A importância do envolvimento parental no desenvolvimento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18223 |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem têm sido difíceis de definir, no entanto, hoje em dia, o conceito de dificuldades de aprendizagem é aplicado concretamente às crianças e jovens que apresentam “uma discrepância significativa entre aquilo que é esperado em função da idade e aquilo que efectivamente realizam em termos académicos” (Lopes, 2005). Este estudo tem por finalidade comparar as perspetivas dos encarregados de educação (EE) de alunos com dificuldades de aprendizagem (DA) e dos professores quanto às dificuldades de aprendizagem, à inclusão e ao envolvimento parental, tentando relacioná-los com o (in)sucesso escolar dos educandos. Os instrumentos utilizados foram inquéritos, em suporte papel, para os EE de alunos com necessidades educativas especiais e através de um questionário online para os professores, de forma a abranger um maior número de docentes. A amostra é constituída por 25 encarregados de educação de alunos com NEE do Agrupamento de escolas de Melgaço (n=25) e por 19 professores (n=19), sendo 10 professores deste agrupamento e os restantes de várias escolas do distrito de Braga. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que muitas destas crianças e adolescentes vivem com o peso de terem sido catalogados e colocados na educação especial. Os professores defendem que: os apoios aos alunos com DA devem iniciar-se o mais cedo possível; o trabalho de pares facilita a tomada de consciência dos pontos fracos dos alunos e a necessidade de os melhorar; as dificuldades de leitura aparecerem geralmente associadas a dificuldades na escrita e vice-versa e o envolvimento dos EE na escola contribui para o sucesso educativo dos alunos com NEE. Quanto aos encarregados de educção, concluímos que: eles acompanham o seu educando na realização dos trabalhos de casa; todos afirmam conversar com o seu filho sobre as suas dificuldades em aprender; estão satisfeitos com o grau de comunicação entre a escola e a família; não atribuem responsabilidades à escola pelo insucesso dos seus educandos e procuram informar-se sobre o projeto educativo e PAA da escola. |
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Os instrumentos utilizados foram inquéritos, em suporte papel, para os EE de alunos com necessidades educativas especiais e através de um questionário online para os professores, de forma a abranger um maior número de docentes. A amostra é constituída por 25 encarregados de educação de alunos com NEE do Agrupamento de escolas de Melgaço (n=25) e por 19 professores (n=19), sendo 10 professores deste agrupamento e os restantes de várias escolas do distrito de Braga. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que muitas destas crianças e adolescentes vivem com o peso de terem sido catalogados e colocados na educação especial. Os professores defendem que: os apoios aos alunos com DA devem iniciar-se o mais cedo possível; o trabalho de pares facilita a tomada de consciência dos pontos fracos dos alunos e a necessidade de os melhorar; as dificuldades de leitura aparecerem geralmente associadas a dificuldades na escrita e vice-versa e o envolvimento dos EE na escola contribui para o sucesso educativo dos alunos com NEE. Quanto aos encarregados de educção, concluímos que: eles acompanham o seu educando na realização dos trabalhos de casa; todos afirmam conversar com o seu filho sobre as suas dificuldades em aprender; estão satisfeitos com o grau de comunicação entre a escola e a família; não atribuem responsabilidades à escola pelo insucesso dos seus educandos e procuram informar-se sobre o projeto educativo e PAA da escola.Learning difficulties have been difficult to define, however, nowadays, the concept of learning difficulties is applied specifically to children and young people with "a significant gap between what is expected according to age and what actually perform in academics terms" (Lopes, 2005). This study aims to compare the perspectives of parents and teachers about the difficulties of learning, inclusion and parental involvement from parents of children with special educational needs, trying to relate them to the school (un)success (academic performance / behavior) of the students. The instruments used were surveys, on paper, to those in charge of education of pupils with special educational needs and through an online questionnaire for teachers to cover a greater number of teachers. The sample consists of 25 parents of pupils with special educational needs of Melgaço schools grouping (n=25) and 19 teachers (n=19), 10 teachers of this group and the rest from various schools in the district of Braga. After the analysis and interpretation of results, we conclude that many of these children and adolescents living with weight have been cataloged and placed in special education. Teachers argue that: the support for students with learning difficulties should start up as soon as possible; the pair work facilitates awareness of the weaknesses of students and the need for improvement; reading difficulties usually appear associated with difficulties in writing and vice versa, and the involvement of carers in school contributes to the educational success of students with special educational needs. As for the parents, we conclude that: they accompany your son or daughter in the realization of homework; all claim to talk to your child about their difficulties in learning; are satisfied with the level of communication between the school and the family; do not assign responsibilities to school for the failure of their children and seek to learn about the educational project and Annual Plan of school activities.Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMatos, Jorge Manuel Gomes2015-09-14T10:29:41Z2015-02-1320142015-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18223TID:203019725porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:37:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:13.129723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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