iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couvaneiro, Sílvia Roda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15973
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_8e725de12ee70544cce1b99ea27717cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oralTecnologia educativaLíngua inglesa - Estudo e ensinoiPadTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014O presente estudo implicou a planificação de uma unidade didática para ensino de inglês com recurso às tecnologias Apple, tendo-se concebido um iBook e outros recursos educativos digitais para o efeito. Em aula os alunos puderam explorá-los colaborativamente com recurso a diversos equipamentos iPad, testando a compreensão da leitura autonomamente com feedback imediato. Posteriormente, foram desafiados a produzir pequenos vídeos de acordo com o tópico em estudo, apresentado-os à turma. Foram objetivos deste projeto analisar o impacto destas estratégias e tecnologias no desenvolvimento da competência comunicativa de produção oral, na motivação e envolvimento dos alunos bem como na utilização das tecnologias por parte dos professores. Procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura pertinente para o tema, analisando-se outros estudos e relatórios de implementação semelhantes. Procedeu-se à planificação e preparação de todos os recursos educativos digitais. Prepararam-se e efetuaram-se as quatro recolhas de dados: questionário aos alunos e questionário aos professores, aplicados antes e depois da implementação, recolha e avaliação dos produtos dos alunos e entrevista final aos professores. Seguiu-se, pois, uma metodologia mista de recolha de dados, a fim de levar a cabo um estudo de avaliação iluminativa. A implementação sucedeu com duas turmas de 8º ano e dois professores na aula de língua inglesa. Os resultados revelaram-se favoráveis e indicadores de um impacto positivo tanto nas questões referentes aos alunos como nas dos professores.This research project involved the planning of a didactic unit to teach English using Apple technologies, having designed an iBook and other digital educational resources for that purpose. In class students could explore them collaboratively using several iPad devices, testing their reading comprehension autonomously with immediate feedback. Afterwards, they were challenged to produce short videos according to the topic being studied, and then to present them to the class. The goals of this project were to analyse the impact of these strategies and technologies in the development of the communicative competence in oral production, the motivation and student involvement as well as the use of these technologies by the teachers. The author of the study conducted a systematic review of the literature that was relevant to the theme, analysing reports and other studies of similar deployments. The planning and the preparation of all the digital educational resources was also conducted. The four data collection instruments were also prepared and applied: two questionnaires to survey students and teachers, applied before and after the deployment; the students' products, that were also evaluated; and the final interviews to the teachers. Hence, this study followed a mixed methodology of data collection and analysis to carry out an illuminative evaluation study. The deployment was carried out with two 8th grade classes and two teachers of English. The results have shown favourable indicators of a positive impact on both what the students and the teachers are concerned.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaCouvaneiro, Sílvia Roda2015-02-09T17:46:49Z20142014-10-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15973TID:201284928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:15.136535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
title iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
spellingShingle iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
Couvaneiro, Sílvia Roda
Tecnologia educativa
Língua inglesa - Estudo e ensino
iPad
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
title_full iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
title_fullStr iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
title_full_unstemmed iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
title_sort iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral
author Couvaneiro, Sílvia Roda
author_facet Couvaneiro, Sílvia Roda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Couvaneiro, Sílvia Roda
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
Língua inglesa - Estudo e ensino
iPad
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic Tecnologia educativa
Língua inglesa - Estudo e ensino
iPad
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-15
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-09T17:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15973
TID:201284928
url http://hdl.handle.net/10451/15973
identifier_str_mv TID:201284928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134270210441216