Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Íris Susana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/63352
Resumo: O principal propósito deste artigo é o de evidenciar a necessidade da implementação de uma pedagogia específica da leitura realizada na internet com vista à construção de conhecimento. Situo genericamente esta ideia na teoria dos multiletramentos e arrolo três argumentos. Em primeiro lugar, apresento dados referentes à leitura on-line realizada por crianças e adolescentes, que, entre outros aspetos, revelam que estes sujeitos realizam com frequência a prática de leitura na internet para construir conhecimento. Em seguida, sistematizo as principais premissas de um modelo teórico desenvolvido para captar as especificidades da leitura realizada on-line para aprender. Por fim, apresento a análise de uma lição disponível numa plataforma digital on-line especificamente desenvolvida para a promoção da construção de aprendizagens e que mostra a dificuldade que a construção de uma tal pedagogia pode constituir quando é realizada sem conhecimento pedagógico específico. Embora não perfazendo um conjunto exaustivo, esta sequência de argumentos constitui-se, na minha opinião, como um conjunto coerente de razões convincentes da necessidade de implementar uma pedagogia específica da leitura dos textos que são lidos na internet com vista à construção de conhecimento
id RCAP_8ec60ea15e49505a70ffc89f9b2ff57b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimentoTowards a pedagogy of online inquiry readingMultiletramentosInternetLeituraMultimodalidadePedagogiaMultiliteraciesInternetReadingMultimodalityPedagogyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO principal propósito deste artigo é o de evidenciar a necessidade da implementação de uma pedagogia específica da leitura realizada na internet com vista à construção de conhecimento. Situo genericamente esta ideia na teoria dos multiletramentos e arrolo três argumentos. Em primeiro lugar, apresento dados referentes à leitura on-line realizada por crianças e adolescentes, que, entre outros aspetos, revelam que estes sujeitos realizam com frequência a prática de leitura na internet para construir conhecimento. Em seguida, sistematizo as principais premissas de um modelo teórico desenvolvido para captar as especificidades da leitura realizada on-line para aprender. Por fim, apresento a análise de uma lição disponível numa plataforma digital on-line especificamente desenvolvida para a promoção da construção de aprendizagens e que mostra a dificuldade que a construção de uma tal pedagogia pode constituir quando é realizada sem conhecimento pedagógico específico. Embora não perfazendo um conjunto exaustivo, esta sequência de argumentos constitui-se, na minha opinião, como um conjunto coerente de razões convincentes da necessidade de implementar uma pedagogia específica da leitura dos textos que são lidos na internet com vista à construção de conhecimentoThe main purpose of this article is to highlight the need to implement a specific pedagogy of online inquiry reading. I generically situate this idea in the multiliteraciestheory and add three arguments. Firstly, I present data related to online reading performed by children and adolescents, which, among other aspects, reveal that these subjects frequently practice reading on the internet to learn. Next, I systematize the main premises of a theoretical model developed to capture the main features of online reading to learn. Finally, I present the analysis of a lesson available on an online digital platform specifically developed for young users‟ knowledge construction. The analysis shows the difficulty that the construction of such a pedagogy can constitute when it is done without specific professional knowledge. Although not exhaustive, this sequence of arguments constitutes, in my opinion, a coherent set of compelling reasons for the need to implement a specific pedagogy of reading texts that are read online for learningUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoPereira, Íris Susana20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/63352porPereira, Í. S. P. (2019). Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento. Texto Digital, 15(2), 28-56.1807-92881807-928810.5007/1807-9288.2019v15n2p28https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2019v15n2p28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:24:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:56.375389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
Towards a pedagogy of online inquiry reading
title Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
spellingShingle Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
Pereira, Íris Susana
Multiletramentos
Internet
Leitura
Multimodalidade
Pedagogia
Multiliteracies
Internet
Reading
Multimodality
Pedagogy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
title_full Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
title_fullStr Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
title_full_unstemmed Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
title_sort Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
author Pereira, Íris Susana
author_facet Pereira, Íris Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Íris Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Internet
Leitura
Multimodalidade
Pedagogia
Multiliteracies
Internet
Reading
Multimodality
Pedagogy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Multiletramentos
Internet
Leitura
Multimodalidade
Pedagogia
Multiliteracies
Internet
Reading
Multimodality
Pedagogy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O principal propósito deste artigo é o de evidenciar a necessidade da implementação de uma pedagogia específica da leitura realizada na internet com vista à construção de conhecimento. Situo genericamente esta ideia na teoria dos multiletramentos e arrolo três argumentos. Em primeiro lugar, apresento dados referentes à leitura on-line realizada por crianças e adolescentes, que, entre outros aspetos, revelam que estes sujeitos realizam com frequência a prática de leitura na internet para construir conhecimento. Em seguida, sistematizo as principais premissas de um modelo teórico desenvolvido para captar as especificidades da leitura realizada on-line para aprender. Por fim, apresento a análise de uma lição disponível numa plataforma digital on-line especificamente desenvolvida para a promoção da construção de aprendizagens e que mostra a dificuldade que a construção de uma tal pedagogia pode constituir quando é realizada sem conhecimento pedagógico específico. Embora não perfazendo um conjunto exaustivo, esta sequência de argumentos constitui-se, na minha opinião, como um conjunto coerente de razões convincentes da necessidade de implementar uma pedagogia específica da leitura dos textos que são lidos na internet com vista à construção de conhecimento
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/63352
url https://hdl.handle.net/1822/63352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Í. S. P. (2019). Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento. Texto Digital, 15(2), 28-56.
1807-9288
1807-9288
10.5007/1807-9288.2019v15n2p28
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2019v15n2p28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132460429082624