O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira II, Márcio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5479
Resumo: Esta dissertação de mestrado teve como finalidade investigar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em cinco escolas públicas e uma escola particular de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) e refletir sobre a sua importância e motivação em termos de aprendizagem. A revisão bibliográfica incidiu sobre as relações: comunicação; plataformas de aprendizagem; professor-TIC, escola-TIC e aluno-TIC; estudo de caso sobre o uso da Plataforma Moodle e uso do vídeo como aprendizagem; contextos de utilização das TIC nas escolas; e a importância da formação de professores. A investigação pautou-se na realização de questionários aplicados nas escolas selecionadas na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) e os estudos de caso foram desenvolvidos com um grupo de alunos de uma das escolas selecionadas. Os resultados da investigação evidenciam a motivação para a utilização das TIC e o reconhecimento da importância dos recursos tecnológicos no ensino. Entretanto, muitos professores questionados mencionaram como principais razões para a não utilização dos recursos tecnológicos: a falta de interesse e de conhecimento para o uso das TIC; o fato de que não se sentem preparados para utilizar as TIC; a limitação de equipamentos técnicos nas escolas; a ausência de iniciativa por parte das escolas; não possuírem formação específica para utilizar as tecnologias. Em relação ao uso das TIC, os profissionais da rede pública não possuem uma formação específica, ou, se possuem, cursaram durante a sua formação inicial. Os profissionais da rede particular, por sua vez, estão associados à formação em serviço, indicando recebimento de incentivo por parte da instituição particular. Ao concluir o trabalho, sugere-se: que o estudo realizado seja alargado de modo a se conseguir uma amostra representativa no âmbito do Estado para se obter uma maior visibilidade do uso das TIC; que os estudos realizados na área das TIC devam ser atualizados constantemente; que os gestores escolares devam investir de modo que ocorra uma constante atualização de equipamentos; que a formação continuada de professores seja entendida como prioridade por parte de todos os envolvidos no processo educativo.
id RCAP_8f30483448a1dfdc5e06f7ba142b58b5
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)EducaçãoComunicaçãoTecnologiasEnsinoAprendizagemEsta dissertação de mestrado teve como finalidade investigar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em cinco escolas públicas e uma escola particular de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) e refletir sobre a sua importância e motivação em termos de aprendizagem. A revisão bibliográfica incidiu sobre as relações: comunicação; plataformas de aprendizagem; professor-TIC, escola-TIC e aluno-TIC; estudo de caso sobre o uso da Plataforma Moodle e uso do vídeo como aprendizagem; contextos de utilização das TIC nas escolas; e a importância da formação de professores. A investigação pautou-se na realização de questionários aplicados nas escolas selecionadas na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) e os estudos de caso foram desenvolvidos com um grupo de alunos de uma das escolas selecionadas. Os resultados da investigação evidenciam a motivação para a utilização das TIC e o reconhecimento da importância dos recursos tecnológicos no ensino. Entretanto, muitos professores questionados mencionaram como principais razões para a não utilização dos recursos tecnológicos: a falta de interesse e de conhecimento para o uso das TIC; o fato de que não se sentem preparados para utilizar as TIC; a limitação de equipamentos técnicos nas escolas; a ausência de iniciativa por parte das escolas; não possuírem formação específica para utilizar as tecnologias. Em relação ao uso das TIC, os profissionais da rede pública não possuem uma formação específica, ou, se possuem, cursaram durante a sua formação inicial. Os profissionais da rede particular, por sua vez, estão associados à formação em serviço, indicando recebimento de incentivo por parte da instituição particular. Ao concluir o trabalho, sugere-se: que o estudo realizado seja alargado de modo a se conseguir uma amostra representativa no âmbito do Estado para se obter uma maior visibilidade do uso das TIC; que os estudos realizados na área das TIC devam ser atualizados constantemente; que os gestores escolares devam investir de modo que ocorra uma constante atualização de equipamentos; que a formação continuada de professores seja entendida como prioridade por parte de todos os envolvidos no processo educativo.This Master´s dissertation aimed to investigate the utilization of Information and Communication Technologies (ICT) in five public schools and one private school in Ouro Preto (Minas Gerais, Brazil) and to reflect on its importance and motivations for them. The literature review addressed the following relationships: communication; learning platforms; teacher-ICT, school-ICT, and student-ICT; case studies on the utilization of the Moodle platform and on the use of video for learning; contexts of ICT