Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27529 |
Resumo: | Este estudo avalia o impacto de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a português. Participaram no estudo 277 alunos a frequentar o ensino básico de escolas públicas portuguesas. Para o estudo, utilizaram-se os resultados das avaliações a português, As Matrizes Coloridas, a Bateria de Provas de Raciocínio, o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa e o Questionário de Inteligência Emocional Traço. Através da regressão linear verificou-se o poder preditivo que variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais exercem no rendimento a português. |
id |
RCAP_8ebb54dcb73c32253b75e9debc966181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/27529 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico PortuguêsRendimento escolar a Portuguêsvariáveis cognitivasvariáveis emocionaisvariáveis atitudinais1º ciclo do ensino básicoEste estudo avalia o impacto de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a português. Participaram no estudo 277 alunos a frequentar o ensino básico de escolas públicas portuguesas. Para o estudo, utilizaram-se os resultados das avaliações a português, As Matrizes Coloridas, a Bateria de Provas de Raciocínio, o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa e o Questionário de Inteligência Emocional Traço. Através da regressão linear verificou-se o poder preditivo que variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais exercem no rendimento a português.Psychology in Education and Health | Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology2020-03-02T10:34:39Z2020-03-022018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27529http://hdl.handle.net/10174/27529por978-989-8550-66-8ndndndndnd681Candeias, AdelindaCalisto, InêsCristóvão, AnaVerdasca, JoséPires, Heldemerinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:35.440734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português |
title |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português |
spellingShingle |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português Candeias, Adelinda Rendimento escolar a Português variáveis cognitivas variáveis emocionais variáveis atitudinais 1º ciclo do ensino básico |
title_short |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português |
title_full |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português |
title_fullStr |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português |
title_full_unstemmed |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português |
title_sort |
Impacto das variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no desempenho a português em alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico Português |
author |
Candeias, Adelinda |
author_facet |
Candeias, Adelinda Calisto, Inês Cristóvão, Ana Verdasca, José Pires, Heldemerina |
author_role |
author |
author2 |
Calisto, Inês Cristóvão, Ana Verdasca, José Pires, Heldemerina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candeias, Adelinda Calisto, Inês Cristóvão, Ana Verdasca, José Pires, Heldemerina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento escolar a Português variáveis cognitivas variáveis emocionais variáveis atitudinais 1º ciclo do ensino básico |
topic |
Rendimento escolar a Português variáveis cognitivas variáveis emocionais variáveis atitudinais 1º ciclo do ensino básico |
description |
Este estudo avalia o impacto de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento a português. Participaram no estudo 277 alunos a frequentar o ensino básico de escolas públicas portuguesas. Para o estudo, utilizaram-se os resultados das avaliações a português, As Matrizes Coloridas, a Bateria de Provas de Raciocínio, o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa e o Questionário de Inteligência Emocional Traço. Através da regressão linear verificou-se o poder preditivo que variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais exercem no rendimento a português. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2020-03-02T10:34:39Z 2020-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/27529 http://hdl.handle.net/10174/27529 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/27529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8550-66-8 nd nd nd nd nd 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Psychology in Education and Health | Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology |
publisher.none.fl_str_mv |
Psychology in Education and Health | Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553949110042624 |