Explorar Novos Trilhos. Um Projeto de Educação e Intervenção Social em Contexto de Acolhimento Institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Joana Catarina Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10443
Resumo: O Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco visa, através do acolhimento institucional em Lar de Infância e Juventude ou em Centro de Acolhimento Temporário, proporcionar aos menores um ambiente securizante que permita e acompanhe o seu desenvolvimento e a integração positiva na sociedade. Nesta linha de pensamento, é essencial, e deverá existir, a especialização dos profissionais que permita linhas de intervenção adequadas, tendo em conta as necessidades e as características individuais de cada criança e jovem, defendendo os seus interesses. O presente Relatório é resultado do desenho e desenvolvimento do Projeto “Explorar Novos Trilhos”, um Projeto em Educação e Intervenção Social, com a finalidade de promover o bem-estar biopsicossocial dos jovens do Centro Juvenil e que foi orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa. Este Projeto foi desenvolvido com a participação ativa dos intervenientes da realidade social e, tendo em conta os problemas e as necessidades sentidas, resultou na definição de objetivos, de estratégias e de ações, de forma a alcançar a mudança. O Projeto revelou-se positivo e significativo, contribuindo para a mudança de atitudes e, consequentemente, para a melhoria das relações interpessoais entre os jovens, entre os profissionais e entre os jovens e os profissionais, através de processos de reflexão e de consciencialização acerca dos comportamentos adotados pelos jovens e das práticas educativas dos profissionais, nomeadamente dos auxiliares de ação educativa
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