aqui, procuramos perceber a influência da integração do smartphone nas dinâmicas da sala de aula e destacar alguns benefícios que possam contribuir para uma reflexão sobre esta temática. Os resultados do estudo apontam como principais benefícios o empenho, o envolvimento e a motivação dos participantes que são incrementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_8e48a2e594c0bf28f1afad7630281af7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticasAs tecnologias móveis invadiram a vida do cidadão do século XXI quer através dos smartphones quer através dos tablets ou computadores. Atualmente, os smartphones são considerados computadores em pequeno tamanho. Se os professores e educadores reconhecem as potencialidades dos computadores para o ensino, também os telemóveis poderão ser um suporte importante nesse processo com a vantagem acrescida de estarem sempre presentes. Esta investigação é uma parte de um projeto galardoado como Projeto de Inovação Pedagógica no Ensino à Distância e foi aplicado durante várias aulas a potenciais professores do ensino básico. Aqui, procuramos perceber a influência da integração do smartphone nas dinâmicas da sala de aula e destacar alguns benefícios que possam contribuir para uma reflexão sobre esta temática. Os resultados do estudo apontam como principais benefícios o empenho, o envolvimento e a motivação dos participantes que são incrementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia-Lima, CláudiaSilva, ArmandoDuarte, Pedro2023-04-11T11:53:52Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22695porMaia-Lima, C., Silva, A., & Duarte, P. (2016). Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas. Medi@ções: Revista OnLine, 4(1), 19-34.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T01:46:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:07.657736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
title Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
spellingShingle Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
Maia-Lima, Cláudia
title_short Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
title_full Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
title_fullStr Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
title_full_unstemmed Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
title_sort Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
author Maia-Lima, Cláudia
author_facet Maia-Lima, Cláudia
Silva, Armando
Duarte, Pedro
author_role author
author2 Silva, Armando
Duarte, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia-Lima, Cláudia
Silva, Armando
Duarte, Pedro
description As tecnologias móveis invadiram a vida do cidadão do século XXI quer através dos smartphones quer através dos tablets ou computadores. Atualmente, os smartphones são considerados computadores em pequeno tamanho. Se os professores e educadores reconhecem as potencialidades dos computadores para o ensino, também os telemóveis poderão ser um suporte importante nesse processo com a vantagem acrescida de estarem sempre presentes. Esta investigação é uma parte de um projeto galardoado como Projeto de Inovação Pedagógica no Ensino à Distância e foi aplicado durante várias aulas a potenciais professores do ensino básico. Aqui, procuramos perceber a influência da integração do smartphone nas dinâmicas da sala de aula e destacar alguns benefícios que possam contribuir para uma reflexão sobre esta temática. Os resultados do estudo apontam como principais benefícios o empenho, o envolvimento e a motivação dos participantes que são incrementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2023-04-11T11:53:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22695
url http://hdl.handle.net/10400.22/22695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Maia-Lima, C., Silva, A., & Duarte, P. (2016). Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas. Medi@ções: Revista OnLine, 4(1), 19-34.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573017116672