A escolaridade das mulheres e o desenvolvimento humano: Casos mais extremos na África Subsaariana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aldeano, Inês Isabel Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30633
Resumo: Quando pensamos em justiça, pensamos em desigualdades no mundo como as desigualdades educacionais e de género. A educação é um direito humano fundamental que frequentemente vemos ser privado de crianças em todo o mundo e, particularmente, mas não só, na África Subsaariana e as mulheres são as que ficam mais excluídas. As Nações Unidas criaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 5 e 10: o primeiro visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, o segundo visa alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas; o terceiro, reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países. A UNESCO refere que a educação é um meio para alcançar outras metas de desenvolvimento humano e sustentável. Esta dissertação analisa se a relação entre a educação e o desenvolvimento humano é visível, na região mais afetada, nomeadamente na África Subsaariana. Assim, foram analisados dados dos países com melhor e pior desempenho na educação e verificou-se que existe uma correlação com os dados desses mesmos países, com outros indicadores de desenvolvimento humano, o que pode evidenciar que a educação pode ser um meio para alcançar ou acelerar o progresso para outros objetivos de desenvolvimento humano e sustentável serem alcançados. É importante fazer uma análise mais extensiva para que seja possível perceber quais os efeitos e alterações nos dados a longo prazo.
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