usage in schools; and the importance of teacher training. The investigation was based on an assessment using questionnaires in six selected schools in the city of Ouro Preto (Minas Gerais, Brazil) and the case studies were developed along with a group of students of the selected schools. The research results show the motivation for the use of ICT and the recognition of the importance of these technological resources in education. However, many consulted teachers mentioned the following as the main reasons for not employing these technological resources: lack of interest and knowledge for the use of ICT; the fact that they do not feel prepared to use ICT; limitation of technical equipment in schools; lack of initiative on the part of schools; not having specific training to use these technologies. Regarding the use of ICT, public education professionals do not have specific training for it or, if they have, it happened in their initial teacher training. Private education professionals, in turn, are associated with in-service training, indicating they receive incentives from their private institutions. Concluding this work, it is suggested: that the study should be extended to achieve a representative sample within the State in order to obtain a greater visibility for the use of ICT; that studies about the ICT must be updated constantly; that school managers should invest on constant updating of equipment; that the continuing education of teachers should be understood as a priority by all those involved in the educational process.2016-01-25T15:27:20Z2016-01-25T00:00:00Z2016-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5479porMoreira II, Márcioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:38.296583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
title O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
spellingShingle O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
Moreira II, Márcio
Educação
Comunicação
Tecnologias
Ensino
Aprendizagem
title_short O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
title_full O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
title_fullStr O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
title_full_unstemmed O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
title_sort O processo de ensino-aprendizagem mediado pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental II e no ensino médio na Região de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)
author Moreira II, Márcio
author_facet Moreira II, Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira II, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunicação
Tecnologias
Ensino
Aprendizagem
topic Educação
Comunicação
Tecnologias
Ensino
Aprendizagem
description Esta dissertação de mestrado teve como finalidade investigar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em cinco escolas públicas e uma escola particular de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) e refletir sobre a sua importância e motivação em termos de aprendizagem. A revisão bibliográfica incidiu sobre as relações: comunicação; plataformas de aprendizagem; professor-TIC, escola-TIC e aluno-TIC; estudo de caso sobre o uso da Plataforma Moodle e uso do vídeo como aprendizagem; contextos de utilização das TIC nas escolas; e a importância da formação de professores. A investigação pautou-se na realização de questionários aplicados nas escolas selecionadas na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) e os estudos de caso foram desenvolvidos com um grupo de alunos de uma das escolas selecionadas. Os resultados da investigação evidenciam a motivação para a utilização das TIC e o reconhecimento da importância dos recursos tecnológicos no ensino. Entretanto, muitos professores questionados mencionaram como principais razões para a não utilização dos recursos tecnológicos: a falta de interesse e de conhecimento para o uso das TIC; o fato de que não se sentem preparados para utilizar as TIC; a limitação de equipamentos técnicos nas escolas; a ausência de iniciativa por parte das escolas; não possuírem formação específica para utilizar as tecnologias. Em relação ao uso das TIC, os profissionais da rede pública não possuem uma formação específica, ou, se possuem, cursaram durante a sua formação inicial. Os profissionais da rede particular, por sua vez, estão associados à formação em serviço, indicando recebimento de incentivo por parte da instituição particular. Ao concluir o trabalho, sugere-se: que o estudo realizado seja alargado de modo a se conseguir uma amostra representativa no âmbito do Estado para se obter uma maior visibilidade do uso das TIC; que os estudos realizados na área das TIC devam ser atualizados constantemente; que os gestores escolares devam investir de modo que ocorra uma constante atualização de equipamentos; que a formação continuada de professores seja entendida como prioridade por parte de todos os envolvidos no processo educativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-25T15:27:20Z
2016-01-25T00:00:00Z
2016-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5479
url http://hdl.handle.net/10348/5479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137121576943616