Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Patrícia Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/26416
Resumo: A presente dissertação evidencia o caso de estudo das causas raiz nas falhas de aderência em substratos metálicos, recorrendo a mecanismos de resolução estruturada de problemas com o auxilio da metodologia Shainin, metodologia esta bastante utilizada por empresas de topo em vários ramos[1,2] Com o auxílio de ferramentas de gestão da qualidade foi possível classificar a severidade da causa, confirmar o seu efeito e proceder a ações corretivas de modo a atenuar o efeito ou até eliminá-lo do processo. Todas estas etapas de investigação, compreensão e resolução foram acompanhadas por uma equipa pluridisciplinar através de sessões de brainstorming, onde se reuniram todos os intervenientes no processo de modo a que fosse possível o foco na determinação da causa raiz. Após a estruturação do procedimento de testes a serem realizados para a identificação do problema estes foram colocados em prática para posteriormente serem caracterizados de acordo com a norma regente. O objetivo desta análise centra-se na compreensão do mecanismo que promove a falta de aderência. Para além disso, foram também testadas diversas causas raiz para se verificar qual ou quais as mais evidentes. Deste modo, verificou-se a importância do pré-tratamento das peças na aderência e resistência à corrosão. Um pré-tratamento ineficaz poderá conduzir aos problemas anteriormente mencionados, destruindo o revestimento e eliminando as funções decorativas da peça. Contudo o pré-tratamento não é insuficiente por si só, a presença de óleos é o que o inibe de desempenhar uma boa função. Através da análise do FTIR é notória a influência do óleo na aderência do revestimento ao substrato. Foram ainda realizados ensaios de caracterização de acordo com a norma regente GMW 14669, de modo a analisar a qualidade do revestimento, e ensaios de tensão superficial, ângulos de contacto e FTIR analisando nesta perspetiva características químicas qualitativas. A liga de alumínio em estudo EN 6060 foi também caracterizada de forma quantitativa.
id RCAP_8e8aa6c424d1abd732b625fbfb5d1c41
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/26416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de AlumínioAderênciaAlumínioÓleoFTIRShaininParetoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaA presente dissertação evidencia o caso de estudo das causas raiz nas falhas de aderência em substratos metálicos, recorrendo a mecanismos de resolução estruturada de problemas com o auxilio da metodologia Shainin, metodologia esta bastante utilizada por empresas de topo em vários ramos[1,2] Com o auxílio de ferramentas de gestão da qualidade foi possível classificar a severidade da causa, confirmar o seu efeito e proceder a ações corretivas de modo a atenuar o efeito ou até eliminá-lo do processo. Todas estas etapas de investigação, compreensão e resolução foram acompanhadas por uma equipa pluridisciplinar através de sessões de brainstorming, onde se reuniram todos os intervenientes no processo de modo a que fosse possível o foco na determinação da causa raiz. Após a estruturação do procedimento de testes a serem realizados para a identificação do problema estes foram colocados em prática para posteriormente serem caracterizados de acordo com a norma regente. O objetivo desta análise centra-se na compreensão do mecanismo que promove a falta de aderência. Para além disso, foram também testadas diversas causas raiz para se verificar qual ou quais as mais evidentes. Deste modo, verificou-se a importância do pré-tratamento das peças na aderência e resistência à corrosão. Um pré-tratamento ineficaz poderá conduzir aos problemas anteriormente mencionados, destruindo o revestimento e eliminando as funções decorativas da peça. Contudo o pré-tratamento não é insuficiente por si só, a presença de óleos é o que o inibe de desempenhar uma boa função. Através da análise do FTIR é notória a influência do óleo na aderência do revestimento ao substrato. Foram ainda realizados ensaios de caracterização de acordo com a norma regente GMW 14669, de modo a analisar a qualidade do revestimento, e ensaios de tensão superficial, ângulos de contacto e FTIR analisando nesta perspetiva características químicas qualitativas. A liga de alumínio em estudo EN 6060 foi também caracterizada de forma quantitativa.Gomes, TiagoEusébio, MárioRUNAbrantes, Patrícia Alexandra Pereira2020-10-01T00:30:27Z2017-112017-122017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/26416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:13:55Zoai:run.unl.pt:10362/26416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:29.188676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
title Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
spellingShingle Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
Abrantes, Patrícia Alexandra Pereira
Aderência
Alumínio
Óleo
FTIR
Shainin
Pareto
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
title_full Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
title_fullStr Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
title_full_unstemmed Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
title_sort Estudo de Causas Raiz na Falha de Aderência em Revestimentos Aplicados em Ligas de Alumínio
author Abrantes, Patrícia Alexandra Pereira
author_facet Abrantes, Patrícia Alexandra Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Tiago
Eusébio, Mário
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Patrícia Alexandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aderência
Alumínio
Óleo
FTIR
Shainin
Pareto
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Aderência
Alumínio
Óleo
FTIR
Shainin
Pareto
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description A presente dissertação evidencia o caso de estudo das causas raiz nas falhas de aderência em substratos metálicos, recorrendo a mecanismos de resolução estruturada de problemas com o auxilio da metodologia Shainin, metodologia esta bastante utilizada por empresas de topo em vários ramos[1,2] Com o auxílio de ferramentas de gestão da qualidade foi possível classificar a severidade da causa, confirmar o seu efeito e proceder a ações corretivas de modo a atenuar o efeito ou até eliminá-lo do processo. Todas estas etapas de investigação, compreensão e resolução foram acompanhadas por uma equipa pluridisciplinar através de sessões de brainstorming, onde se reuniram todos os intervenientes no processo de modo a que fosse possível o foco na determinação da causa raiz. Após a estruturação do procedimento de testes a serem realizados para a identificação do problema estes foram colocados em prática para posteriormente serem caracterizados de acordo com a norma regente. O objetivo desta análise centra-se na compreensão do mecanismo que promove a falta de aderência. Para além disso, foram também testadas diversas causas raiz para se verificar qual ou quais as mais evidentes. Deste modo, verificou-se a importância do pré-tratamento das peças na aderência e resistência à corrosão. Um pré-tratamento ineficaz poderá conduzir aos problemas anteriormente mencionados, destruindo o revestimento e eliminando as funções decorativas da peça. Contudo o pré-tratamento não é insuficiente por si só, a presença de óleos é o que o inibe de desempenhar uma boa função. Através da análise do FTIR é notória a influência do óleo na aderência do revestimento ao substrato. Foram ainda realizados ensaios de caracterização de acordo com a norma regente GMW 14669, de modo a analisar a qualidade do revestimento, e ensaios de tensão superficial, ângulos de contacto e FTIR analisando nesta perspetiva características químicas qualitativas. A liga de alumínio em estudo EN 6060 foi também caracterizada de forma quantitativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017-12
2017-11-01T00:00:00Z
2020-10-01T00:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/26416
url http://hdl.handle.net/10362/26416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137910429057024