Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português

Bibliographic Details
Main Author: Candeias, Adelinda
Publication Date: 2018
Other Authors: Calisto, Inês, Cristóvão, Ana, Verdasca, José, Pires, Heldemerina
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10174/27529
Summary: Este estudo avalia o impacto de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a português. Participaram no estudo 277 alunos a frequentar o ensino básico de escolas públicas portuguesas. Para o estudo, utilizaram-se os resultados das avaliações a português, As Matrizes Coloridas, a Bateria de Provas de Raciocínio, o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa e o Questionário de Inteligência Emocional Traço. Através da regressão linear verificou-se o poder preditivo que variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais exercem no rendimento a português.
id RCAP_8ebb54dcb73c32253b75e9debc966181
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico PortuguêsRendimento escolar a Portuguêsvariáveis cognitivasvariáveis emocionaisvariáveis atitudinais1º ciclo do ensino básicoEste estudo avalia o impacto de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a português. Participaram no estudo 277 alunos a frequentar o ensino básico de escolas públicas portuguesas. Para o estudo, utilizaram-se os resultados das avaliações a português, As Matrizes Coloridas, a Bateria de Provas de Raciocínio, o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa e o Questionário de Inteligência Emocional Traço. Através da regressão linear verificou-se o poder preditivo que variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais exercem no rendimento a português.Psychology in Education and Health | Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology2020-03-02T10:34:39Z2020-03-022018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27529http://hdl.handle.net/10174/27529por978-989-8550-66-8ndndndndnd681Candeias, AdelindaCalisto, InêsCristóvão, AnaVerdasca, JoséPires, Heldemerinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:35.440734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
title Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
spellingShingle Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
Candeias, Adelinda
Rendimento escolar a Português
variáveis cognitivas
variáveis emocionais
variáveis atitudinais
1º ciclo do ensino básico
title_short Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
title_full Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
title_fullStr Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
title_full_unstemmed Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
title_sort Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
author Candeias, Adelinda
author_facet Candeias, Adelinda
Calisto, Inês
Cristóvão, Ana
Verdasca, José
Pires, Heldemerina
author_role author
author2 Calisto, Inês
Cristóvão, Ana
Verdasca, José
Pires, Heldemerina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Adelinda
Calisto, Inês
Cristóvão, Ana
Verdasca, José
Pires, Heldemerina
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar a Português
variáveis cognitivas
variáveis emocionais
variáveis atitudinais
1º ciclo do ensino básico
topic Rendimento escolar a Português
variáveis cognitivas
variáveis emocionais
variáveis atitudinais
1º ciclo do ensino básico
description Este estudo avalia o impacto de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a português. Participaram no estudo 277 alunos a frequentar o ensino básico de escolas públicas portuguesas. Para o estudo, utilizaram-se os resultados das avaliações a português, As Matrizes Coloridas, a Bateria de Provas de Raciocínio, o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa e o Questionário de Inteligência Emocional Traço. Através da regressão linear verificou-se o poder preditivo que variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais exercem no rendimento a português.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2020-03-02T10:34:39Z
2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27529
http://hdl.handle.net/10174/27529
url http://hdl.handle.net/10174/27529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8550-66-8
nd
nd
nd
nd
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Psychology in Education and Health | Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology
publisher.none.fl_str_mv Psychology in Education and Health | Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136657812750336