Explorar Novos Trilhos. Um Projeto de Educação e Intervenção Social em Contexto de Acolhimento Institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10443 |
Resumo: | O Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco visa, através do acolhimento institucional em Lar de Infância e Juventude ou em Centro de Acolhimento Temporário, proporcionar aos menores um ambiente securizante que permita e acompanhe o seu desenvolvimento e a integração positiva na sociedade. Nesta linha de pensamento, é essencial, e deverá existir, a especialização dos profissionais que permita linhas de intervenção adequadas, tendo em conta as necessidades e as características individuais de cada criança e jovem, defendendo os seus interesses. O presente Relatório é resultado do desenho e desenvolvimento do Projeto “Explorar Novos Trilhos”, um Projeto em Educação e Intervenção Social, com a finalidade de promover o bem-estar biopsicossocial dos jovens do Centro Juvenil e que foi orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa. Este Projeto foi desenvolvido com a participação ativa dos intervenientes da realidade social e, tendo em conta os problemas e as necessidades sentidas, resultou na definição de objetivos, de estratégias e de ações, de forma a alcançar a mudança. O Projeto revelou-se positivo e significativo, contribuindo para a mudança de atitudes e, consequentemente, para a melhoria das relações interpessoais entre os jovens, entre os profissionais e entre os jovens e os profissionais, através de processos de reflexão e de consciencialização acerca dos comportamentos adotados pelos jovens e das práticas educativas dos profissionais, nomeadamente dos auxiliares de ação educativa |
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Explorar Novos Trilhos. Um Projeto de Educação e Intervenção Social em Contexto de Acolhimento InstitucionalCrianças e jovensProfissionaisParticipação ativaMudançaChildren and youthProfessionalsActive participationChangeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco visa, através do acolhimento institucional em Lar de Infância e Juventude ou em Centro de Acolhimento Temporário, proporcionar aos menores um ambiente securizante que permita e acompanhe o seu desenvolvimento e a integração positiva na sociedade. Nesta linha de pensamento, é essencial, e deverá existir, a especialização dos profissionais que permita linhas de intervenção adequadas, tendo em conta as necessidades e as características individuais de cada criança e jovem, defendendo os seus interesses. O presente Relatório é resultado do desenho e desenvolvimento do Projeto “Explorar Novos Trilhos”, um Projeto em Educação e Intervenção Social, com a finalidade de promover o bem-estar biopsicossocial dos jovens do Centro Juvenil e que foi orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa. Este Projeto foi desenvolvido com a participação ativa dos intervenientes da realidade social e, tendo em conta os problemas e as necessidades sentidas, resultou na definição de objetivos, de estratégias e de ações, de forma a alcançar a mudança. O Projeto revelou-se positivo e significativo, contribuindo para a mudança de atitudes e, consequentemente, para a melhoria das relações interpessoais entre os jovens, entre os profissionais e entre os jovens e os profissionais, através de processos de reflexão e de consciencialização acerca dos comportamentos adotados pelos jovens e das práticas educativas dos profissionais, nomeadamente dos auxiliares de ação educativaThe System for the Promotion and Protection of Children and Young People at Risk aims, through residential care in Home for Children and Youth or in a Temporary Shelter Center, to provide minors with a safe environment, enabling and accompanying their development and positive integration in society. In this line of thought, professionals’ specialization is essential allowing adequate intervention lines, taking into account the needs, the individual characteristics, and the interests of each child and young person. This Report is the result of the design and development of the Project “Explorar Novos Trilhos”, a Project in Social Education and Intervention, with the purpose of promoting the biopsychosocial well-being of young people in the Youth Center and was guided by the Research-Participatory Action methodology. This project was developed with the active participation of the social actors, taking into account the problems and needs identified by them, and resulted in the definition of objectives, strategies and actions in order to achieve change. The Project revealed to be positive and significant, contributing to change attitudes and, consequently, to improve interpersonal relationships among young people, among professionals and among young people and professionals, through processes of reflection and awareness about the behaviors adopted by young people and the educational practices of professionals, in particular educational activity assistants.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPessanha, ManuelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Joana Catarina Nunes2017-11-16T14:38:54Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10443TID:201852810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:51.122841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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