Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/63352 |
Resumo: | O principal propósito deste artigo é o de evidenciar a necessidade da implementação de uma pedagogia específica da leitura realizada na internet com vista à construção de conhecimento. Situo genericamente esta ideia na teoria dos multiletramentos e arrolo três argumentos. Em primeiro lugar, apresento dados referentes à leitura on-line realizada por crianças e adolescentes, que, entre outros aspetos, revelam que estes sujeitos realizam com frequência a prática de leitura na internet para construir conhecimento. Em seguida, sistematizo as principais premissas de um modelo teórico desenvolvido para captar as especificidades da leitura realizada on-line para aprender. Por fim, apresento a análise de uma lição disponível numa plataforma digital on-line especificamente desenvolvida para a promoção da construção de aprendizagens e que mostra a dificuldade que a construção de uma tal pedagogia pode constituir quando é realizada sem conhecimento pedagógico específico. Embora não perfazendo um conjunto exaustivo, esta sequência de argumentos constitui-se, na minha opinião, como um conjunto coerente de razões convincentes da necessidade de implementar uma pedagogia específica da leitura dos textos que são lidos na internet com vista à construção de conhecimento |
id |
RCAP_8ec60ea15e49505a70ffc89f9b2ff57b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63352 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimentoTowards a pedagogy of online inquiry readingMultiletramentosInternetLeituraMultimodalidadePedagogiaMultiliteraciesInternetReadingMultimodalityPedagogyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO principal propósito deste artigo é o de evidenciar a necessidade da implementação de uma pedagogia específica da leitura realizada na internet com vista à construção de conhecimento. Situo genericamente esta ideia na teoria dos multiletramentos e arrolo três argumentos. Em primeiro lugar, apresento dados referentes à leitura on-line realizada por crianças e adolescentes, que, entre outros aspetos, revelam que estes sujeitos realizam com frequência a prática de leitura na internet para construir conhecimento. Em seguida, sistematizo as principais premissas de um modelo teórico desenvolvido para captar as especificidades da leitura realizada on-line para aprender. Por fim, apresento a análise de uma lição disponível numa plataforma digital on-line especificamente desenvolvida para a promoção da construção de aprendizagens e que mostra a dificuldade que a construção de uma tal pedagogia pode constituir quando é realizada sem conhecimento pedagógico específico. Embora não perfazendo um conjunto exaustivo, esta sequência de argumentos constitui-se, na minha opinião, como um conjunto coerente de razões convincentes da necessidade de implementar uma pedagogia específica da leitura dos textos que são lidos na internet com vista à construção de conhecimentoThe main purpose of this article is to highlight the need to implement a specific pedagogy of online inquiry reading. I generically situate this idea in the multiliteraciestheory and add three arguments. Firstly, I present data related to online reading performed by children and adolescents, which, among other aspects, reveal that these subjects frequently practice reading on the internet to learn. Next, I systematize the main premises of a theoretical model developed to capture the main features of online reading to learn. Finally, I present the analysis of a lesson available on an online digital platform specifically developed for young users‟ knowledge construction. The analysis shows the difficulty that the construction of such a pedagogy can constitute when it is done without specific professional knowledge. Although not exhaustive, this sequence of arguments constitutes, in my opinion, a coherent set of compelling reasons for the need to implement a specific pedagogy of reading texts that are read online for learningUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoPereira, Íris Susana20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/63352porPereira, Í. S. P. (2019). Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento. Texto Digital, 15(2), 28-56.1807-92881807-928810.5007/1807-9288.2019v15n2p28https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2019v15n2p28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:24:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:56.375389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento Towards a pedagogy of online inquiry reading |
title |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento |
spellingShingle |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento Pereira, Íris Susana Multiletramentos Internet Leitura Multimodalidade Pedagogia Multiliteracies Internet Reading Multimodality Pedagogy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento |
title_full |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento |
title_fullStr |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento |
title_full_unstemmed |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento |
title_sort |
Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento |
author |
Pereira, Íris Susana |
author_facet |
Pereira, Íris Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Íris Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramentos Internet Leitura Multimodalidade Pedagogia Multiliteracies Internet Reading Multimodality Pedagogy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multiletramentos Internet Leitura Multimodalidade Pedagogia Multiliteracies Internet Reading Multimodality Pedagogy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O principal propósito deste artigo é o de evidenciar a necessidade da implementação de uma pedagogia específica da leitura realizada na internet com vista à construção de conhecimento. Situo genericamente esta ideia na teoria dos multiletramentos e arrolo três argumentos. Em primeiro lugar, apresento dados referentes à leitura on-line realizada por crianças e adolescentes, que, entre outros aspetos, revelam que estes sujeitos realizam com frequência a prática de leitura na internet para construir conhecimento. Em seguida, sistematizo as principais premissas de um modelo teórico desenvolvido para captar as especificidades da leitura realizada on-line para aprender. Por fim, apresento a análise de uma lição disponível numa plataforma digital on-line especificamente desenvolvida para a promoção da construção de aprendizagens e que mostra a dificuldade que a construção de uma tal pedagogia pode constituir quando é realizada sem conhecimento pedagógico específico. Embora não perfazendo um conjunto exaustivo, esta sequência de argumentos constitui-se, na minha opinião, como um conjunto coerente de razões convincentes da necessidade de implementar uma pedagogia específica da leitura dos textos que são lidos na internet com vista à construção de conhecimento |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/63352 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/63352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Í. S. P. (2019). Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento. Texto Digital, 15(2), 28-56. 1807-9288 1807-9288 10.5007/1807-9288.2019v15n2p28 https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2019v15n2p28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132460429082624 |