Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29834
Resumo: A presença cada vez mais frequente de representações da alteridade étnica nos media, ainda que por ora limitada, tem propiciado a criação de narrativas de resistência pelas minorias. Uma das motivações deste artigo é indagar sobre as efectivas possibilidades de fundamentar com sucesso um campo de acção política que permita uma autoformação cultural e uma mudança colectiva, numa área de representação dominada por ecrãs mediáticos penetrantes e insidiosos. Procurámos respostas para esta questão em sketches seleccionados da série cómica televisiva Valha-me Deus (Goodness Gracious Me, BBC, 1998-2001), escrita e representada por artistas de ascendência indiana residentes no Reino Unido. Enquanto se assiste a uma tendência encorajadora de criação de um espaço mais alargado nos media para as minorias, a crescente visibilidade indo-britânica nestes depende da economia política das indústrias culturais. Como tal, o enfoque deste texto reside no entendimento daquele programa humorístico enquanto texto ambivalente, integrado na indústria britânica dos media através da lógica do hibridismo cultural e do cosmopolitismo.
id RCAP_8ec6506e8b2b37486b720f9b8f248c0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade ÉtnicaHibridismo culturalCosmopolitismoSéries televisivas britânicasRepresentação culturalAlteridadeMedia televisivosA presença cada vez mais frequente de representações da alteridade étnica nos media, ainda que por ora limitada, tem propiciado a criação de narrativas de resistência pelas minorias. Uma das motivações deste artigo é indagar sobre as efectivas possibilidades de fundamentar com sucesso um campo de acção política que permita uma autoformação cultural e uma mudança colectiva, numa área de representação dominada por ecrãs mediáticos penetrantes e insidiosos. Procurámos respostas para esta questão em sketches seleccionados da série cómica televisiva Valha-me Deus (Goodness Gracious Me, BBC, 1998-2001), escrita e representada por artistas de ascendência indiana residentes no Reino Unido. Enquanto se assiste a uma tendência encorajadora de criação de um espaço mais alargado nos media para as minorias, a crescente visibilidade indo-britânica nestes depende da economia política das indústrias culturais. Como tal, o enfoque deste texto reside no entendimento daquele programa humorístico enquanto texto ambivalente, integrado na indústria britânica dos media através da lógica do hibridismo cultural e do cosmopolitismo.Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasRepositório da Universidade de LisboaMendes, Ana Cristina2017-11-22T21:14:09Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29834porMendes, AC (2008) “Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica”, Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura – Perspectivas Interdisciplinares da Comunicação, 8, 123-130.1645-2585info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:39.527976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
title Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
spellingShingle Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
Mendes, Ana Cristina
Hibridismo cultural
Cosmopolitismo
Séries televisivas britânicas
Representação cultural
Alteridade
Media televisivos
title_short Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
title_full Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
title_fullStr Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
title_full_unstemmed Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
title_sort Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica
author Mendes, Ana Cristina
author_facet Mendes, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Hibridismo cultural
Cosmopolitismo
Séries televisivas britânicas
Representação cultural
Alteridade
Media televisivos
topic Hibridismo cultural
Cosmopolitismo
Séries televisivas britânicas
Representação cultural
Alteridade
Media televisivos
description A presença cada vez mais frequente de representações da alteridade étnica nos media, ainda que por ora limitada, tem propiciado a criação de narrativas de resistência pelas minorias. Uma das motivações deste artigo é indagar sobre as efectivas possibilidades de fundamentar com sucesso um campo de acção política que permita uma autoformação cultural e uma mudança colectiva, numa área de representação dominada por ecrãs mediáticos penetrantes e insidiosos. Procurámos respostas para esta questão em sketches seleccionados da série cómica televisiva Valha-me Deus (Goodness Gracious Me, BBC, 1998-2001), escrita e representada por artistas de ascendência indiana residentes no Reino Unido. Enquanto se assiste a uma tendência encorajadora de criação de um espaço mais alargado nos media para as minorias, a crescente visibilidade indo-britânica nestes depende da economia política das indústrias culturais. Como tal, o enfoque deste texto reside no entendimento daquele programa humorístico enquanto texto ambivalente, integrado na indústria britânica dos media através da lógica do hibridismo cultural e do cosmopolitismo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2017-11-22T21:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29834
url http://hdl.handle.net/10451/29834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, AC (2008) “Revisitar o Passado em Valha-me Deus: A Ambivalência na Representação da Alteridade Étnica”, Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura – Perspectivas Interdisciplinares da Comunicação, 8, 123-130.
1645-2585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134379905122304