Empreendedorismo feminino no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Neves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8431
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a temática do empreendedorismo, enquanto atividade de modificação, intervenção e criação de emprego à luz dos modelos teóricos de base. Reflete-se sobre a evolução deste conceito: desde a sua conceção como decisão para fazer qualquer coisa até à conceção de atividade do indivíduo que está na origem de uma empresa ou organização. Especificamente, o trabalho incide sobre as características específicas do empreendedorismo no feminino, procurando avaliar as diferenças entre homens e mulheres nas suas motivações, razões para optar pelo empreendedorismo e/ou motivos que sustentam essa sua decisão. A metodologia usada consiste num questionário e posterior análise quantitativa das respostas obtidas. Pretendeu aferir se as mulheres inquiridas admitem a hipótese de entrar no mundo do empreendedorismo, analisando as suas principais motivações e razões que as conduzem à entrada nessa via de negócio. De acordo com os dados recolhidos, as principais conclusões revelam que não existe uma noção concreta de características associadas ao empreendedor. Por outro lado, não são reconhecidas pelas respondentes a existência de características pessoais do empreendedor, encarando este apenas como tendo competências profissionais e de gestão. Os dados permitem concluir ainda acerca de algum desconhecimento relativamente aos apoios disponibilizados para empreendedores na criação do próprio negócio.
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Pretendeu aferir se as mulheres inquiridas admitem a hipótese de entrar no mundo do empreendedorismo, analisando as suas principais motivações e razões que as conduzem à entrada nessa via de negócio. De acordo com os dados recolhidos, as principais conclusões revelam que não existe uma noção concreta de características associadas ao empreendedor. Por outro lado, não são reconhecidas pelas respondentes a existência de características pessoais do empreendedor, encarando este apenas como tendo competências profissionais e de gestão. Os dados permitem concluir ainda acerca de algum desconhecimento relativamente aos apoios disponibilizados para empreendedores na criação do próprio negócio.Este trabajo tiene como objetivo analizar el tema de la iniciativa empresarial, mientras que la actividad de modificación, la intervención y la creación de empleo a la luz de la base teórica modelos. Reflexiona sobre la evolución de este concepto: desde su concepción como una decisión de hacer algo para la actividad individual de diseño que comenzó como una empresa u organización. En concreto, el trabajo se centra en las características específicas de la iniciativa empresarial en la mujer, tratando de evaluar las diferencias entre hombres y mujeres en sus motivos, razones para optar por el emprendimiento y / o razones que apoyan esta decisión. La metodología utilizada consiste en un cuestionario y posterior análisis cuantitativo de las respuestas. Tenía la intención de evaluar si las mujeres encuestadas admiten la posibilidad de entrar en el mundo de la iniciativa empresarial, el análisis de las principales motivaciones y las razones que llevan a esta entrada a través de la operación. De acuerdo con los datos recabados, los principales resultados revelan que no existe una noción concreta de las características asociadas con el empresario. Por otra parte, no son reconocidas por los encuestados la existencia de características personales del empresario, viendo esto como tener sólo las competencias profesionales y de gestión. Los datos también permiten la ignorancia completa sobre alguna relación con el apoyo disponible a los emprendedores en la creación de propio negocio.This paper aims to analyze, through the fundamental theoretical models, the theme of entrepreneurship, as an activity that promotes change, intervention and job creation. We analyze the concept's evolution: from its conception as an individual decision to do something to the individual's activity that constitutes the beginning of a company's design. Specifically, the work focuses on the specific characteristics of female entrepreneurship, exploring male and female differences concerning motives, reasons to enter entrepreneurship and that support this decision. The methodology consisted on a questionnaire and subsequent quantitative analysis. The aim was to check whether the surveyed women admitted the possibility of entering the world of entrepreneurship; to achieve this goal we analyzed the main motivations and particular reasons that lead to entrepreneurship. According to the data, the major findings reveal no concrete factual idea of entrepreneurship characteristics in the female respondents. On the other hand, the existence of the entrepreneur's personal characteristics is not recognized, and rather it is viewed as mainly professional and management skills. The data also reflects a lack of knowledge about economic support available to entrepreneurship.Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Joana Neves2016-07-13T14:29:19Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8431TID:201605430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:15.884718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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