Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Jorge Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Luís Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244
Resumo:  As Ofertas Públicas de Aquisição (OPA`s) são operações de reestruturação empresarial que permitem às entidades oferentes adquirir a totalidade ou parte do capital das entidades visadas com vista ao seu controlo. A evidência empírica internacional tem demonstrado que os anúncios preliminares de OPA`s provocam uma reação imediata anormal sobre as cotações das ações nos mercados bolsistas. O objetivo central deste artigo é estudar o impacto do anúncio preliminar de uma OPA sobre a rendibilidade anormal das ações das empresas cotadas no mercado bolsista português. A informação recolhida reporta de 1 de janeiro de 1989 e 31 de maio de 2017, durante o qual ocorreram 281 anúncios preliminares de OPA`s. O estudo empírico analisou 37 operações, recorrendo à metodologia de investigação do estudo dos acontecimentos. Foram utilizados três métodos para determinação das rendibilidades anormais das ações (Ball & Brown, outro proposto por Agrawal, Jaffe & Mandelker e o último proposto por nós (método misto)). Ainda estudamos a reação das cotações das ações através do método de Beaver. Os resultados obtidos através do método misto sugerem que as OPA`s geram rendibilidades médias anormais acumuladas positivas de 3,24%, desagregando-se com ganhos de 12,67% para as empresas visadas e com perdas de 5,27% para as empresas oferentes. Os resultados do método de Beaver sugerem que a reação das cotações das ações das empresas visadas é superior à reação das cotações das empresas oferentes.
id RCAP_8e4b24d7f16601f0c4e6b6c37630517b
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)Empresas Oferentes e Visadas; Fusões e Aquisições; Método Misto; Ofertas Públicas de Aquisição; Rendibilidades Anormais; As Ofertas Públicas de Aquisição (OPA`s) são operações de reestruturação empresarial que permitem às entidades oferentes adquirir a totalidade ou parte do capital das entidades visadas com vista ao seu controlo. A evidência empírica internacional tem demonstrado que os anúncios preliminares de OPA`s provocam uma reação imediata anormal sobre as cotações das ações nos mercados bolsistas. O objetivo central deste artigo é estudar o impacto do anúncio preliminar de uma OPA sobre a rendibilidade anormal das ações das empresas cotadas no mercado bolsista português. A informação recolhida reporta de 1 de janeiro de 1989 e 31 de maio de 2017, durante o qual ocorreram 281 anúncios preliminares de OPA`s. O estudo empírico analisou 37 operações, recorrendo à metodologia de investigação do estudo dos acontecimentos. Foram utilizados três métodos para determinação das rendibilidades anormais das ações (Ball & Brown, outro proposto por Agrawal, Jaffe & Mandelker e o último proposto por nós (método misto)). Ainda estudamos a reação das cotações das ações através do método de Beaver. Os resultados obtidos através do método misto sugerem que as OPA`s geram rendibilidades médias anormais acumuladas positivas de 3,24%, desagregando-se com ganhos de 12,67% para as empresas visadas e com perdas de 5,27% para as empresas oferentes. Os resultados do método de Beaver sugerem que a reação das cotações das ações das empresas visadas é superior à reação das cotações das empresas oferentes.ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 3, No 6 (2017)2183-3826reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244/132Copyright (c) 2017 Portuguese Journal of Finance, Management and Accountinginfo:eu-repo/semantics/openAccessRafael, Jorge SoaresGomes, Luís Pereira2023-05-31T13:58:30Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:41.726965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
title Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
spellingShingle Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
Rafael, Jorge Soares
Empresas Oferentes e Visadas; Fusões e Aquisições; Método Misto; Ofertas Públicas de Aquisição; Rendibilidades Anormais;
title_short Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
title_full Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
title_fullStr Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
title_full_unstemmed Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
title_sort Rendibilidades Anormais em Ofertas Públicas de Aquisição no Mercado Acionista Português (Operações Ocorridas entre 1989 e 2017)
author Rafael, Jorge Soares
author_facet Rafael, Jorge Soares
Gomes, Luís Pereira
author_role author
author2 Gomes, Luís Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Jorge Soares
Gomes, Luís Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas Oferentes e Visadas; Fusões e Aquisições; Método Misto; Ofertas Públicas de Aquisição; Rendibilidades Anormais;
topic Empresas Oferentes e Visadas; Fusões e Aquisições; Método Misto; Ofertas Públicas de Aquisição; Rendibilidades Anormais;
description  As Ofertas Públicas de Aquisição (OPA`s) são operações de reestruturação empresarial que permitem às entidades oferentes adquirir a totalidade ou parte do capital das entidades visadas com vista ao seu controlo. A evidência empírica internacional tem demonstrado que os anúncios preliminares de OPA`s provocam uma reação imediata anormal sobre as cotações das ações nos mercados bolsistas. O objetivo central deste artigo é estudar o impacto do anúncio preliminar de uma OPA sobre a rendibilidade anormal das ações das empresas cotadas no mercado bolsista português. A informação recolhida reporta de 1 de janeiro de 1989 e 31 de maio de 2017, durante o qual ocorreram 281 anúncios preliminares de OPA`s. O estudo empírico analisou 37 operações, recorrendo à metodologia de investigação do estudo dos acontecimentos. Foram utilizados três métodos para determinação das rendibilidades anormais das ações (Ball & Brown, outro proposto por Agrawal, Jaffe & Mandelker e o último proposto por nós (método misto)). Ainda estudamos a reação das cotações das ações através do método de Beaver. Os resultados obtidos através do método misto sugerem que as OPA`s geram rendibilidades médias anormais acumuladas positivas de 3,24%, desagregando-se com ganhos de 12,67% para as empresas visadas e com perdas de 5,27% para as empresas oferentes. Os resultados do método de Beaver sugerem que a reação das cotações das ações das empresas visadas é superior à reação das cotações das empresas oferentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/244/132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 3, No 6 (2017)
2183-3826
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131641622298624