Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Cláudia José Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1234
Resumo: O presente relatório visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como principais objetivos a partilha, a descrição e a reflexão da prática pedagógica realizada em contexto de Educação Pré-Escolar no Infantário “O Girassol” com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, numa turma de 3º ano de escolaridade. O relatório aborda um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos que sustentaram toda a ação pedagógica. Estes contribuíram para a construção de uma identidade profissional, bem como para proporcionar às crianças e aos alunos aprendizagens significativas, adequando a minha intervenção às necessidades do grupo. A metodologia basilar de todo o estágio foi a investigação-ação, sendo que esta permite ao docente desenvolver a sua capacidade de investigação e reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, após a observação e interação com o grupo surgiram questões de investigação-ação, com o objetivo de desenvolver estratégias e atividades para atenuar as problemáticas observadas. Na valência de Educação Pré-Escolar procurei dar resposta à questão “Como motivar este grupo de crianças, de forma a que participem e se mostrem empenhadas nas atividades?” e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida a temática “Como desenvolver a competência da escrita nos alunos desta turma?”. Este relatório apresenta assim todo o caminho percorrido ao longo da intervenção pedagógica em ambas as valências e constitui um documento de reflexão e de aprendizagem.
id RCAP_8f4253b6e3172900c42f8372830991f5
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoCiências da educaçãoInvestigação-acçãoReflexãoPedagogiaEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaInfantário O GirassolEscola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da LadeiraIdentidade profissionalDocentesCurrículoEstágios pedagógicosRelatórioEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º Ciclo1.º Ciclo do Ensino BásicoIntervenção pedagógicaInvestigação-açãoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como principais objetivos a partilha, a descrição e a reflexão da prática pedagógica realizada em contexto de Educação Pré-Escolar no Infantário “O Girassol” com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, numa turma de 3º ano de escolaridade. O relatório aborda um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos que sustentaram toda a ação pedagógica. Estes contribuíram para a construção de uma identidade profissional, bem como para proporcionar às crianças e aos alunos aprendizagens significativas, adequando a minha intervenção às necessidades do grupo. A metodologia basilar de todo o estágio foi a investigação-ação, sendo que esta permite ao docente desenvolver a sua capacidade de investigação e reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, após a observação e interação com o grupo surgiram questões de investigação-ação, com o objetivo de desenvolver estratégias e atividades para atenuar as problemáticas observadas. Na valência de Educação Pré-Escolar procurei dar resposta à questão “Como motivar este grupo de crianças, de forma a que participem e se mostrem empenhadas nas atividades?” e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida a temática “Como desenvolver a competência da escrita nos alunos desta turma?”. Este relatório apresenta assim todo o caminho percorrido ao longo da intervenção pedagógica em ambas as valências e constitui um documento de reflexão e de aprendizagem.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaHenriques, Cláudia José Gomes2016-10-15T00:30:09Z2016-06-01T00:00:00Z2016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:57.439398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Henriques, Cláudia José Gomes
Ciências da educação
Investigação-acção
Reflexão
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Infantário O Girassol
Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Ladeira
Identidade profissional
Docentes
Currículo
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
1.º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Henriques, Cláudia José Gomes
author_facet Henriques, Cláudia José Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Cláudia José Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Investigação-acção
Reflexão
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Infantário O Girassol
Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Ladeira
Identidade profissional
Docentes
Currículo
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
1.º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências da educação
Investigação-acção
Reflexão
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Infantário O Girassol
Escola Básica do 1.º Ciclo, Pré-escolar da Ladeira
Identidade profissional
Docentes
Currículo
Estágios pedagógicos
Relatório
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
1.º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção pedagógica
Investigação-ação
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como principais objetivos a partilha, a descrição e a reflexão da prática pedagógica realizada em contexto de Educação Pré-Escolar no Infantário “O Girassol” com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos de idade e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, numa turma de 3º ano de escolaridade. O relatório aborda um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos que sustentaram toda a ação pedagógica. Estes contribuíram para a construção de uma identidade profissional, bem como para proporcionar às crianças e aos alunos aprendizagens significativas, adequando a minha intervenção às necessidades do grupo. A metodologia basilar de todo o estágio foi a investigação-ação, sendo que esta permite ao docente desenvolver a sua capacidade de investigação e reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, após a observação e interação com o grupo surgiram questões de investigação-ação, com o objetivo de desenvolver estratégias e atividades para atenuar as problemáticas observadas. Na valência de Educação Pré-Escolar procurei dar resposta à questão “Como motivar este grupo de crianças, de forma a que participem e se mostrem empenhadas nas atividades?” e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida a temática “Como desenvolver a competência da escrita nos alunos desta turma?”. Este relatório apresenta assim todo o caminho percorrido ao longo da intervenção pedagógica em ambas as valências e constitui um documento de reflexão e de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-15T00:30:09Z
2016-06-01T00:00:00Z
2016-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1234
url http://hdl.handle.net/10400.13/1234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908747698176