Há mar e mar, há ir e voltar: educação ambiental no CMIA de Matosinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Helena Sofia Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20561
Resumo: Este documento surge com a realização do estágio curricular do mestrado em Educação Ambiental da Escola Superior de Educação de Bragança no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos (CMIA), entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019, sob a orientação da Professora Doutora Cláudia Dias. Na opção por esta modalidade de trabalho final considerou-se que os contextos educativos associados a instituições e equipamentos de educação ambiental (EA) permitem um maior contacto com contextos de prática profissional, pois desenvolvem atividades diversificadas que permitem a formação ambiental de diferentes públicos alvo em situações educativas diversas. O estágio incluiu uma componente investigativa e teve como principais objetivos: (i) desenvolver atividades sobre temáticas ambientais propostas pela equipa técnica da instituição; (ii) conceber e propor atividades sobre temáticas ambientais e para públicos-alvo diversificados; (iii)desenvolver exposições sobre temáticas ambientais e (iv) caraterizar e analisar as práticas de EA no CMIA de Matosinhos. Durante o estágio foram várias as tarefas realizadas, desde a atualização das fontes de informação (website e e-mail), a dinamização de atividades do CMIA e a conceção de propostas autónomas. Nesta última fase, foi organizada uma atividade focada no problema dos plásticos e a sua relação com os oceanos e a possibilidade da produção de bioplásticos, tendo por base os resultados da investigação. A investigação foi de natureza predominantemente qualitativa, e recorreu à análise de conteúdo. O corpus de análise foram as informações presentes no website do CMIA, cruzadas com as informações recolhidas durante o período de estágio. A análise permitiu concluir que há uma coordenação das atividades do Centro com as escolas locais e que a maioria das temáticas abordadas se relacionam com o mar. Na organização do website, por vezes, encontram-se atividades do mesmo tipo em categorias diferentes. Pode ainda apontar-se que o público-alvo predominante é, principalmente, público escolar na faixa etária correspondente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se desloca ao Centro e manifesta interesse, empenho e comportamento muito heterogéneo. Com a realização deste estágio alcançaram-se os objetivos propostos, tendo contribuído para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.
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O estágio incluiu uma componente investigativa e teve como principais objetivos: (i) desenvolver atividades sobre temáticas ambientais propostas pela equipa técnica da instituição; (ii) conceber e propor atividades sobre temáticas ambientais e para públicos-alvo diversificados; (iii)desenvolver exposições sobre temáticas ambientais e (iv) caraterizar e analisar as práticas de EA no CMIA de Matosinhos. Durante o estágio foram várias as tarefas realizadas, desde a atualização das fontes de informação (website e e-mail), a dinamização de atividades do CMIA e a conceção de propostas autónomas. Nesta última fase, foi organizada uma atividade focada no problema dos plásticos e a sua relação com os oceanos e a possibilidade da produção de bioplásticos, tendo por base os resultados da investigação. A investigação foi de natureza predominantemente qualitativa, e recorreu à análise de conteúdo. O corpus de análise foram as informações presentes no website do CMIA, cruzadas com as informações recolhidas durante o período de estágio. A análise permitiu concluir que há uma coordenação das atividades do Centro com as escolas locais e que a maioria das temáticas abordadas se relacionam com o mar. Na organização do website, por vezes, encontram-se atividades do mesmo tipo em categorias diferentes. Pode ainda apontar-se que o público-alvo predominante é, principalmente, público escolar na faixa etária correspondente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se desloca ao Centro e manifesta interesse, empenho e comportamento muito heterogéneo. Com a realização deste estágio alcançaram-se os objetivos propostos, tendo contribuído para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.This document comes along with the performing of the master curricular internship in Environmental Education of the Higher School of Education in Bragança at the Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos (CMIA), from November 2018 to February 2019, under the guidance of Professor Claudia Dias. The option for this final work model had in mind the fact that education contexts associated with institutions and equipments of environmental education (EE) allow a bigger contact with professional practice contexts, as they develop diversified activities that allow the environmental education of a diverse audience in different educational situations. This curricular internship included an investigative component and its main objectives are: (i) to develop activities on environmental themes proposed by institution’s technical team; (ii) to create and propose environmental problem activities for different audiences; (iii) to develop exhibitions about environmental themes and (iv) to characterize and analyse EE practises at CMIA Matosinhos. During the internship, several tasks were fulfilled, from the updating of information, promotion of the activities of the CMIA and the development of autonomous proposals. During the last phase, it was organized an activity focused on the plastic problem and its relation with the oceans as well as the possibility of bioplastic production based on investigation results. The research was predominantly qualitative work and resorted to content analysis. The corpus of analysis was the information available on the CMIA de Matosinhos website, compared with the information collected during the observation period. The analysis concluded that there is a coordination of Centre’s activities with local schools and most of most of the themes refer to the sea. In organization the website, sometimes there are activities of the same type in different categories. It can also be noted that it aims mainly at school students corresponding to the 1st Cycle of Basic Education, , who get around the Centre and express very heterogeneous interest, commitment and behaviour. With this curricular internship, the proposed aims were achieved, having contributed to the development of professional and personal skills.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBCardoso, Helena Sofia Gonçalves2020-02-04T11:59:22Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20561TID:202404080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:40Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:24.012258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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