Com que linhas se cose o género. A importância do vestuário infantil na construção do género
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/4808 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, as Mulheres na Sociedade e na Cultura |
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Com que linhas se cose o género. A importância do vestuário infantil na construção do géneroVestuárioGéneroInfânciaDissertação de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, as Mulheres na Sociedade e na CulturaO vestuário é entendido por muitos, historiadores, teóricos, sociólogos e filósofos, como um espelho que reflecte a sociedade a que pertence. A partir desta premissa muitas outras leituras, analisadas com uma maior profundidade, se podem fazer do vestuário, nomeadamente a divisão do mesmo por género ou ainda por faixa etária. Este é o ponto essencial a partir do qual pretendi desenvolver a minha reflexão, nesta dicotomia do vestuário feminino e/ou masculino e na forma como uma simples indumentária poderá contribuir para a construção de uma identidade de género numa fase especifica da vida, a infância. É sabido que a roupa se encontra divida em dois grandes grupos: o da roupa feminina e o da roupa masculina. No primeiro grupo, respectivamente, encontramos todo o vestuário feminino destinado somente a ser vestido pelas mulheres, assim ditam as regras sociais fortemente alicerçadas. Reciprocamente também o segundo grande grupo, o do vestuário masculino, tem sofrido o pesar das regras da sociedade. Esta divisão do vestuário acontece ainda em tenra idade do ser humano, existindo um vestuário próprio para as raparigas e um outro para os rapazes, quando, na verdade, o corpo de uma menina de 3 anos não difere em grande parte de um corpo de um menino da mesma idade. A família é o primeiro núcleo onde estes estereótipos de género do vestir são passados e alicerçados. Numa construção dicotómica, filhas e filhos têm sido educados de formas diferenciadas para que um dia venha a surtir os efeitos de tais ensinamentos, com a finalidade de se tornarem respectivamente em mulheres e homens no futuro. O vestuário apresenta-se como uma forma de demarcação dessas educações binárias. A fim de validar de forma empírica este objecto de estudo, foram realizadas entrevistas a um conjunto de pais e mães sobre as suas escolhas no vestuário dos respectivos filhos, tendo em causa uma perspectiva de género.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaLisboa, ManuelRUNTeofilo, Ana Patricia Correia2011-01-11T10:57:03Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:34:50Zoai:run.unl.pt:10362/4808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:54.293074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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