Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regalado, Maria Gabriel Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37073
Resumo: O presente trabalho corresponde a uma dissertação realizada no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sob o título “Sustentabilidade do Planeta e Pedagogia Ambiental – Exigências de Formação Académica – Estudo de Caso”. Reconhecendo-se a importância da Educação Ambiental (EA) no contexto das sociedades contemporâneas, pretendeu-se compreender em que medida esta preocupação se encontra inscrita na formação académica dos educadores em particular dos pedagogos sociais. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se à bibliografia científica sobre a problemática da Sustentabilidade do Planeta num quadro de Pedagogia Social, bem como a legislação considerada relevante. Em termos empíricos, optou-se por um estudo de caso, centrado num curso de formação inicial de educadores sociais oferecido por uma instituição de ensino superior. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitiram-nos reafirmar a nossa convicção de que a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental na Formação Académica dos pedagogos sociais, sugerindo a necessidade do seu reforço e inclusão nos respetivos planos formativos.
id RCAP_8f43b07fabc24b3726aa0772720a08c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de casoSustentabilidade do planetaPedagogia socialPedagogia ambientalEducação socialÉtica ambientalPlanet sustainabilitySocial pedagogyEnvironmental pedagogySocial educationEnvironmental ethicsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho corresponde a uma dissertação realizada no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sob o título “Sustentabilidade do Planeta e Pedagogia Ambiental – Exigências de Formação Académica – Estudo de Caso”. Reconhecendo-se a importância da Educação Ambiental (EA) no contexto das sociedades contemporâneas, pretendeu-se compreender em que medida esta preocupação se encontra inscrita na formação académica dos educadores em particular dos pedagogos sociais. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se à bibliografia científica sobre a problemática da Sustentabilidade do Planeta num quadro de Pedagogia Social, bem como a legislação considerada relevante. Em termos empíricos, optou-se por um estudo de caso, centrado num curso de formação inicial de educadores sociais oferecido por uma instituição de ensino superior. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitiram-nos reafirmar a nossa convicção de que a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental na Formação Académica dos pedagogos sociais, sugerindo a necessidade do seu reforço e inclusão nos respetivos planos formativos.This work is part of the Master's Degree in Educational Sciences, specialization in Social Pedagogy, at the Faculty of Education and Psychology of the Catholic University of Portugal – Oporto. The theoretical study is part of the contribution of Social Pedagogy to the issue of the Sustainability of the Planet and Academic Training Requirements. With a view of this intended to understand to what extent this concern is inscribed in the academic training of educators, particularly social pedagogues. In this sense, for the purpose of grounding the theoretical framework, we resorted to the scientific literature on the issue of the Sustainability of the Planet in a framework of Social Pedagogy, as well as the legislation considered relevant. The empirical study is part of a case study that is based on a documental analysis and on the direct questioning is centered on an initial training course for social educators offered by a higher education institution. The data collected and analyzed in this study allowed us to reaffirm our conviction that Environmental Education plays a fundamental role in Academic Training, suggesting the need for its inclusion in their training plans.Baptista, Isabel Maria de CarvalhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRegalado, Maria Gabriel Santos2022-03-17T17:20:21Z2022-02-162021-102022-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37073TID:202961931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:08.521475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
title Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
spellingShingle Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
Regalado, Maria Gabriel Santos
Sustentabilidade do planeta
Pedagogia social
Pedagogia ambiental
Educação social
Ética ambiental
Planet sustainability
Social pedagogy
Environmental pedagogy
Social education
Environmental ethics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
title_full Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
title_fullStr Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
title_full_unstemmed Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
title_sort Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso
author Regalado, Maria Gabriel Santos
author_facet Regalado, Maria Gabriel Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Isabel Maria de Carvalho
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Regalado, Maria Gabriel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade do planeta
Pedagogia social
Pedagogia ambiental
Educação social
Ética ambiental
Planet sustainability
Social pedagogy
Environmental pedagogy
Social education
Environmental ethics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Sustentabilidade do planeta
Pedagogia social
Pedagogia ambiental
Educação social
Ética ambiental
Planet sustainability
Social pedagogy
Environmental pedagogy
Social education
Environmental ethics
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho corresponde a uma dissertação realizada no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sob o título “Sustentabilidade do Planeta e Pedagogia Ambiental – Exigências de Formação Académica – Estudo de Caso”. Reconhecendo-se a importância da Educação Ambiental (EA) no contexto das sociedades contemporâneas, pretendeu-se compreender em que medida esta preocupação se encontra inscrita na formação académica dos educadores em particular dos pedagogos sociais. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se à bibliografia científica sobre a problemática da Sustentabilidade do Planeta num quadro de Pedagogia Social, bem como a legislação considerada relevante. Em termos empíricos, optou-se por um estudo de caso, centrado num curso de formação inicial de educadores sociais oferecido por uma instituição de ensino superior. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitiram-nos reafirmar a nossa convicção de que a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental na Formação Académica dos pedagogos sociais, sugerindo a necessidade do seu reforço e inclusão nos respetivos planos formativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2022-03-17T17:20:21Z
2022-02-16
2022-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37073
TID:202961931
url http://hdl.handle.net/10400.14/37073
identifier_str_mv TID:202961931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132022737731584