História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Isilda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Quinta e Costa, Margarida, Ribeiro, Vítor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2854
Resumo: A ciência no tempo e no espaço – um projeto interdisciplinar foi desenvolvido ao longo de quatro anos com estudantes da licenciatura em Educação Básica, futuros professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e educadores da Educação Pré-Escolar. Para a sua implementação foi desenhada uma proposta didática que assentou nos seguintes pressupostos: que a ciência resulta de um processo social e, como tal, é também uma manifestação cultural, com relações de interdependência com a realidade politica, social, económica e cultural; que o método biográfico, enquanto recurso didático, possibilita o conhecimento das trajetórias individuais de homens e mulheres da ciência que, interagindo com o meio, contribuíram para o avanço científico; e que a abordagem interdisciplinar do conhecimento, a partir da História da Ciência, permite uma imagem historicamente mais realista da descoberta científica. No âmbito dessa proposta didática, os estudantes foram desafiados a desenvolver um trabalho de investigação em torno de uma personalidade portuguesa de relevância cientiífica, segundo três eixos – o contexto político, social e cultural, nacional e internacional, da época em que viveu; a sua biografia; e os contributos que deu para o avanço científico na área em que se distinguiu. Concluído este trabalho, os estudantes realizaram reflexões individuais sobre as percepçõe que construíram. Em cada um dos quatro anos fizemos uma avaliação das metodologias utilizadas a partir das nossas perceções e dos elementos produzidos pelos estudantes. No final do projeto a análise da distribuição temporal e científica dos 40 cientistas estudados e dos documentos produzidos permitiu-nos verificar, num primeiro nível, a adequação das metodologias definidas aos objetivos do projeto e, num segundo nível, que os estudantes se sentiram motivados para conhecer conceitos de ciência e construíram uma imagem mental da evolução de conteúdos e contextos, reconhecendo a importância da História da Ciência na abordagem de conteúdos no Ensino Básico
id RCAP_8f1f30f93f1706cccd5de169ef92d9b0
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinarInterdisciplinaridade -- Geografia -- História -- CiênciasInterdisciplinaridade -- Ensino básico (1º ciclo)Interdisciplinaridade -- Ensino básico (2º ciclo)História da ciênciaA ciência no tempo e no espaço – um projeto interdisciplinar foi desenvolvido ao longo de quatro anos com estudantes da licenciatura em Educação Básica, futuros professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e educadores da Educação Pré-Escolar. Para a sua implementação foi desenhada uma proposta didática que assentou nos seguintes pressupostos: que a ciência resulta de um processo social e, como tal, é também uma manifestação cultural, com relações de interdependência com a realidade politica, social, económica e cultural; que o método biográfico, enquanto recurso didático, possibilita o conhecimento das trajetórias individuais de homens e mulheres da ciência que, interagindo com o meio, contribuíram para o avanço científico; e que a abordagem interdisciplinar do conhecimento, a partir da História da Ciência, permite uma imagem historicamente mais realista da descoberta científica. No âmbito dessa proposta didática, os estudantes foram desafiados a desenvolver um trabalho de investigação em torno de uma personalidade portuguesa de relevância cientiífica, segundo três eixos – o contexto político, social e cultural, nacional e internacional, da época em que viveu; a sua biografia; e os contributos que deu para o avanço científico na área em que se distinguiu. Concluído este trabalho, os estudantes realizaram reflexões individuais sobre as percepçõe que construíram. Em cada um dos quatro anos fizemos uma avaliação das metodologias utilizadas a partir das nossas perceções e dos elementos produzidos pelos estudantes. No final do projeto a análise da distribuição temporal e científica dos 40 cientistas estudados e dos documentos produzidos permitiu-nos verificar, num primeiro nível, a adequação das metodologias definidas aos objetivos do projeto e, num segundo nível, que os estudantes se sentiram motivados para conhecer conceitos de ciência e construíram uma imagem mental da evolução de conteúdos e contextos, reconhecendo a importância da História da Ciência na abordagem de conteúdos no Ensino BásicoPontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil2020-01-02T11:26:58Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2854por2178-291110.23925/2178-2911.2019v20p15-25Monteiro, IsildaQuinta e Costa, MargaridaRibeiro, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:18Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:34.906506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
title História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
spellingShingle História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
Monteiro, Isilda
Interdisciplinaridade -- Geografia -- História -- Ciências
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (1º ciclo)
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (2º ciclo)
História da ciência
title_short História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
title_full História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
title_fullStr História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
title_full_unstemmed História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
title_sort História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
author Monteiro, Isilda
author_facet Monteiro, Isilda
Quinta e Costa, Margarida
Ribeiro, Vítor
author_role author
author2 Quinta e Costa, Margarida
Ribeiro, Vítor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Isilda
Quinta e Costa, Margarida
Ribeiro, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade -- Geografia -- História -- Ciências
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (1º ciclo)
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (2º ciclo)
História da ciência
topic Interdisciplinaridade -- Geografia -- História -- Ciências
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (1º ciclo)
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (2º ciclo)
História da ciência
description A ciência no tempo e no espaço – um projeto interdisciplinar foi desenvolvido ao longo de quatro anos com estudantes da licenciatura em Educação Básica, futuros professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e educadores da Educação Pré-Escolar. Para a sua implementação foi desenhada uma proposta didática que assentou nos seguintes pressupostos: que a ciência resulta de um processo social e, como tal, é também uma manifestação cultural, com relações de interdependência com a realidade politica, social, económica e cultural; que o método biográfico, enquanto recurso didático, possibilita o conhecimento das trajetórias individuais de homens e mulheres da ciência que, interagindo com o meio, contribuíram para o avanço científico; e que a abordagem interdisciplinar do conhecimento, a partir da História da Ciência, permite uma imagem historicamente mais realista da descoberta científica. No âmbito dessa proposta didática, os estudantes foram desafiados a desenvolver um trabalho de investigação em torno de uma personalidade portuguesa de relevância cientiífica, segundo três eixos – o contexto político, social e cultural, nacional e internacional, da época em que viveu; a sua biografia; e os contributos que deu para o avanço científico na área em que se distinguiu. Concluído este trabalho, os estudantes realizaram reflexões individuais sobre as percepçõe que construíram. Em cada um dos quatro anos fizemos uma avaliação das metodologias utilizadas a partir das nossas perceções e dos elementos produzidos pelos estudantes. No final do projeto a análise da distribuição temporal e científica dos 40 cientistas estudados e dos documentos produzidos permitiu-nos verificar, num primeiro nível, a adequação das metodologias definidas aos objetivos do projeto e, num segundo nível, que os estudantes se sentiram motivados para conhecer conceitos de ciência e construíram uma imagem mental da evolução de conteúdos e contextos, reconhecendo a importância da História da Ciência na abordagem de conteúdos no Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-01-02T11:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2854
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2178-2911
10.23925/2178-2911.2019v20p15-25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630975057920