As redes de organizações para o desenvolvimento e planeamento do turismo: o caso da Beira Baixa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19121 |
Resumo: | O turismo é um setor complexo que se encontra em constante crescimento, mas também é reconhecido por ser uma indústria fragmentada, que tem de enfrentar as mudanças de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. As redes têm, nas últimas décadas, surgido como uma ferramenta com um papel proeminente no setor do turismo. Estas contribuem para a colaboração entre os atores relacionados com o setor do turismo, de modo a permitir que se alcance uma oferta integrada dos produtos turísticos. Demonstra-se, ainda, que as redes podem ser um fator importante para o planeamento em turismo. Isto porque permitem que todos os atores que são influenciados pelo crescimento do turismo sejam parte integrante no processo - aspeto que facilita o seu desenvolvimento [do processo] e permite um maior consenso entre as partes interessadas. Na Beira Baixa (NUTS III) verifica-se que existem algumas discrepâncias entre o setor público e privado no que se refere à colaboração em rede e os seus efeitos na prática. De tal modo que se construiu uma rede de organizações relacionadas com o turismo na Beira Baixa, e na qual se destacam alguns subgrupos. |
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As redes de organizações para o desenvolvimento e planeamento do turismo: o caso da Beira BaixaTurismo - Beira Baixa (Portugal)Turismo - PlaneamentoO turismo é um setor complexo que se encontra em constante crescimento, mas também é reconhecido por ser uma indústria fragmentada, que tem de enfrentar as mudanças de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. As redes têm, nas últimas décadas, surgido como uma ferramenta com um papel proeminente no setor do turismo. Estas contribuem para a colaboração entre os atores relacionados com o setor do turismo, de modo a permitir que se alcance uma oferta integrada dos produtos turísticos. Demonstra-se, ainda, que as redes podem ser um fator importante para o planeamento em turismo. Isto porque permitem que todos os atores que são influenciados pelo crescimento do turismo sejam parte integrante no processo - aspeto que facilita o seu desenvolvimento [do processo] e permite um maior consenso entre as partes interessadas. Na Beira Baixa (NUTS III) verifica-se que existem algumas discrepâncias entre o setor público e privado no que se refere à colaboração em rede e os seus efeitos na prática. De tal modo que se construiu uma rede de organizações relacionadas com o turismo na Beira Baixa, e na qual se destacam alguns subgrupos.Tourism is a complex sector, in constant growth. And yet, it is known to be a fragmented industry, facing the challenges of an increasingly globalized and competitive world. In the last decades, networks have emerged as a fundamental tool for the tourism sector, so as to enable an integrated supply of tourism products. Networks are also shown to be an important factor to account when planning tourism, because they enable all of the participants influenced by the growth of tourism to be an integral part of the process. This allows a bigger consensus among the concerned parties and facilitates the plans’ implementation. At Beira Baixa (NUTS III) there are some discrepancies between the public and the private sector when it comes to network collaboration and its practical results. For this reason, a network of organizations connect to tourism at Beira Baixa was created, in which some subgroups are highligUniversidade de Aveiro2017-12-05T13:20:06Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19121TID:201933195porAmaro, Ana Sofia Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:37:02Zoai:ria.ua.pt:10773/19121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:55.059545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O turismo é um setor complexo que se encontra em constante crescimento, mas também é reconhecido por ser uma indústria fragmentada, que tem de enfrentar as mudanças de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. As redes têm, nas últimas décadas, surgido como uma ferramenta com um papel proeminente no setor do turismo. Estas contribuem para a colaboração entre os atores relacionados com o setor do turismo, de modo a permitir que se alcance uma oferta integrada dos produtos turísticos. Demonstra-se, ainda, que as redes podem ser um fator importante para o planeamento em turismo. Isto porque permitem que todos os atores que são influenciados pelo crescimento do turismo sejam parte integrante no processo - aspeto que facilita o seu desenvolvimento [do processo] e permite um maior consenso entre as partes interessadas. Na Beira Baixa (NUTS III) verifica-se que existem algumas discrepâncias entre o setor público e privado no que se refere à colaboração em rede e os seus efeitos na prática. De tal modo que se construiu uma rede de organizações relacionadas com o turismo na Beira Baixa, e na qual se destacam alguns subgrupos. |
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