As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Joana Alexandra Lopes das
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6496
Resumo: Relatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8ef63450869b51b42345d8a4984708a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentesRecurso didáticoImagemCompetênciasHistóriaGeografiaTeaching resourceImageSkillsHistoryGeografyRelatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoA apresentação do presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à sua finalização. Neste é apresentado um estudo realizado em dois contextos socioeducativos distintos, no ano letivo 2015/2016, no 1.º e do 2.º Ciclo, em duas turmas do 5.º e 3.º ano de escolaridade, respetivamente. Tendo em conta as características dos alunos de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo que aqui se apresenta, centrado na utilização da imagem enquanto recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes. Assim, a partir do estudo concretizado pretendeu-se compreender quais as potencialidades das imagens e de que forma é que estas possibilitam a promoção de aprendizagens no âmbito da História e da Geografia. A metodologia considerada para o estudo aproxima-se do paradigma da metodologia da investigação-ação e o quadro teórico mobilizado corresponde aos conceitos e conceções que justificam a imagem enquanto recurso didático, que explicitam o que é esperado de um aluno histórica e geograficamente competente e, por fim, que explicam o contributo das imagens para o desenvolvimento dessas competências. Quanto aos resultados obtidos, determinou-se que as imagens apresentam três potencialidades no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia, sendo elas: (i) motivar os alunos para as aprendizagens; (ii) desenvolver o pensamento crítico e (iii) potenciar a descoberta das intencionalidades expressas pelos signos linguísticos e icónicos. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas à imagem enquanto recurso pedagógico podem dar um relevante contributo para a formação de alunos histórica e geograficamente competentes.ABSTRACT The following report emerged in the scope of Supervised Teaching Practice II as part of the Master’s Degree in Primary School Teaching. In this report, it is presented a study performed in two distinct social and educative contexts, one from the third grade and one from the fifth grade, during the school year of 2015/2016. Considering the characteristics of the students from both contexts, it was possible to establish a common problem that respected the study, which focus in the use of images as a teaching resource for the development of students capable in history and geography. Then, the study intended to allow inferring the potentiality of the use of images and how these images promoted learnings regarding History and Geography. The used methodology is based on the paradigm of investigation-action and the used theoretical framework corresponds to the ideas that support image as a teaching resource – the ideas that explain what is expected from a student capable historically and geographically and, finally, the ideas that explain how images contribute to the training of people capable in the areas of History and Geography. The obtained results show that the images have three main potential uses as teaching resources: (i) motivate the students for the learning subjects; (ii) cultivate critical thinking and (iii) enhance the discovery of the intentions expressed by linguistic and iconic signs. After analysing the results, it was concluded that the potentialities associated with image as a teaching resource contribute to the training of students capable historically and geographically.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaDias, AlfredoRCIPLNeves, Joana Alexandra Lopes das2016-10-17T08:59:08Z2016-07-112016-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6496TID:201387816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:37.038988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
title As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
spellingShingle As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
Neves, Joana Alexandra Lopes das
Recurso didático
Imagem
Competências
História
Geografia
Teaching resource
Image
Skills
History
Geografy
title_short As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
title_full As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
title_fullStr As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
title_full_unstemmed As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
title_sort As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes
author Neves, Joana Alexandra Lopes das
author_facet Neves, Joana Alexandra Lopes das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alfredo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Joana Alexandra Lopes das
dc.subject.por.fl_str_mv Recurso didático
Imagem
Competências
História
Geografia
Teaching resource
Image
Skills
History
Geografy
topic Recurso didático
Imagem
Competências
História
Geografia
Teaching resource
Image
Skills
History
Geografy
description Relatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17T08:59:08Z
2016-07-11
2016-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6496
TID:201387816
url http://hdl.handle.net/10400.21/6496
identifier_str_mv TID:201387816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414985564160