Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Jaqueline Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10627
Resumo: Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
id RCAP_8f101ba0135ce4dbfa006b212ddff6a1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturaisEstudantes universitáriosBem-estarModelo de Equações EstruturaisHigher Education StudentsWell-beingStructural Equation ModelsMestrado em Decisão Económica e EmpresarialA presente dissertação tem por objetivo avaliar o efeito dos "recursos pessoais" e dos "recursos sociais e organizacionais" no "bem-estar" do aluno universitário. A base teórica assenta no Modelo Resources, Experiences and Demands - RED e no pressuposto que o "bem-estar" tem natureza multicausal ligado a fatores de ordem individual, social e organizacional. Os dados são provenientes de um estudo mais alargado cuja recolha foi realizada através de um questionário, sendo a amostra constituída por alunos de uma instituição de ensino superior pública e de uma instituição de ensino superior privada. Para a análise, são utilizados modelos de equações estruturais. O modelo ajustado também é utilizado para avaliar se existem diferenças entre as instituições de ensino. Através dos resultados, conclui-se que o fator dos "recursos pessoais" é o principal determinante do "bem-estar", com destaque para as variáveis da "auto-eficácia académica", "orientação para o objetivo" e "capital psicológico". Ao comparar as instituições, verifica-se diferenças no peso atribuído às variáveis em estudo. Neste sentido, o estudo reforça a necessidade de explorar de forma mais aprofundada os determinantes do "bem-estar" dos estudantes do ensino superior.The main goal of this dissertation is to evaluate the effect of "personal resources" as well as "social and organisational resources" on the "well-being" of university students. The theoretical background is based on the Resources, Experiences and Demands Model - RED and on the assumption that "well-being" is multicausal connected to individual, social and organisational factors. Data used in the present study comes from a larger project, whose collection was conducted through a questionnaire. The sample consists of students of a public higher education institution and a private higher education institution. The structural equation models was used for the analysis of the results. The adjusted model is also used in order to see if there is any discrepancy in the results between the sampled institutions. Results show that "personal resources" is one of the stronger factors determining "well-being", with "self-efficacy", "goal orientation" and "psychological capital" being the variables with more weight. Institutional comparison allow us to see that there are some differences in the weight and role of each variables. Therefore, our results emphasises the need to explore in more depth the determinants of students? well-being in higher education context.Instituto Superior de Economia e GestãoProença, IsabelGonçalves, Sónia P.Repositório da Universidade de LisboaVieira, Jaqueline Rodrigues2016-01-11T11:25:03Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10627porVieira, Jaqueline Rodrigues (2015). "Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:03.616875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
title Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
spellingShingle Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
Vieira, Jaqueline Rodrigues
Estudantes universitários
Bem-estar
Modelo de Equações Estruturais
Higher Education Students
Well-being
Structural Equation Models
title_short Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
title_full Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
title_fullStr Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
title_full_unstemmed Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
title_sort Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais
author Vieira, Jaqueline Rodrigues
author_facet Vieira, Jaqueline Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Proença, Isabel
Gonçalves, Sónia P.
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Jaqueline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Bem-estar
Modelo de Equações Estruturais
Higher Education Students
Well-being
Structural Equation Models
topic Estudantes universitários
Bem-estar
Modelo de Equações Estruturais
Higher Education Students
Well-being
Structural Equation Models
description Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-11T11:25:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10627
url http://hdl.handle.net/10400.5/10627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Jaqueline Rodrigues (2015). "Bem-estar de alunos universitários : o uso de modelos de equações estruturais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053433028608