DESIGN DE INTERFACES DIRECIONADO PARA A COMPRA ONLINE EM INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL: A ESCOLA OFICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Rita Vasques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2778
Resumo: Este projeto centra-se no caso de estudo da Escola Oficina (EO), uma organização sem fins lucrativos, de cariz social, que apoia cidadãos em situação de desemprego, oferecendo formação e empregabilidade nas áreas de costura e cartonagem, com ênfase na economia circular e na sustentabilidade ambiental. Embora a EO seja bem-sucedida na formação e integração dos seus formandos no mercado de trabalho, enfrenta desafios na comunicação externa e na venda dos produtos desenvolvidos. Este estudo surgiu no âmbito do projeto de investigação "ECHO - Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto-iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico" (EXPL/ART-DAQ/0037/2021), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo como objetivo combater o estigma associado aos indivíduos em situação de desemprego, procurando esclarecer sobre a elevada qualidade de produção dos seus produtos. Dada a importância da presença online nos meios de comunicação, a estratégia passou pela criação de uma loja online capaz de refletir os valores da instituição e promover os respetivos produtos. O estudo concentrou-se no Design de Interfaces, nomeadamente, na identificação de requisitos e estratégias que contribuam para o referido esclarecimento dos cidadãos e, desta forma, combater o preconceito tradicionalmente associado aos produtos de instituições de cariz social. Este projeto adotou a metodologia de Design Thinking, através de uma abordagem centrada nas necessidades do utilizador em interfaces de lojas online. Foi desenvolvida uma revisão de literatura na área do Design de Interfaces, com foco nos temas do Design e Estética, Atmosfera Virtual, da Usabilidade e da Influência do Design na Intenção de Compra. Com base nesta revisão, foram definidos um conjunto de requisitos que foram tidos em conta no desenho do protótipo. O desenvolvimento da solução passou pelas etapas das personas, wireframes, workflows, e, por fim, foi elaborado um protótipo de alta-fidelidade, validado por meio de testes de usabilidade. Os resultados obtidos pretendem servir de base para potencial replicação em casos análogos.
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